24 de abril de 2025

Regulamento do Desafio MTB Terras Altas - 2025

Foi aprovado na noite de ontem (23/04) o Regulamento do Desafio MTB Terras Altas que será realizado nos dias 28 e 29 de junho em duas etapas nas modalidades XCT e XCO. A prova é uma competição ciclismo de montanha organizada pela Associação dos Ciclistas de Altaneira (ACICA), com apoio do Governo Municipal de Altaneira e patrocínio do grupo MegaSom.

Além de troféus e medalhas o Desafio distribuirá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 11.000,00, para os três primeiros colocados de cada categoria. Os ciclistas são divididos em categoria com faixa etária de 10 anos, sendo 6 categorias do gênero masculino e 6 do gênero feminino.

As inscrições para o Desafio MTB Terras Altas serão abertas no próximo domingo (28/04).

A Comissão Organizadora ainda trabalha para uma premiação para as equipes.

Leia o Regulamento na íntegra:

1. DA COMPETIÇÃO

1.1. Desafio MTB Terras Altas é uma competição ciclismo de montanha organizada pela Associação dos Ciclistas de Altaneira (ACICA), com apoio do Governo Municipal de Altaneira e patrocínio do grupo MegaSom.

1.2. Desafio MTB Terras Altas será realizado nos dias 28 e 29 de junho em duas etapas nas modalidades XCT e XCO.

2. DO XCT

2.1. A Primeira Etapa Desafio MTB Terras Altas será realizada no dia 28/06/2025, na Estrada Farias Brito Altaneira, via São Romão, na modalidade contrarrelógio por equipes (XCT).

2.2. A largada da Etapa XCT será na Av. Manoel Pinheiro de Almeida em Farias Brito, às 16h (dezesseis horas), observada ordem decrescente do Capitão da equipe na Classificação Geral na Copa MTB Altaneira em 2024.

2.3. As equipes cujo capitão não pontuou na Copa MTB Altaneira em 2024 terão horário de largada definido por sorteio.

2.4. A ordem de largada das equipes será publicada 5 (cinco) dias antes da Prova.

2.5. As equipes largam com diferença de 2min (dois minutos) entre uma e outra.

2.6. Ao ciclista que perder o horário da Largada é assegurada o direito de largar junto com os avulsos, mas mantido o horário original da equipe para contagem do tempo de prova.

2.7. As equipes podem inscrever até 10 (dez) ciclistas, distribuídos no mínimo em 4 (quatro) categorias gênero masculino e duas do gênero feminino.

2.8. Os ciclistas avulsos serão agrupados por sorteio, observada a regra do item anterior.

2.9. É vedado ao ciclista pedalar a menos de 2m (dois metros) dos veículos, motos de apoio/fiscalização ou de ciclistas de outras equipes.

2.10. A Chegada do XCT será nas proximidades do Parque de Eventos da Cidade de Altaneira no Bairro Cruzeiro, num percurso de 23Km (vinte e três quilômetros).

3. DO XCO

3.1. A Segunda Etapa do Desafio MTB Terras Altas será realizada no Circuito 2 da Trilha Sítio Poças no dia 29/06/2025, na modalidade XCO.

3.2. A largada do XCO será às 9h (nove horas), observado o resultado da Etapa do XCT para o alinhamento.

3.3. A Etapa do XCO será disputada em 6 (seis) voltas, com tempo de corte de 1h40min (uma hora e quarenta minutos).

4. DAS CATEGORIAS

4.1. Os ciclistas do Desafio MTB Terras Altas serão distribuídos nas seguintes categorias:

4.1.1. Juvenil: de 7 a 11 anos;

4.1.2. Junior: de 12 a 19 anos;

4.1.3. Sub 30: de 20 a 29 anos;

4.1.4. Sub 40: de 30 a 39 anos;

4.1.5. Quarentões: de 40 a 49 anos;

4.1.6. Cinquentões: de 50 a 59 anos;

4.1.7. Veteranos: a partir de 60 anos;

4.1.8. Feminina A: de 12 a 19 anos.

4.1.8. Feminina B: de 20 a 29 anos.

4.1.8. Feminina C: a partir de 30 anos.

4.2. Para fins de distribuição nas categorias será considerada a idade do atleta no ano de 2025.

4.3. O numeral da placa do ciclista será o número correspondente a sua posição na Classificação Geral na Copa MTB Altaneira em 2024;

4.4. Os Campeões das edições anteriores do Desafio MTB Terras Altas usarão placas amarelas com o número 1 acrescido de hífen e o numeral correspondente ao ano em que conquistou o título.

4.5. Os demais ciclistas usaram o numeral correspondente a sua matrícula na ACICA.

4.6. O ciclista deverá usar a mesma placa nas duas etapas, em caso de dano ou extravio da placa o ciclista deverá comunicar com antecedência mínima de uma hora antes da largada e pagará a multa no valor de R$ 20,00 (vinte reais).

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições do Desafio MTB Terras Altas deverão ser realizadas pelo portal da Cronos Cariri e pagamento da taxa única no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais) via PIX (Chave 88988065741) ou boleto bancário.

5.2. As inscrições serão encerradas, às 22h no dia 31 de maio de 2025.

6. DA PREMIAÇÃO

6.1. Todos os ciclistas participantes do Desafio MTB Terras Altas receberão medalhas.

6.2. Na etapa de XCT os ciclistas das três melhores equipes receberão troféus.

6.3. Independentemente de categoria, idade e gênero os três primeiros ciclistas não participantes das equipes premiadas também receberão troféus (Combativos).

6.4. Na etapa do XCO receberão troféus os três primeiros colocados (Elite Masculino), as três primeiras colocadas (Elite Feminina) e os três primeiros colocados de cada categoria.

6.5. O ciclista deverá subir ao pódio com o vestuário que disputou a etapa, permitida a substituição de camisa por outra padronizada da mesma equipe ou a sapatilha por calçado semelhante.

6.6. Além das medalhas e troféus os ciclistas receberão premiação em dinheiro da seguinte forma:

6.6.1. Elite:

6.6.1.1 Campeão/Campeã: 1.000,00

6.6.1.2. Vice-Campeão/Vice-Campeã: 800,00

6.6.1.3. Terceiro Lugar: 700,00

6.6.2. Categoria:

6.6.2.1 Campeão/Campeã: 30% (trinta por cento) do valor das inscrições.

6.6.2.2. Vice-Campeão/Vice-Campeã: 20% (vinte por cento) do valor das inscrições.

6.6.1.2. Terceiro Lugar: 10% (dez por cento) do valor das inscrições.

6.7. Para a premiação em dinheiro no Desafio Terras Altas será considerada a somatória da pontuação dos ciclistas nas duas etapas.

7.2. Será considerado como critério de desempate a Classificação Geral na Etapa de XCO.

7. DA PONTUAÇÃO

7.1. Os ciclistas receberão pontuação de acordo com as tabelas dos Anexos I e II, parte integrante deste Regulamento.

7.2. Na Etapa de XCO será atribuído ao ciclista um ponto por cada volta, que serão somados a pontuação recebida pela posição na etapa para efeitos de classificação.

8. DOS RESULTADOS, DAS RECLAMÇÕES E RECURSOS

8.1. Ao final do tempo regulamentar de cada Etapa a Direção de Prova divulgará o resultado parcial, para análise dos ciclistas por 15min (quinze minutos).

8.2. As reclamações devem ser dirigidas ao Diretor de Prova, que divulgará a decisão em igual prazo.

8.3.  Da decisão do Diretor de Prova cabe recurso à Comissão Organizadora, mediante depósito no valor de R$ 300,00 (trezentos reais). Se o recurso for procedente o valor será devolvido, caso contrário será revertido em favor da ACICA.

8.4. É vedado ao ciclista ou representantes de equipe se dirigirem a Equipe de Cronometragem.

8. DA SEGURANÇA

8.1. Será obrigatório o uso do capacete e recomenda-se o uso de luvas e óculos; é vedado o uso de fone de ouvido ou outro aparelho sonoro.

8.2. A bicicleta deverá estar em perfeitas condições de uso;

8.3. Caberá a Comissão Organizadora a decisão se o atleta participa ou não da prova, caso o mesmo não apresente condições mínimas de segurança e/ou saúde.

8.4. O ciclista será proibido de largar caso esteja descalço ou de chinelo, sem meia ou capacete, e/ou sem camiseta específica para a modalidade.

8.5. É lícito ao atleta concluir a prova carregando ou empurrando sua bicicleta, mas vedada a substituição.

9. DAS PENALIDADES

9.1. Dependendo da infração ao ciclista participante poderá ser aplicada as seguintes penalidades:

9.1.1. Advertência;

9.1.2. Acréscimos de minutos na etapa;

9.1.2. Perda de pontos na Classificação Geral;

9.1.3. Desclassificação da etapa ou da prova;

9.1.3. Suspensão das competições organizadas pela ACICA.

9.2. As penas dos itens 9.1.1 e 9.1.2 serão aplicadas pela direção da prova, as demais pela Comissão Organizadora.

9.3. As infrações puníveis são as práticas de atos definidos como crimes ou contravenções definidas em lei, as infrações ao presente Regulamento ou os regulamentos da UCI e da CBC, assim como a desobediências as determinações da Direção da Prova ou da Comissão Organizadora.

10. DAS ALTERAÇÕES E DOS CASOS OMISSOS

10.1. Por decisão da Comissão Organizadora, a competição e seu regulamento poderão ser alterados, com a devida comunicação aos atletas inscritos pelos meios disponíveis.

10.2. Os casos omissos neste regulamento e seus complementos serão julgados pela Comissão Organizadora do Desafio MTB Terras Altas.

11. DA VIGÊNCIA

11.1. Este Regulamento foi baseado nas regras da UCI e da CBC e entra em vigor na data de sua publicação.

11.2. Ficam revogadas todas as disposições em contrárias.

Altaneira, Ceará, em 23 de abril de 2025.

 

Pedro Rafael Pereira

Presidente da Comissão Organizadora



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