9 de abril de 2025

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará elege novos dirigentes

Desembargadora Maria Iraneide é eleita presidente e o desembargador Emanuel vice  (Foto: Reprodução/TRE)

A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva é a nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Com ela, assume como vice e corregedor o desembargador Emanuel Leite Albuquerque. A eleição ocorreu nesta terça-feira, 8, no Pleno do TRE-CE. Eles ficam durante o biênio 2025-2027. A posse ocorre em junho.

A votação foi unânime. Durante a sessão, o atual presidente, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, explicou que ambos foram eleitos como membros efetivos do TRE-CE pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) na última quinta-feira, 3. Os desembargadores Durval Aires Filho e Luiz Evaldo Gonçalves Leite foram escolhidos como suplentes.

A presidente eleita, Maria Iraneide, afirmou ter "uma relação especial com a Justiça Eleitoral, fruto da experiência adquirida em diversas comarcas do Interior", onde atuou como juíza eleitoral, e em Fortaleza, onde foi diretora do Fórum Eleitoral.

"Espero poder contar com a colaboração de vossas excelências e com a valiosa contribuição dos servidores desta casa", disse. Já o vice-presidente e novo corregedor, Emanuel Leite, contou ser uma "grande honra" para ele assumir o posto, e saudou a diretora eleita.

"Parabenizo a desembargadora Iraneide, uma mulher de grande competência, simpatia e excelente relacionamento com todos. Tenho plena convicção de que ela realizará uma administração exemplar", projetou.

Quem é a nova presidente do TRE?

Natural de Sobral, Maria Iraneide Moura Silva é desembargadora no TJCE desde 2011. Ela é presidente do Conselho Editorial e de Biblioteca do Justiça cearense e integrante da 2ª Câmara de Direito Público.

Especialista em Processo Civil, ingressou na magistratura em 1986. A nova presidente do TRE-CE chegou a assumir a Vara Única da Comarca de Pereiro, atuando ainda nas comarcas de Coreaú, Independência, Pentecoste e Baturité.

Dez anos depois, foi promovida para a comarca de Fortaleza. Assumiu a titularidade da 15ª Unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (UJECC), depois foi para a 16ª UJECC.

Na Capital, foi diretora do Fórum Eleitoral, em 2011. Em julho do mesmo ano, seguiu ao TJCE, onde integrou a então 8ª Câmara Cível. Entre 2017-2019, foi ouvidora. Já em 2023, tomou posse como suplente da Corte Eleitoral, no TRE-CE.

Quem é a novo vice-presidente?

Desde 2009, Emanuel Leite Albuquerque é membro do TJCE. Ele também é da 1ª Câmara de Direito Privado e do Centro de Inteligência da Justiça cearense.

Na suplência do TRE-CE, o agora vice está desde 2021, com recondução neste novo mandato. Na Justiça Eleitoral, participou da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai), durante o biênio de 2007-2008. Em junho de 2023, tomou posse como suplente da Corte.

Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), o magistrado, entre 1986 e 1992, foi juiz nas comarcas de Reriutaba, Mauriti, Redenção e Crateús, de onde é natural.

Além disso, Emanuel Albuquerque foi juiz titular da 2ª Unidade dos Juizados de Pequenas Causas, da 31ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza e da 22ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza. Também foi juiz eleitoral da 117ª Zona de Fortaleza, entre 2007 e 2009.

Publicado originalmente no O Povo+

Leia também:

Mais de 136 mil eleitores do Ceará podem ter o título cancelado, alerta TRE-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.