O evento celebra, também, os 25 anos do Selo Unicef no Ceará (Foto: Tiago Stille) |
Dos 184 municípios cearenses 158 foram certificados com o Selo Unicef, numa iniciativa do O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social (SPS). A cerimônia, realizada nessa quarta-feira, 11, no Centro de Eventos do Ceará, premiou as cidades que mais avançaram nos indicadores de saúde, educação e proteção contra violências na infância e adolescência, entre 2021 e 2024.
O evento celebra, também, os 25 anos do Selo Unicef no Ceará, inaugurado em 1999. A cerimônia contou com a presença de caravanas dos municípios, que lideraram manifestações culturais por meio dos núcleos de cidadania de adolescentes de cada cidade.
A vice-governadora do Estado do Ceará e titular da Secretaria das Mulheres, Jade Romero, ressaltou que a premiação reconhece as iniciativas municipais voltadas para a proteção das crianças e adolescentes cearenses. Em seu discurso, ela destacou que os resultados demonstram avanços acima da média nacional nos indicadores analisados.
“A gente, hoje, celebra e reconhece as iniciativas municipais na saúde, obtendo indicadores acima da média nacional. No Estado do Ceará, todos os municípios têm seus planos da primeira infância desenvolvidos”, pontua.
Os indicadores positivos citados por Jade incluem o aumento na cobertura da Tríplice Viral D2, imunizante que previne doenças como sarampo, caxumba e rubéola.
De acordo com o Unicef, entre os anos de 2021 e 2024, os municípios cearenses certificados com o selo registraram um salto de 63,8% para 90,2% neste tipo de cobertura vacinal. Além disso, 171 municípios do Estado aderiram à estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV) do Unicef, para estimular a imunização de crianças.
Os números positivos também são perceptíveis na educação. Conforme o Unicef, 176 municípios cearenses atingiram suas metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da medida Busca Ativa Escolar (BAE).
“Anualmente, o Estado investe quase R$ 470 milhões em distribuição de renda para a nossa população, são 153 mil famílias que recebem o cartão Ceará Sem Fome, fora a política do Vale Gás, melhorando a qualidade de vida do povo cearense”, destacou o secretário-executivo da Secretaria da Proteção Social (SPS), Sandro Camilo.
Na cerimônia, Sandro esteve representando a titular da SPS, Onélia Santana, recém indicada para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE).
Selo Unicef
O Selo Unicef tem por finalidade fortalecer as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes. Ao aderir à iniciativa, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia abrange o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que auxiliem o município a cumprir a Convenção Sobre os Direitos da Criança que, no Brasil, é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Participaram da atual edição (2021-2024), 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 933 alcançaram todas as metas e foram certificados.
Para implementar o Selo Unicef nas regiões Norte e Nordeste do País, o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil conta com as parcerias estratégicas de B3 Social, Grupo Profarma, Instituto Claro, Itaú Social e RD Saúde.
Confira a lista dos municípios premiados:
Acarape
Acaraú
Acopiara
Aiuaba
Alcântaras
Altaneira
Alto
Santo
Antonina
do Norte
Aquiraz
Aracati
Aracoiaba
Ararendá
Araripe
Aratuba
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Banabuiú
Barbalha
Barreira
Barro
Barroquinha
Baturité
Beberibe
Bela
Cruz
Boa
Viagem
Brejo
Santo
Camocim
Campos
Sales
Capistrano
Cariré
Cariús
Carnaubal
Cascavel
Catunda
Caucaia
Cedro
Chaval
Chorozinho
Coreaú
Crateús
Crato
Croatá
Cruz
Deputado
Irapuan Pinheiro
Eusébio
Farias
Brito
Forquilha
Fortim
Frecheirinha
General
Sampaio
Graça
Granja
Granjeiro
Groaíras
Guaiúba
Guaraciaba
do Norte
Guaramiranga
Hidrolândia
Horizonte
Ibaretama
Ibiapina
Ibicuitinga
Icapuí
Icó
Iguatu
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipu
Iracema
Irauçuba
Itaiçaba
Itaitinga
Itapajé
Itapipoca
Itapiúna
Itarema
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jaguaruana
Jati
Jijoca
de Jericoacoara
Juazeiro
do Norte
Jucás
Lavras
da Mangabeira
Limoeiro
do Norte
Madalena
Maracanaú
Maranguape
Marco
Martinópole
Massapê
Mauriti
Meruoca
Milagres
Milhã
Mombaça
Monsenhor
Tabosa
Morada
Nova
Moraújo
Morrinhos
Mucambo
Mulungu
Nova
Olinda
Nova
Russas
Novo
Oriente
Ocara
Orós
Pacajus
Pacatuba
Pacoti
Palhano
Palmácia
Paracuru
Paraipaba
Paramoti
Pedra
Branca
Penaforte
Pentecoste
Pindoretama
Piquet
Carneiro
Pires
Ferreira
Poranga
Porteiras
Potengi
Quiterianópolis
Quixadá
Quixelô
Quixeramobim
Quixeré
Redenção
Reriutaba
Russas
Saboeiro
Salitre
Santana
do Acaraú
Santa
Quitéria
São
Benedito
São
Gonçalo do Amarante
São
João do Jaguaribe
Senador
Pompeu
Senador
Sá
Sobral
Solonópole
Tabuleiro
do Norte
Tamboril
Tauá
Tejuçuoca
Trairi
Ubajara
Uruburetama
Uruoca
Varjota
Várzea
Alegre
Viçosa
do Ceará
Publicado originalmente no O Povo+
Leia
também:
Izolda rejeita convite de Camilo para retornar ao MEC: "Agradeço, mas já encerrei este ciclo"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.