Páginas

17 de dezembro de 2024

Ceará vai fechar 2024 com melhor PIB em 14 anos

O secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes, comemorou o resultado, mas não considerou que fosse uma surpresa (Foto: Bárbara Barbosa)

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará fechou o terceiro trimestre com avanço de 6,67%, ante igual período do ano passado. O indicador ficou acima da média nacional (4%). Para o ano, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) projeta alta de 5,57%.

Emendas parlamentares: o lado positivo e negativo do controle orçamentário

As emendas, segundo especialistas, são cruciais para o Executivo pois funcionam como um mecanismo de governabilidade (Foto: Bruno Spada)

O último mês do ano foi agitado nas negociações entre Executivo, Legislativo e Judiciário. Com o prazo apertado para votação do Orçamento de 2025, o desbloqueio das emendas parlamentares pelo Superior Tribunal Federal (STF) destravou as negociações, mas a decisão tomada por Flávio Dino no início de dezembro segue em discussão entre os poderes. Embora tenha liberado os pagamentos, o magistrado fez uma série de exigências para assegurar a rastreabilidade no processo de destinação dos recursos. Segundo ele, a nova regulamentação dos repasses, feita pela a Lei Complementar nº 210/2024, não é o suficiente para garantir a transparência.

16 de dezembro de 2024

Universidade Federal do Ceará completa 70 Anos transformando vidas e impulsionando o Ceará

Reitoria da UFC ganha nova iluminação em comemoração aos 70 anos da instituição (Foto: Fernanda Barros)

O Ceará é berço de uma instituição que, ao longo das últimas sete décadas, tem transformado a educação superior e o conhecimento científico para além do Nordeste. A Universidade Federal do Ceará (UFC), que celebra seu 70º aniversário nesta segunda-feira, 16, é o legado de um sonho coletivo que se materializou através do esforço incansável de educadores visionários e da mobilização popular pela democratização do ensino superior.

Lula critica tentativa de golpe: "Montaram uma máquina de fazer maldades"

Lula ao lado da primeira-dama Janja, durante entrevista coletiva após cirurgia no hospital Sírio-Libanês (Foto: Paulo Pinto)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a tentativa de golpe de Estado e citou o ex-ministro Braga Netto, preso na manhã deste sábado (14/12) pela Polícia Federal. Em entrevista ao Fantástico, que foi ao ar na noite deste domingo (15), o petista definiu a situação como "muito grave".

15 de dezembro de 2024

Mesquinharia palaciana com Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin recebe o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, no Palácio do Itamaraty (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom)

A turma do palácio foi mesquinha com o vice-presidente Geraldo Alckmin ao forçar o fingimento de que Lula não precisava transmitir o cargo antes de internar-se no Sírio-Libanês. Palacianos são assim mesmo, têm horror à ideia de que o monarca seja substituído. Num caso extremo, basta olhar a lista de indiciados pelo golpe de 2022/2023.

Prisão de Braga Netto é assunto mais comentado nas redes sociais

A maior parte das postagens nas redes comemora a prisão general quatro estrelas (Foto: Reprodução/CB)

A prisão do ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL) em 2022, Walter Braga Netto, já é o assunto mais comentado nas redes sociais na manhã deste sábado (14/12). O general quatro estrelas foi levado pela Polícia Federal sob acusação de obstrução de Justiça. A maior parte das postagens nas redes comemora a prisão.

14 de dezembro de 2024

Vereador chama prefeito de "mentiroso" e pede respeito a Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira

Vereador Ariovaldo na Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Marcos Lima)

Circulou na noite de ontem (13/12) em diversos grupos de Whatsapp um recorte de vídeo em que vereador Ariovaldo Soares (PT) faz uma reflexão sobre a fala do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) na tribuna da última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira em 2024.

Prefeito de Altaneira sofre terceira derrota na Câmara Municipal

Prefeito Dariomar na Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Marcos Lima)

O prefeito Dariomar Rodrigues (PT) participou da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (13/12). A justificativa para o uso da Tribuna seria a prestação de contas de sua gestão, mas tornou-se mais um desabafo pessoal. O prefeito criticou a postura de alguns vereadores, sem mencionar nomes, declarou ser o gestor “mais perseguido da região” e justificou a não prestação de contas “devido ao tempo limitado”.

Assembleia aprova Onélia Santana para vaga de conselheira no TCE Ceará

Oposição critica e aliados defendem as qualificações de Onélia para assumir o cargo (Foto: Fernanda Barros)

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou ontem (13/12) a indicação da secretária Onélia Santana (PT) para ocupar uma vaga de conselheira no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). Foram 36 votos a favor da indicação e 5 votos contrários ao nome de Onélia, que é esposa do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). O cargo é vitalício e tem salário mensal de R$ 39,7 mil.

Lula deixa a UTI e aparece caminhando no Hospital

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, postou imagem do presidente andando pelo hospital (Foto: Reprodução/Instagram)

Em meio a um bombardeio nas redes sociais com desinformação sobre a sua saúde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva procurou mostrar, nesta sexta-feira, que está "firme e forte", após ter passado por uma cirurgia e um procedimento na região do crânio, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

13 de dezembro de 2024

Como foi a sabatina de Onélia Santana na CCJ da Alece

 

Onélia Santana em sabatina na CCJ da Assembleia Legislativa do Ceará (Foto: Fernanda Barros)

O requerimento de indicação da secretária de Proteção Social (SPS), Onélia Santana (PT), para o cargo de conselheira no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alece) nesta quinta-feira, 12. Antes, ela foi sabatinada por deputados estaduais que a questionaram sobre currículo, trajetória e questões envolvendo o passado da secretária, como o indiciamento feito pela Polícia Federal por suspeita de compra de votos.

O recado de Camunguelo aos aliados de Lula, por Luiz Carlos Azedo

Sem Lula no comando do governo, tudo ficou mais difícil neste final de ano (Foto: Bruno Spada)

O sambista e compositor Claudio Lopes dos Santos, mais conhecido como Cláudio Camunguelo, morreu aos 61 anos, vítima de complicações causadas por diabetes na véspera de Natal de 2007. Era uma segunda-feira, dia da semana em que normalmente passava na Travessa dos Poetas de Calçada, um beco de 60 metros que liga a rua Treze de Maio com a Senador Dantas, no centro do Rio de Janeiro, antes de rumar para o Samba do Trabalhador, no Renascença Clube, no Andaraí, reduto histórico do movimento negro do Rio de Janeiro.

12 de dezembro de 2024

Selo Unicef é entregue a 158 municípios do Ceará que se destacaram em indicadores ligados à infância

O evento celebra, também, os 25 anos do Selo Unicef no Ceará (Foto: Tiago Stille)

Dos 184 municípios cearenses 158 foram certificados com o Selo Unicef, numa iniciativa do O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social (SPS). A cerimônia, realizada nessa quarta-feira, 11, no Centro de Eventos do Ceará, premiou as cidades que mais avançaram nos indicadores de saúde, educação e proteção contra violências na infância e adolescência, entre 2021 e 2024.

Grupo de Camilo barrou Izolda para o TCE

É a segunda vez que Izolda Cela, uma das responsáveis pelo sucesso da educação cearense, é preterida por aliados no Estado (Foto: Fernanda Barros)

O grupo do ministro Camilo Santana (PT) barrou a escolha de Izolda Cela (PSB) para vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ex-governadora do Ceará, a pessebista havia manifestado intenção de pleitear assento de conselheira na corte, mas o nome definido pela base do petista foi o da secretária da Proteção Social do governo estadual, Onélia Santana, com quem Camilo é casado.

Avaliação de Lula é copo quase pela metade, por Luiz Carlos Azedo

 médico de Lula Roberto Kalil Filho tentou tranquilizar a sociedade em entrevista (Foto: Sam Pancher)

O trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por pouco mais da metade dos eleitores brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Quaest, divulgada ontem. Sua gestão é apoiada por 52% e reprovada por 47%. Não sabe ou não respondeu representam 1%.

11 de dezembro de 2024

Camilo está com tudo, até demais, por Érico Firmo

Analistas apontam que a escolha de Onélia para o TCE é um desgaste para Camilo Santana (Foto: Aurélio Alves)

Quanto compensa ter um aliado num cargo público? No caso, uma aliada, e tão próxima quanto pode ser. Não se trata de discutir as qualificações de Onélia Santana (PT). Ela tem formação, embora, na maior parte, não seja exatamente relacionada às atribuições mais comuns do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Já houve gente menos qualificada indicada para o TCE, o que não chega a ser um argumento a favor de ninguém. O problema é que Onélia não era uma escolha natural e nem iria virar conselheira se não fosse pelo casamento com a pessoa mais poderosa do Ceará na atualidade.

Indicação de Onélia Santana para o Tribunal de Contas do Estado é oficializada

Esposa de Camilo, Onélia deve ganhar cargo vitalício no TCE (Foto: Aurélio Alves)

Onélia Santana, secretária da Proteção Social no Governo Elmano de Freitas (PT) e esposa do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), teve indicação oficializada para o cargo vitalício de conselheira do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE) pela Assembleia Legislativa.

Tudo que se sabe sobre a cirurgia e a recuperação de Lula

Médicos do Hospital Sírio-Libanês em entrevista após procedimento de Lula (Foto: Alisson Sales)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 79 anos, só deve retornar a Brasília na próxima semana, depois de passar por uma cirurgia de emergência nesta terça-feira. Ele está internado em São Paulo, se recupera bem e não terá sequela, segundo a equipe médica. Lula foi operado para drenar uma hemorragia intracraniana — sangramento interno na cabeça em decorrência da queda que sofreu no Palácio da Alvorada em 19 de outubro.

10 de dezembro de 2024

"Ainda Estou Aqui" é indicado ao Globo de Ouro 2025

O longa de Walter Salles já havia se destacado anteriormente em festivais de cinema internacionais (Foto: Alile Dara Onawale)

O filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, recebeu duas indicações no Globo de Ouro 2025, na categoria de “Melhor Filme em Língua Estrangeira” e “Melhor Atriz em Filme de Drama” para Fernanda Torres. As indicações foram anunciadas na manhã de ontem (09/12).

9 de dezembro de 2024

O futuro de Fernando Santana, por Henrique Araújo

Derrotado em Juazeiro, preterido na Alece, Fernando Santana deve ser secretário estadual ou municipal (Foto: Júnior Pio)

Sem a liderança do Abolição nem a presidência da Assembleia, o destino provável de Fernando Santana é compor o Governo do Estado, possivelmente à frente da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), e não da Casa Civil, como um aliado chegou a projetar. À coluna, um interlocutor de Elmano avaliou que o deputado estadual "está muito insatisfeito" por falta de espaço na Alece.

Lula fecha 2024 com imagem internacional do Brasil mais fortalecida

Lula e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, na semana passada, o último compromisso internacional do ano, a reunião de cúpula do Mercosul, no Uruguai, e finaliza a fase de grande articulação da política internacional com a imagem no exterior fortalecida, na avaliação de especialistas. O chefe do Executivo ganhou pontos ao estar à frente da cúpula do G20, grupo das 19 maiores economias desenvolvidas e emergentes do planeta mais a União Europeia e a União Africana, no Rio de Janeiro, e ao participar da conclusão das negociações do acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia, na última sexta-feira, em Montevidéu. O acordo é um marco para a diplomacia brasileira, porque ocorre em um momento de aumento do protecionismo global, diante da eleição do republicano Donald Trump à Casa Branca.

8 de dezembro de 2024

O poder que o Legislativo tem de fazer um governo balançar, por Vítor Magalhães

Nos últimos anos, o que se tem visto na esfera federal é um Legislativo mais insurgente, contrapondo-se a diferentes governos (Foto: Zeca Ribeiro)

A separação e a autonomia dos poderes são mecanismos importantes para o funcionamento do sistema institucional democrático. Dentro dessa realidade, Executivo e Legislativo dois pilares fundamentais, com atribuições próprias e forças equivalentes. Embora a regra geral seja a de que cada um atue no seu quadrado, a relação nem sempre é linear ou harmoniosa e pode ter efeitos práticos na dinâmica política brasileira, seja na esfera federal, estadual ou mesmo municipal.

7 de dezembro de 2024

Câmara de Altaneira aprova Orçamento do Município para 2025

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira, realizada na manhã de ontem (06/12), foi aprovado, por unanimidade, projeto de lei de iniciativa do executivo que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual do Município de Altaneira para o exercício financeiro de 2025.

O triste fim de um prefeito, por Juliana Diniz

A equipe de transição tem reclamado publicamente da falta de transparência com os dados (Foto: Fabio Lima)

Sabemos como foi um gestor pelo estado em que ele deixa a casa que não governará mais. Nas últimas semanas, foi com surpresa que descobrimos a temeridade com que a cidade foi administrada por José Sarto, sobretudo nos últimos meses do seu mandato. A situação da saúde municipal é mais dramática: destaco a falta de insumos básicos, denunciada por servidores e pacientes, além da iminência de vencimento de um concurso público que poderia suprir os mais de mil cargos vagos em equipamentos como o IJF.

Bolsonaro admite ter discutido "hipóteses" com comandantes após eleição de 2022

Na entrevista exclusiva à Rádio Gaúcha Bolsonaro se esquivou de responder diretamente sobre medo de prisão (Foto: Reprodução/RG)

Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista exclusiva à Rádio Gaúcha, nesta sexta-feira (6/12). Entre diversas declarações polêmicas, o ex-presidente confirmou que discutiu “hipóteses” dentro "das quatro linhas" com comandantes das Forças Armadas após as eleições de 2022 e que, mesmo inelegível, garante que será o candidato em 2026.

6 de dezembro de 2024

Prefeita eleita de Altaneira é recebida pela Secretária de Educação do Estado

Késia, Eliane Estrela e Guilherme Landim na  Secretária de Educação do Estado (Foto: Reprodução/Instagram)

A prefeita eleita de Altaneira, Késia Alcântara compartilhou nas suas redes na tarde de ontem (01/12) imagens de reunião na Secretaria Estadual de Educação, onde foi recebida pela titular da pasta, a secretária Eliane Estrela. O deputado Guilherme Landim também participou da conversa.

STM tem a primeira presidenta

A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, que faz parte da instituição desde 2007 (Foto: Carlos Moura)

O Superior Tribunal Militar (STM) elegeu uma mulher para presidir a Corte — órgão máximo da Justiça Militar da União — pela primeira vez na história da instituição. Trata-se da ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, que faz parte da instituição desde 2007, quando foi indicada no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma das três cadeiras previstas para a advocacia.

5 de dezembro de 2024

Ajustes de Elmano, por Érico Firmo

Elmano de Freitas caminha para a segunda metade do mandato (Foto: João Filho Tavares)

O governador Elmano de Freitas (PT) prepara uma minirreforma de secretariado a ser colocada em prática a partir de janeiro, informou Romeu Aldigueri (PDT), presidente eleito da Assembleia Legislativa e, enquanto não assume, líder do governo na Casa. Trata-se de ajuste para os dois últimos e cruciais anos do mandato, quando o governador deverá buscar a reeleição.

4 de dezembro de 2024

Késia anuncia secretariado em Altaneira

Késia e os futuros gestores e gestoras de Altaneira (Foto: Reprodução/Instagram)

A prefeita eleita de Altaneira, Késia Alcântara (PSB) publicou nas suas redes sociais na tarde de ontem (03/12) um vídeo anunciando os futuros secretários e secretárias para a gestão 2025/2028 do Município de Altaneira.

Cid nega rompimento com Elmano e diz que nova Mesa da Alece representa "proporção de partidos"

O senador Cid Gomes fez a primeira manifestação pública sobre o caso após reunião da bancada federal em Brasília (Foto: Marcos Oliveira)

O senador Cid Gomes (PSB) negou que tenha rompido com o governador Elmano de Freitas (PT) e articulado mudança de nomes para assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Nesta terça-feira, 3, em Brasília, o parlamentar fez a primeira manifestação pública após o desfecho das articulações para a mesa diretora e afirmou que a troca de Fernando Santana (PT) por Romeu Aldigueri (PDT) foi uma decisão tomada pela Casa ouvindo Elmano, Camilo Santana (PT) e ele.

Alerta para risco de domínio da ideologia militar sobre civis, por Renata Giraldi

Pesquisas mostram que na Escola Superior de Guerra a maior parte da ideologia militar de antes de 1964, segue preservada  (Foto: Reprodução/ESG)

A ideologia defendida pelos militares que integram o movimento golpista identificado pela Polícia Federal permanece de maneira intensa nas Forças Armadas e também de forma subliminar em parte da sociedade. O alerta é de especialistas ouvidos pelo Correio. Para o pesquisador Rodrigo Lentz, o maior perigo é a mentalidade de "domínio militar sobre os civis". Já o advogado Leonardo Pinheiro, professor universitário da área constitucional e administrativa, ressalta que não se deve confundir os sentidos de "anistia" e "direito ao esquecimento".

3 de dezembro de 2024

Romeu Aldigueri é eleito presidente da Alece com voto de 44 dos 46 deputados

Romeu Aldigueri concede entrevista após ser eleito, ao lado de Evandro Leitão (Foto: Samuel Setubal)

Agitada nos bastidores durante semana e tranquila no desfecho em plenário, a eleição do deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) para presidente da Assembleia Legislativa do Ceará teve apoio da quase totalidade dos deputados estaduais.

2 de dezembro de 2024

Prefeita eleita conversa mães atípicas em Altaneira

Késia disse que sentiu-se honrada em reunir com mães e famílias atípicas, ouvindo suas histórias, desafios e esperanças(Foto: Reprodução/Instagram)

Realizou-se na manhã de ontem (01/12) no Auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA) o primeiro encontro das Famílias Neuroatípicas de Altaneira, com a finalidade de debaterem sobre a possibilidade de fundar uma associação em Altaneira.

Anistia e pacificação nacional, por Fernando Castelo Branco

Militares golpistas de 54/61 anistiados, triunfam e efetivam o golpe em 1964 (Foto: Reprodução/Arquivo Nacional)

É legítimo, o desejo de pacificação. Ela é necessária para trazer racionalidade e distensionamento ao debate público. E o Brasil tem larga tradição de uso da anistia como instrumento de superação de tensões políticas.

1 de dezembro de 2024

As 10 mais visualizadas no BA em novembro de 2024

No décimo primeiro mês do ano foram apenas 63 postagens publicadas no Blog de Altaneira. Confira a seguir as 10 mais visualizadas em novembro de 2024:

Bolsonaro e o golpe à brasileira

A defesa de Bolsonaro sustenta que ele não seria beneficiado por golpe (Foto: Sérgio Lima)

O ex-presidente Jair Bolsonaro é astucioso - ou pensa que é. Desde que seus planos golpistas vieram a público na investigação conduzida pela PF, tem se empenhado em convencer a opinião pública de que se tratou de ideia de "aloprados", que algo do tipo não seria concebível no país de hoje e que não se leva golpe adiante com meia dúzia de oficiais e generais da reserva. Pior, ele mesmo seria não o perpetrador, mas uma vítima do golpe.

5 fatores que explicam o fracasso da tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder

O ex-presidente Bolsonaro foi indiciado pela PF por tentativa de golpe (Foto: Sérgio Lima)

A Polícia Federal (PF) afirma, no relatório final da investigação sobre a tentativa de golpe orquestrada para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder que a recusa de comandantes do Exército e da Aeronáutica a “cederam a pressões golpistas" foi uma das principais razões para o plano não ter sido concretizado.