Guimarães, José Dirceu, e Veveu Arruda na Convenção de Cid para prefeito pelo PSDB com apoio do PT em 1996 (Foto: Arquivo pessoal) |
Ao desencadear, em 2022, o processo que levaria à implosão do PDT, Cid defendia a manutenção e, depois, retomada da aliança iniciada em 1996 em Sobral e em 2006 no Ceará. É o projeto político da vida dele. Que ele próprio decida encerrar esse projeto, da forma como concedido, é muito significativo.
Os aliados de Cid e de Camilo evitam falar do assunto. Pouco se sabe do que aconteceu e praticamente nada do que irá acontecer.
De um deles recebi apenas a foto que ilustra a coluna. Foi feita na Câmara Municipal de Sobral em 1996, na campanha para prefeito. É o marco inaugural da aliança política que pode ter chegado ao fim.
Na foto estão José Guimarães, antes de ser deputado estadual; Cid Gomes, então presidente da Assembleia Legislativa, então candidato a prefeito; José Dirceu, então presidente do PT nacional; Edilson Aragão, que concorria a vice-prefeito, e Veveu Arruda, futuramente vice-prefeito e depois prefeito.
A foto é de 28 anos atrás.
O grupo de Cid ainda passou por PPS, PSB, Pros, PDT e agora PSB de novo. O PT é mais estável.
O grupo perdeu este ano a Prefeitura de Sobral. Pouco mais de um mês depois, aparentemente a aliança ruiu.
É
como se o coração desse laboratório político sempre tenha estado em Sobral, e
não sobreviva fora da cidade.
Publicada
originalmente no portal O Povo +
Eudoro diz que Elmano "não consultou ninguém" e avisa ao PT: "Não pode decidir sem ouvir aliados"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.