Páginas

13 de novembro de 2024

Cid diz não ter conhecimento sobre discussões da sucessão na Alece

 Para o senador Cid Gomes as articulações  sobre a eleição para a Mesa da Alece devem ser resolvidas a nível de Parlamento, mas "em harmonia com o Executivo" (Foto: Marcos Oliveira)

O senador Cid Gomes (PSB) disse não estar a par das discussões sobre a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Segundo ele, as articulações devem ser resolvidas a nível de Parlamento, mas "em harmonia com o Executivo".

Congresso dividido com a PEC do fim da jornada 6 x 1

A deputada Érika Hilton é a autora da proposta e o deputado Hugo Motta é o favorito à Presidência da Câmara (Foto: Reprodução/CD)

A crescente pressão nas redes sociais em favor da proposta de emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de seis dias de trabalho por um dia de folga tem ganhado mais adesões no Congresso — até agora, há 134 signatários —, mas inspira, também, preocupações. Favorito à Presidência da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se disse apreensivo com a proposta.

12 de novembro de 2024

Projeto do PT é mais Tasso que Cid, por Érico Firmo

Os ex-governadores Ciro, Tasso, Camilo e Cid Gomes em imagens de arquivo do jornal O Povo

O projeto de poder do PT no Ceará começou em janeiro de 2022. O partido já estava no governo havia sete anos, com Camilo Santana. Mas, não era um Camilo realmente petista. Era uma ramificação do grupo Ferreira Gomes. No começo daquele ano, o partido começou a filiar prefeitos. Ao longo de 2021, o então governador dizia que só iria tratar de eleição em 2022. Fez isso já a partir dos primeiros dias do ano. “Camilo agora resolveu ser articulador”, ouvi na época de um petista graúdo, que ria sobre a mudança de postura. Realmente, Camilo passou sete anos mergulhado na gestão e pouco envolvido na linha de frente das negociações políticas. As que tentava não davam muito certo, como movimentos para tentar aliança entre PDT e PT em Fortaleza em 2016 e 2020, ou quando quis emplacar Élcio Batista ou Nelson Martins como candidato a prefeito. Nisso, entre outras coisas, Camilo é bem diferente de Elmano de Freitas (PT). O atual governador é, desde sempre, mais enfronhado no PT. Sempre gostou mais de política, e nunca deixou de estar envolvido desde que tomou posse.

11 de novembro de 2024

MEC estuda volta de certificação do ensino médio pelo Enem para maiores de 18 anos

Manuel Palácios, presidente do Inep e o ministro Camilo Santana durante divulgação de balanço do segundo dia de aplicação do ENEM (Foto: Bruna Araújo)

O Ministério da Educação (MEC) estuda voltar a utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para certificar a conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos a partir da edição de 2025. Declaração foi dada durante divulgação de balanço do segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na noite desse domingo, 10.

10 de novembro de 2024

Da "comadre Jacqueline" a Donald Trump, por Guálter George

Beira o ridículo a excitação de políticos de direita diante da possibilidade do novo governo americano pressionar as nossas autoridades (Arte: Carlus Campos)

Vou começar hoje por uma história que, desde criança, me faz gargalhar, atribuindo-se o protagonismo, na versão que conheci, a uma figura folclórica de Iguatu, onde nasci e vivi toda a infância e parte da adolescência. Contava-se o caso de uma pessoa de família humilde que, ousada, escrevera à Casa Branca convidando o então presidente John Kennedy para ser padrinho do seu filho, um tempo depois recebendo correspondência protocolar do governo americano com um "aceite" do poderoso político. Assim seguiram até o dia em que chegou a notícia de que Kennedy havia sido assassinado, o que fez a mãe da criança cair em incontrolável choro por imaginar como estaria àquela hora "a comadre Jackeline!".

9 de novembro de 2024

Câmara derruba norma do Decreto do prefeito sobre a Transição em Altaneira

Todos os membros da Mesa Diretora votaram contra o Parecer do relator (Foto: Marcos Silva)

Por maioria, a Câmara Municipal de Altaneira, derrubou parte do Decreto publicado pelo prefeito Dariomar Rodrigues (PT) que estabelecia o início da transição para o dia 15 de novembro, um feriado nacional, em plena sexta-feira. O Decreto contrariava a lei municipal que determina o início da transição logo após a proclamação do resultado do pleito.

Cotados comentam desejo de assumir a presidência da Alece

Os deputados Salmito, Guilherme e Zezinho comentam sucessão na Assembleia (Foto: Reprodução/ALECE)

A reinauguração do Plenário 13 de Maio na última quarta-feira, 6, após um incêndio que atingiu o prédio em junho, contou com a presença de quase todos os deputados estaduais. Entre eles, os cotados para assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

8 de novembro de 2024

Câmara de Altaneira realiza Audiência Pública sobre proposta do Orçamento para 2025

Público presente na Audiência Pública na Câmara Municipal (Foto: Marcos Silva)

A Comissão Permanente da Câmara Municipal de  Altaneira realizou na manhã de ontem (07/11) Audiência Pública a sobre projeto de lei do Orçamento do Município para o exercício financeiro de 2025. Após abertura e cumprimentos formais, o vereador Ariovaldo Soares, Presidente da Comissão Permanente, registrou a presença dos membros da Comissão, demais parlamentares e ressaltou a importância de Audiências Públicas na transparência da governabilidade.

Carlos Lupi admite possibilidade de Ciro deixar PDT

Lupi também comentou que o apoio de aliados a André Fernandes é algo que precisa ser conversado (Foto: Antonio Molina)

O presidente licenciado do PDT e ministro da Previdência Social do governo Lula, Carlos Lupi, reconhece a possibilidade de Ciro Gomes (PDT) deixar a legenda, mas afirma que a decisão deve partir dele: “O Ciro só sai do partido se quiser”.

7 de novembro de 2024

Trump e os perigos à democracia americana, por Haylana Burite

Donald Trump se torna o presidente mais velho e o único a assumir o cargo com uma condenação criminal e três processos em andamento (Foto: Win Mcnamee)

A vitória de Donald Trump em 2024 marca um capítulo controverso na política dos EUA. Aos 78 anos, ele se torna o presidente mais velho e o único a assumir o cargo com uma condenação criminal e três processos em andamento e além de receber um impeachment.

Lula espera "convivência civilizada" com Donald Trump nos próximos anos

Apesar da divergência ideológica com o republicano, Lula parabenizou Trump pela vitória nas redes sociais (Foto: Sergio Lima)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de Estado se manifestaram sobre a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos com diferentes graus de preocupação — do tom protocolar adotado pelo chefe do Executivo à crítica aberta ao republicano. Apesar da expectativa de que a relação pragmática seja mantida entre os dois países, a volta do líder norte-americano deixa apreensivos os aliados de Lula, principalmente pela política econômica do republicano e pelo fortalecimento do bolsonarismo no cenário nacional.

6 de novembro de 2024

Como a vitória de Trump pode impactar o Brasil?

Vitória de Trump deve gerar desalinhamento ideológico entre as agendas defendidas pelo Brasil e pelos Estados Unidos (Foto: Brian Snyder)

Com a vitória de Donald Trump, que conquistou um novo mandato como presidente dos Estados Unidos, segundo projeções dos principais veículos de comunicação norte-americanas, o Brasil deve enfrentar um período de desalinhamento político com a nação a ser comandada pelo republicado.

Imprensa internacional repercute vitória de Donald Trump

Os jornais destacaram o fato de o republicano ser o primeiro presidente dos EUA condenado por um crime (Foto: Jim Watson)

A vitória de Donald Trump na corrida à Casa Branca, nesta quarta-feira (6/11), é destaque na imprensa internacional. Os jornais destacaram o fato de o republicano ser o primeiro presidente dos EUA condenado por um crime.

5 de novembro de 2024

O que pode decidir a vitória de Kamala ou de Trump, por João Marcelo Sena

Kamala Harris e Donald Trump disputam o comando da maior potência econômica e militar do planeta (Fotos: Reprodução/AFP)

O dia daquela que pode ser a eleição americana mais apertada da história chegou. A partir de hoje e ao longo dos próximos dias os olhos do mundo estarão voltados para saber se Kamala Harris ou Donald Trump estarão à frente da maior potência econômica e militar do planeta.

Kamala e Trump disputam uma das eleições mais tensas da história

Kamala Harris e Donald Trump nos últimos atos de campanha (Fotos: Reprodução/AFP)

Em uma das eleições mais imprevisíveis das últimas décadas, o republicano Donald Trump, 78 anos, e a democrata Kamala Harris, 60, chegam em igualdade de condições na disputa pela Casa Branca. "É bem provável que quem levar os 19 delegados da Pensilvânia ganhará as eleições", admitiu ao Correio Rogers M. Smith, professor de ciência política da Universidade da Pensilvânia. Um dos sete estados-pêndulo (que alternam a preferência entre os dois principais partidos dos Estados Unidos), a Pensilvânia foi escolhida por Kamala para encerrar a campanha ao lado de dois nomes de peso da música pop: Katy Perry se apresentou em Pittsburgh e Lady Gaga e Ricky Martin, na Filadélfia. Antes, a ex-senadora visitou Allentown, no mesmo estado.

4 de novembro de 2024

Kamala x Trump: como a eleição norte-americana mexe com a política do Brasil

 Kamala Harris disputa a preferência dos americanos com o ex-presidente Donald Trump (Foto: Reprodução/AFP)

Amanhã (05/11) Donald Trump, do Partido Republicano, e Kamala Harris, do Partido Democrata, vão disputar o endereço de número 1600 da Pennsylvania Avenue, em Washington (DC), onde está localizada a Casa Branca. Os Estados Unidos escolherá um novo presidente, numa eleição que naturalmente atrai a atenção de outras nações, inclusive do Brasil, pela influência política e econômica que o país exerce mundo afora.

Redação do Enem é sobre valorização da herança africana no Brasil

Valorização da herança africana no Brasil foi o tema da redação este ano (Charge: Caio Gomez)

O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou, por meio do X (antigo Twitter), o tema redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a publicação, os participantes deverão construir uma redação dissertativa-argumentativa sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Além da fidelidade ao tema, o texto deve ter entre sete e 30 linhas.

3 de novembro de 2024

O desafio de quem tem vitória apertada, por Érico Firmo

Para consolidar liderança Evandro precisará desviar de agendas negativas e driblar polêmicas (Foto: Ricardo Sturket)

Evandro Leitão (PT), após eleito, falou em unir a cidade que saiu tão dividida das urnas e governar para todos. São uma necessidade política e uma obrigação administrativa. E um desafio considerável para o prefeito eleito.

Novos contornos da direita após as eleições municipais

Para especialistas Caiado, Kassab e Ramalho saíram fortalecidos pelos resultados das eleições municipais de 2024 (Foto: Reprodução/Facebook)

Fortalecidos pelos resultados das eleições municipais de 2024, os partidos de direita e centro podem ditar os rumos do próximo pleito. Nesse cenário, com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ala conta com nomes de destaque, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que, apesar de não terem sido candidatos neste ano, tiveram forte influência na escolha dos eleitos.

2 de novembro de 2024

Convocação dos classificáveis volta ao debate na Câmara de Altaneira

Ariovaldo, Deza e Dra. Rafaela trataram do tema (Fotos: Marcos Lima)

No expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira, realizada na manhã de ontem (01/11) voltou ao debate o Edital de Convocação dos classificáveis no Concurso Público do Poder Executivo Municipal. O ato do prefeito Dariomar Rodrigues (PT), logo após a derrota de sua candidata no pleito de outubro passado, foi alvo duras críticas na sessão anterior.

Carta de Fortaleza: o que diz o documento assinado por líderes da educação em reunião no Ceará

Ministros e delegações de 94 países participaram da Reunião Global da Educação promovida pela Unesco (Foto: Aurélio Alves)

Ministros e delegações de 94 países se reuniram em Fortaleza na quinta e sexta-feira, 31 e 1º, para discutir os principais desafios da educação global. A reunião foi promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e resultou na assinatura da Carta de Fortaleza.

Exército indicia coronéis por carta que incitou golpe contra a posse de Lula

Entrada principal do QG do Exército Brasileiro (Foto: Marcello Casal Jr)

O Exército Brasileiro indiciou três coronéis por participar da elaboração de uma carta que tinha o objetivo de pressionar o comandante do Exército, General Marco Antônio Freire Gomes e autoridades das Forças Armadas a aderir um plano de golpe de estado contra o pleito que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva presidente da República em 2022.

Prefeito de Altaneira exonera mais 150 cargos comissionados

Foi publicado na edição de hoje (01/11) do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará portaria do prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), exonerando mais de 150 servidores ocupantes de cargos comissionados das diversas secretarias da estrutura de governo do Poder Executivo Municipal.

Como a cidade com fama de progressista quase elegeu bolsonarista, por Érico Firmo

O deputado André Fernandes conquistou quase a metade dos eleitores de Fortaleza (Foto: Aurélio Alves)

Costuma-se dizer que Fortaleza é uma cidade progressista. Há de se discutir essa máxima. Existem bons argumentos. Vem desde Acrísio Moreira da Rocha, eleito em 1947 pelo pequeno Partido Republicano (PR), com apoio dos comunistas, havia pouco colocados na clandestinidade. Foi a primeira capital a eleger prefeito do PT no Brasil — prefeita, no caso, Maria Luiza Fontenele — e isso já se repetiu mais três vezes, duas com Luizianne Lins e agora Evandro Leitão. Já derrotou o PT e a esquerda outras vezes. Teve um longo ciclo populista à direita com Juraci Magalhães.