14 de outubro de 2024

E não teve Festa de Outubro, nem da Vitória do 40

Calçadão de Altaneira, tradicional local dos Festejos da Padroeira e das Festas Políticas (Foto: Raimundo Soares)

Os Festejos da Padroeira de Altaneira são realizados antes mesmo da emancipação política do Município. Remota a década de 40 do século passado, quando parentes e amigos se reuniam em volta da pequena capela para louvar Santa Tereza e após as novenas dançar e beber ao som do autêntico forró.

Nas décadas de 70 e 80 as barracas de palhas eram montadas na Praça Manoel Pinheiro de Almeida e lotavam de “paulistas” filhos de altaneira que trabalhavam em São Paulo e faziam coincidir suas férias com os Festejos da Padroeira.

Até 1993 a última noite de Festa era realizada primeiramente na quadra da LBA e posteriormente no Centro Comunitário, mas o então prefeito Ednaldo de Farias Souto, mais conhecido por Mago, em parceria com o jovem empresário José Devanilton Soares, popularmente conhecido por Palito, decidiram realizar a Festa da Padroeira no Calçadão.

O Calçadão ficou pequeno para a grandiosidade da Festa e o prefeito Delvamberto Soares decidiu realizar a Festa de Outubro no Parque de Eventos, com críticas iniciais, mas coroadas de sucesso tanto de público, como de organização.

Este ano não teve Festa, o prefeito Dariomar Rodrigues (PT) cancelou os festejos logo após a derrota de sua candidata no pleito deste ano, sob alegativa de contenção de despesas.

A prefeita eleita, Késia Alcântara, solicitou o Calçadão para realização da “Festa das Crianças” e para realização da “Festa da Vitória do 40”, mas o prefeito negou o espaço público sob alegativa de que ainda existia o “clima de acirramento entre vermelhos e amarelos”, a desculpa não convenceu ninguém, o prefeito foi taxado de “ditador”, “mal perdedor” e “pior prefeito da história”.

Resumindo, Altaneira não teve festa em prejuízo para os filhos ausentes que visitaram a cidade e para os comerciantes locais que deixaram de apurar.

Leia também:


Prefeito "proíbe" Festa da Vitória da Oposição em Altaneira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.