31 de outubro de 2024

A influência do governador sobre Fortaleza, por Érico Firmo

O Palácio da Abolição tem emplacado os favoritos nas eleições na Capital, enquanto o Cambeba perdia (Foto: Tiago Stille)

Houve um tempo, por mais de uma década, em que governador não elegia prefeito de Fortaleza. Foi durante a era Juraci Magalhães até o primeiro mandato de Luizianne Lins (PT). A divisão durou de 1990 até 2006. Naquele ano, a então prefeita ajudou a eleger Cid Gomes (PSB) governador. Em 2008, ele retribuiu e a apoiou à reeleição. Foi quando se usou o slogan “Fortaleza três vezes mais forte”, adaptado para a campanha estadual de Elmano de Freitas (PT) 14 anos depois. Naquela ocasião houve o primeiro desentendimento público, ao que me lembre, entre os irmãos Ferreira Gomes. Cid e Ivo Gomes com Luizianne, Ciro Gomes e Lia Gomes com Patrícia Saboya. O fato é que, de 2008 para cá, sempre o candidato apoiado pelo governador foi eleito.

Hugo Motta recebe apoio da maioria das bancadas da Câmara dos Deputados

Lira com Motta e apoiadores no ato de anuncio da candidatura do deputado paraibano para o comando da Casa (Foto: Marina Ramos)

Em dois dias, o candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), já conquistou apoio das bancadas mais expressivas da Casa e conta com a maioria dos parlamentares se todos os votos forem confirmados. Após Arthur Lira (PP-AL) indicá-lo como o seu sucessor para o cargo, na véspera, Podemos, PT, PL e MDB decidiram ir pelo mesmo caminho. E, ontem, anunciaram a preferência por Motta sobre os concorrentes Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Brito (PSD-BA) na disputa que ocorrerá em fevereiro de 2025. O candidato republicano poderá contar com 312 votos dos 513 parlamentares da Casa, ou 62,5%, se todos votarem nele na eleição do ano que vem.

30 de outubro de 2024

Projeto aposta na arte para ampliar horizontes de crianças autistas

A Fundação Projeto Diferente ajuda no desenvolvimento cognitivo das crianças autistas como leituras, atividades com músicas (Foto: Samuel Setubal)

Utilizando abordagens lúdicas e interativas que atendam às necessidades individuais de cada criança, as professoras da Fundação Projeto Diferente fazem com que cada uma delas se sinta especial e acolhida em cada encontro. A fundação também auxilia os pais a enxergarem o mundo pela ótica do autismo, com diálogos sobre o TEA, promovido de forma realista, leve e bem-humorada, além de apresentar conflitos e conquistas de cada um ao longo dos dias.

Lula recebe Evandro Leitão em Brasília

Camilo, Lula, Evandro e Elmano no Palácio do Planalto (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem (29/10) o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão. Ele será o único petista a comandar uma capital desde 2020 e representa a maior vitória do partido e do chefe do Executivo nas eleições deste ano.

29 de outubro de 2024

Evandro Leitão fala em governar para todos e define prioridades

Prefeito eleito, Evandro Leitão (PT) foi entrevistado no O POVO News e na Rádio O POVO CBN (Foto: Fco Fontenele)

O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), foi entrevistado nesta segunda-feira, 28, na Rádio O POVO CBN e no programa O POVO News, edição especial. Um dia após a vitória sobre André Fernandes (PL) que o levará ao Paço Municipal a partir de 1º de janeiro de 2025, o petista destacou o desejo de governar para todos, após uma eleição dividida na Capital. Evandro também elencou  prioridades de seu governo.

Maioria dos eleitores tem prefeitos de centro

Segundo o estudo, a população brasileira tende a escolher candidatos de centro (Foto: Reprodução/CB)

A partir do ano que vem, 81 milhões de eleitores (52% do total) vão morar em municípios comandados por partidos de centro. O dado está no levantamento divulgado, nesta segunda-feira, pela consultoria Nexus, considerando informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O estudo mostra ainda que 55,6 milhões (36%) vivem em municípios que serão administrados por partidos de direita, e 17,8 milhões (12%), por legendas de esquerda.

28 de outubro de 2024

O que se viu na eleição de 2024, por Martônio Mont'Alverne

Desde a redemocratização a direita nunca venceu em Fortaleza (Fotos: Fco Fontenele e Aurélio Alves)

A derrota para Evandro Leitão (PT) no segundo turno não transpareceu no André Fernandes (PL) que subiu no paredão de som e discursou para a multidão que acompanhou a votação no comitê central da campanha, na avenida Raul Barbosa, logo após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decretar a vitória do candidato petista por 10.838 votos de diferença.

Evandro Leitão é eleito prefeito em Fortaleza

Evandro Leitão após confirmação do resultado em Fortaleza (Foto: Fco Fontenele)

"O mal nunca vence o bem". Assim Evandro Leitão (PT) começou o discurso da vitória no comitê central após saudar a multidão de apoiadores. Em uma fala de punhos cerrados, efusivo e bastante emocionado, o prefeito eleito mandou um recado para os "arrogantes" do Ceará, dizendo que derrubou todos.

Centro-direita venceu segundo turno, por Luiz Carlos Azedo

Fuad Noman (PSD), Ricardo Nunes (MDB) e Sandro Mabel(União) são eleitos em Belo Horizonte, São Paulo e Goiana, respectivamente (Foto: Reprodução/Facebook)

Há muito a se considerar em relação aos resultados do segundo turno das eleições, mas uma coisa é certa: confirmam a tendência apresentada, já no primeiro turno, do predomínio das forças de centro-direita moderadas e conservadoras, tanto em relação ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que chegou com muita força ao segundo turno das capitais, mas morreu na beira da praia. Quando confrontaram as forças de centro-direita e moderadas, na maioria dos casos, ambos foram derrotados.

27 de outubro de 2024

André x Evandro: uma eleição como nunca se viu

André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) são os candidatos no segundo turno em Fortaleza (Fotos: Samuel Setubal)

Por certo a história de Fortaleza é marcada por eleições de razoável equilíbrio, mas não como a de 2024, na qual não apenas a preferência do eleitorado se mostra política e matematicamente dividida entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) até o último minuto.

É o que temos para hoje, por Jocélio Leal

André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) são os candidatos no segundo turno das eleições municipais de 2024 em Fortaleza (Foto: Reprodução/Jornal O Povo)

É hoje. Toda a minutagem de rádio, TV e rede social, todas as linhas escritas para demonstrar prós e contras de lado a lado, todas as ideias ao vento da campanha neste segundo turno e, sobretudo, todo o vazio de ideias revolucionárias para as demandas da quarta maior capital do País serão postas à prova a partir das 8 da manhã, com encerramento às 17 horas. André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) os dois mais bem votados no primeiro turno estão longe de ser aquilo que a Cidade clama como respostas para uma agenda tão complexa. Mas foi o que a Cidade escolheu. E é olhando para estes dois nomes que Fortaleza precisa ir às urnas de maneira racional. Assim, a Coluna propõe ao (e)leitor examinar o pacote que cada um deles carrega, embora nem sempre exiba.

26 de outubro de 2024

Em pronunciamento na Câmara Municipal, Késia diz querer "unir a cidade" e que pretende “fazer um governo para quem mais precisa”

Késia na Tribuna da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Wanderson Morais)

A prefeita eleita Késia Alcântara (PSB) participou de sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores na manhã de ontem (25/10), em preparação do terreno político para o início de sua gestão a partir de 2025. Em discurso para os vereadores, vereadoras e público presente, deu clara sinalização de que pretende unir a cidade, superar colorações partidárias, ouvir e atender o legislativo e “fazer um governo para quem mais precisa”

Será apertado, como tem sido todas as vezes, por Érico Firmo

deputado federal André Fernandes e o deputado estadual Evandro Leitão disputam o segundo turno em Fortaleza (Fotos: Reprodução/TV Band)

As pesquisas parecem ter sinais contraditórios, mas elas coincidem todas em mostrar empate técnico entre os candidatos. Neste sábado sairá as pesquisas de véspera, mas os números recentes sugerem que dificilmente haverá clareza sobre quem será eleito. Nenhum dos comitês tem segurança da vitória. Será na apuração, e com emoção. Não chega a ser surpresa. Há muito tempo Fortaleza não sabe o que é uma eleição tranquila, folgada. Mesmo quando pesquisas dão vantagens significativas, como em 2020, as urnas mostram diferenças bem pequenas.

25 de outubro de 2024

Momento delicado e decisivo na disputa entre André e Evandro, por Érico Firmo

Segundo turno em Fortaleza é disputado entre André Fernandes e Evandro Leitão (Foto: Samuel Setubal)

Dentro de dois dias, os votos deixarão de ser intenção. Não haverá mais flutuação, subida ou queda nas pesquisas. A decisão será tomada para os próximos quatro anos. A disputa está equilibradíssima, apontam as pesquisas. Não tem nenhum candidato tranquilo, com folga. Por isso, ninguém quer correr risco.

Informações falsas sobre política gera maior reação no cérebro, aponta estudo

De acordo com os dados, uma a cada seis pessoas compartilhariam a informação falsa mesmo sabendo que não se trata de conteúdo verdadeiro (Foto: Reprodução/Quinho)

Um estudo inédito feito por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto de Direito Público (IDP) aponta que fake news que envolvem política e religião geram maior reação no cérebro e têm mais chances de serem compartilhadas pelas pessoas. Os resultados da pesquisa reforçam que o chamado “viés de autoridade” tem impacto relevante no compartilhamento da desinformação. De acordo com os dados, uma a cada seis pessoas compartilhariam a informação falsa mesmo sabendo que não se trata de conteúdo verdadeiro.

24 de outubro de 2024

Por que a eleição de Fortaleza é a mais importante do País, por Henrique Araújo

O deputado federal André Fernandes e o deputado estadual Evandro Leitão disputam o segundo turno em Fortaleza (Fotos: Fábio Lima e Júlio Caesar)

Há razões suficientes para supor que a eleição de Fortaleza é hoje a mais relevante no Brasil entre todas aquelas que se desenrolam noutras metrópoles neste 2º turno, tal como a de São Paulo. E não apenas porque na capital cearense se confrontam as forças bolsonarista e lulista, PL e PT, André Fernandes e Evandro Leitão, Roberto Cláudio/Ciro Gomes e Camilo Santana. Mas porque de seu resultado deriva uma série de cenários cujo impacto se reflete local e nacionalmente, alterando arranjos que, por sua vez, podem influir decisivamente em 2026, tanto no âmbito do Estado quanto no da corrida pelo Planalto.

Lula critica guerras e faz alerta sobre mudanças climáticas em reunião do Brics

Lula discursou por videoconferência na Cúpula do Brics, que ocorre em Kazan, na Rússia (Foto: Ricardo Sturket)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, nesta quarta-feira, na Cúpula do Brics, o fim dos conflitos no Oriente Médio, com ataques de Israel à Faixa de Gaza, Cisjordânia, Iêmen e Síria, e entre Rússia e Ucrânia. Os russos são os anfitriões do evento, que reúne chefes de Estado do bloco em Kazan. O discurso de Lula foi por videoconferência. O presidente teve de cancelar a viagem à Rússia após sofrer um acidente doméstico no último sábado.

23 de outubro de 2024

Resultado do 2º turno na Capital altera Legislativo Municipal, Estadual e Federal

O deputado estadual Evandro Leitão e o deputado federal André Fernandes disputam o segundo turno em Fortaleza (Fotos: Fábio Lima e Júlio Caesar)

O resultado do segundo turno da eleição, no próximo domingo, 27 de outubro, provocará mudanças não apenas na Prefeitura de Fortaleza. A representação parlamentar cearense será alterada, seja com a vitória de André Fernandes (PL), seja com a eleição de Evandro Leitão (PT). Com qualquer um deles, haverá mudança em pelo menos duas casas legislativas. As últimas pesquisas eleitorais de intenção de voto mostram cenário de empate técnico entre os candidatos.

22 de outubro de 2024

Késia participa de ato do PSB em Fortaleza

Késia e sua futura bancada em Fortaleza (Foto: Reprodução/Instagram)

A prefeita eleita de Altaneira, Ana Késia Alcântara Soares, acompanhada dos membros de sua futura bancada na Câmara Municipal, participou na manhã de ontem (21/10) em Fortaleza de um ato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) com os prefeitos, prefeitas, vereadoras e vereadores eleitos no último pleito.

Eleição mistura religião, futebol, política e muito mais, por Érico Firmo

Mascotes de Ceará e Fortaleza, rivalidade levada para a política (Foto: Edimar Soares)

A última semana de campanha costuma ser nervosa e esta tem ingredientes muito particulares. As pesquisas mostram muito equilíbrio. Pelo caminhar das coisas, haverá incerteza até o dia da eleição sobre quem será eleito prefeito de Fortaleza.

Presidente Lula comenta acidente doméstico

Lula diz que acidente foi grave, mas "não afetou nenhuma parte mais delicada" (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou ontem (21/10), que a queda que sofreu em casa “foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada”. Ele comentou o caso em ligação com Luiz Caetano (PT), o candidato à prefeitura de Camaçari (BA), que foi postada nas redes sociais do candidato.

21 de outubro de 2024

A nacionalização da eleição em Fortaleza, por João Paulo Biage

Evandro Leitão e André Fernandes em sabatinas do O Povo (Fotos: Fábio Lima e Júlio Caesar)

Eu já perdi as contas de quantas vezes fui perguntado por colegas de Brasília de outros veículos jornalísticos sobre as eleições em Fortaleza. "João, quando sai a próxima pesquisa Datafolha?", "Estão empatados em todas, né?!", e por aí vai. O interesse é gigante por causa da nacionalização do pleito, e não só por envolver PL e PT, partidos de Jair Bolsonaro e Lula, ou por haver um deputado federal na disputa.

20 de outubro de 2024

Reta final da campanha em Fortaleza é marcada por guerra de apoios

André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) intensificam a mobilização de apoios locais e nacionais (Foto: Reprodução/Facebook)

A uma semana da votação no 2º turno, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) intensificam a mobilização de apoios locais e nacionais, numa disputa cujas fronteiras já se estenderam para muito além de Fortaleza. A corrida pelo Paço opõe hoje forças bolsonaristas e lulistas, mas também atores políticos de peso situado no campo do município, a exemplo de Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil), ambos pró-André, e Elmano de Freitas e Luizianne Lins, engajados na campanha do correligionário petista.

Na reta final, Lula tenta evitar fiasco nas urnas

Lula visitou cidades com candidatos competitivos. como Camaçari na Bahia (Foto: Ricardo Stuckert)

Pouco presente no primeiro turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou em campo para turbinar as campanhas eleitorais de aliados para o segundo turno. Em duas semanas, visitou quatro capitais com candidatos competitivos: Fortaleza, Belém, Natal e São Paulo. Além disso, também compareceu a comícios em cidades com importante participação do PT: Camaçari (BA), Diadema (SP) e Mauá (SP).

19 de outubro de 2024

Pesquisa aponta dificuldades enfrentadas por candidatas dentro dos partidos

A violência política é corriqueira na rotina de uma candidata às eleições (Foto: Antonio Augusto)

A participação das mulheres na política no Brasil ainda está longe de ser ideal, é o que expõe o livro Candidatas: os primeiros passos das mulheres na política do Brasil, escrito pelas pesquisadoras Malu Gatto (University College London) e Débora Thomé (Fundação Getúlio Vargas). Atualmente, a Câmara dos Deputados é composta por 17,7% de parlamentares mulheres e 82,3% de homens, um dos piores índices da América Latina. Mesmo com os esforços de inclusão das mulheres na política, como as políticas de cotas, as mulheres ainda têm um grande caminho a percorrer antes de alcançar a paridade na política.

18 de outubro de 2024

Geraldo Alckmin cita Mário Covas em ato de Evandro na Capital

Geraldo Alckmin, Evandro, Elmano e Camilo em evento com empresários (Foto: Aurélio Alves)

Em passagem por Fortaleza para participar de encontro com o setor produtivo em ato de campanha do candidato à Prefeitura Evandro Leitão (PT), nesta quinta-feira, 17, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSDB) citou o ex-governador de São Paulo Mário Covas para analisar o cenário eleitoral na capital cearense e reafirmar apoio ao petista.

PDT "jamais poderá estar ao lado dos filhotes da ditadura", afirma Carlos Lupi

Carlos Lupi é nome histórico do PDT e chefiou o partido por anos, mas deixou o cargo para ser ministro da Previdência (Foto: Aurélio Alves)

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social e presidente licenciado do PDT Nacional declarou apoio a Evandro Leitão (PT), candidato a prefeito de Fortaleza. A fala ocorre em meio a uma divisão da sigla brizolista com membros declarando apoio também a André Fernandes (PL), que concorre contra o petista no 2º turno.

A moeda de troca do PL para tentar livrar Bolsonaro

Costa Neto foi enfático ao afirmar que a inelegibilidade de Bolsonaro será revertida (Foto: Beto Barata)

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, condicionou o apoio do partido a candidatos às Presidências da Câmara e do Senado que se comprometam a defender o projeto de lei da anistia, que pretende livrar os golpistas do 8 de janeiro. A proposta, na avaliação do dirigente, é um caminho para reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.

17 de outubro de 2024

Apenas 38 prefeitas foram eleitas no Ceará

O PSB liderou o número de prefeitas eleitas no Ceará (Foto: Reprodução/TSE)

Apesar de registrar em 2024 um aumento de mulheres eleitas para prefeituras em comparação com o pleito de quatro anos atrás, apenas 38 municípios do Ceará tiveram prefeitas eleitas ou reeleitas para novos mandatos a partir de 2025. O percentual de mulheres vitoriosas na eleição municipal deste ano é de 20,7%, enquanto o de homens chegou a 79,3% nos 184 municípios do Estado.

Abstenção no Ceará foi a menor do Brasil no 1º turno

Fortaleza foi a capital brasileira com o menor índice de eleitores ausentes (Foto: Reprodução/TSE) 

O Ceará teve a menor abstenção do Brasil no primeiro turno das eleições municipais de 2024, realizadas no último dia 6 de outubro. O Estado registrou 14,21% de eleitores que não compareceram às urnas. A média nacional no 1º turno deste ano foi 21,68%, de acordo com o dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os municípios que terão segundo turno em 2024

Dos 51 municípios que terão segundo turno este ano, 15 são capitais (Foto: Getty Images)

No dia 27 de outubro, um domingo, eleitores de 51 municípios brasileiros vão mais uma vez às urnas, dessa vez para votar no segundo turno para prefeito. Só vão para o segundo turno municípios com pelo menos 200 mil eleitores. Nessa etapa, concorrem apenas dois candidatos a prefeito que não conseguiram se eleger no primeiro turno, mas conseguiram os maiores números de votos.

16 de outubro de 2024

Prefeito de Altaneira marca início da transição para 15 de novembro

Circulou na edição de hoje (16/10) do Diário Oficial dos Municípios um decreto do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) dispondo sobre as diretrizes do processo de transição de governo no município de altaneira, marcando o período de 15 de novembro a 23 de dezembro de 2024 para realização dos trabalhos.

15 de outubro de 2024

Professores refletem sobre motivações e desafios da carreira

Glaubiana Alves é professora da Escola Indígena do Povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz  (Foto: Reprodução/Instagram)

O Dia do Professor é celebrado nesta terça-feira, 15 de outubro, em todo o território nacional. A data é dedicada não apenas à comemoração, mas à reflexão sobre os desafios e conquistas da profissão que molda o futuro de uma sociedade.

14 de outubro de 2024

E não teve Festa de Outubro, nem da Vitória do 40

Calçadão de Altaneira, tradicional local dos Festejos da Padroeira e das Festas Políticas (Foto: Raimundo Soares)

Os Festejos da Padroeira de Altaneira são realizados antes mesmo da emancipação política do Município. Remota a década de 40 do século passado, quando parentes e amigos se reuniam em volta da pequena capela para louvar Santa Tereza e após as novenas dançar e beber ao som do autêntico forró.

13 de outubro de 2024

Késia ganhou em 19 urnas, Silvania em apenas 8


No último domingo (06/10) a administradora de empresas, Ana Késia Alcântara Soares (PSB), entrou para a história política de Altaneira como a primeira prefeita eleita, como a primeira candidata de oposição a vencer as eleições e também como a primeira candidatura a superar 3 mil votos no Município.

João Campos e Alckmin participarão de atos de campanha com Evandro em Fortaleza

O prefeito reeleito de Recife, João Campos e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin reforçarão campanha de Evandro em Fortaleza (Foto: Reprodução/Instagram)

Após a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a campanha de Evandro Leitão (PT), candidato a prefeito de Fortaleza, terá as presenças de mais dois nomes de peso neste segundo turno. O prefeito reeleito de Recife no primeiro turno com 78,11% dos votos, João Campos (PSB), e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).

12 de outubro de 2024

Após derrota, prefeito convoca quase todos os concursados em Altaneira

Com clara intenção de atrapalhar a futura gestão, o prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), publicou na edição de ontem (10/10) do Diário Oficial dos Municípios edital de convocação dos classificados e classificáveis no Concurso Público em Altaneira.

Ato de Lula em Fortaleza teve apoio a Evandro, críticas a André e indiretas a pedetistas

Elmano, Camilo e Lula participam de comício de Evandro na Praça do Ferreira em Fortaleza (Foto: Aurélio Alves)

Na noite desta quinta-feira, 11, a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, foi ocupada por apoiadores do candidato à Prefeitura de Fortaleza Evandro Leitão (PT). O petista promoveu um ato de campanha no local, que contou com a presença do presidente Lula (PT), do ministro Camilo Santana (PT) e do governador Elmano de Freitas (PT), além de outros nomes importantes do partido e de outras siglas que apoiam o candidato. O encontro foi marcado por críticas a André Fernandes (PL) e indiretas a políticos que apoiaram o deputado federal nos últimos dias.

Em mais uma visita ao Ceará, Lula ressalta a educação e destaca a importância do respeito e da diversidade social

 Com Elmano e Camilo, Lula entrega 113 ônibus escolares para os municípios  (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da educação para a construção de uma sociedade mais diversa, durante participação de evento em Fortaleza, no Ceará. Acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, ele entregou 113 ônibus escolares ao estado.

11 de outubro de 2024

Prefeito "proíbe" Festa da Vitória da Oposição em Altaneira

O prefeito de Altaneira encaminhou na tarde de ontem (10/10) um Ofício a prefeita eleita de Altaneira, Ana Késia Alcântara Soares (PSB), indeferindo o pedido para uso do Calçadão da Praça Manoel Pinheiro de Almeida para realização da “Festa da Vitória 40”.

Desembargador Heráclito Vieira é eleito presidente do TJCE

Os dirigentes eleitos do TJCE tomam posse em 31 de janeiro (Foto: Rodrigo Carvalho)

O desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto será o novo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no biênio 2025-2027. Ele foi eleito nesta quinta-feira, 10, em sessão presencial no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Foram 32 votos favoráveis a ele. O novo gestor irá substituir o desembargador Abelardo Benevides.

Lula entra na campanha de segundo turno dos aliados

Guilherme Boulos (São Paulo), Rodrigo Neves (Niterói), Lúdio Cabral (Cuiabá) e Vinicius Castello (Olinda) são os primeiro a ganhar apoio de Lula na TV (Foto: Reprodução/Facebook)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o dia em Brasília, antes de viajar para Fortaleza e Belém, para gravar campanhas eleitorais com aliados. Um deles o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), que está no segundo turno da corrida eleitoral à Prefeitura paulistana contra Ricardo Nunes (MDB). O candidato apoiado por Lula, porém, recebeu uma má notícia: nas duas pesquisas de intenção de votos divulgadas ontem, do Datafolha e do Instituto Paraná Pesquisas, ele está muitos pontos percentuais atrás do adversário, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

10 de outubro de 2024

Silvania e Sérgio agradecem votação em Altaneira

A vereadora Silvania Andrade e o empresário Sergio Eudislley, derrotados no pleito do último domingo (06/10) lançaram nas suas redes sociais um vídeo de agradecimento pela votação na chapa petista.

TCE fiscalizará transição em 38 municípios onde oposição venceu

Tribunal de Contas do Ceará lançou cartilha e portal para orientar gestores de saída e prefeitos eleitos  sobre a Transição (Foto: Reprodução/TCE-CE)

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) divulgou seu plano de ações para garantir transição responsável em municípios onde as gestões mudarão de mãos após o resultado das eleições de 2024. O intuito é orientar gestores que estão deixando o poder e os prefeitos eleitos a fim de garantir transparência ordenada e continuidade de serviços públicos no período pós-eleição.

9 de outubro de 2024

Após derrota, prefeito cancela Festa da Padroeira de Altaneira

Sob a alegativa de que a gestão municipal passa por um processo de contenção de despesas, o prefeito Dariomar Rodrigues (PT) anunciou por intermédio de suas redes sociais o cancelamento dos Festejos da Padroeira, tradicionalmente realizado no período de 6 a 15 de outubro.

"Ressaca eleitoral": Assembleia é tomada pela repercussão das eleições municipais

Eleição do último domingo centralizou discussões na sessão de ontem da Alece (Foto: Júlio Caesar)

Não era surpresa que a sessão plenária desta terça-feira, 8, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), a única da semana, seria totalmente monotemática. No púlpito ou nos bastidores, o assunto era a eleição do último dia 6 de outubro.

Enquadrado pelo STF, X volta ao ar no Brasil

 

Depois de a empresa de Musk acatar decisões judiciais, Moraes determina desbloqueio da plataforma, que durava quase 40 dias (Foto: Reprodução/Facebook)

Após quase 40 dias de bloqueio, a plataforma X (antigo Twitter) recebeu autorização para voltar a operar no Brasil. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou o funcionamento depois de a plataforma cumprir todas as ordens determinadas pela Corte. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também foi favorável à decisão. Com isso, se encerra, ao menos por ora, uma série de embates entre o bilionário Elon Musk, dono da rede social, e o Supremo.

8 de outubro de 2024

Vereador Deza quebra a "sina da cadeira maldita"

O vereador Deza Soares foi reeleito para seu sexto mandato (Foto: Marcos Lima)

A Presidência da Câmara Municipal de Altaneira tem um histórico de derrotas, desistências ou impedimento de seus ocupantes nas eleições seguintes. O vereador Deza Soares (PT) foi o único vereador reeleito dentre os presidentes nos últimos 30 anos.

PSB e PT elegem mais da metade dos prefeitos e prefeitas no Ceará


Os eleitores do Ceará elegeram no último domingo (06/10) os prefeitos de 182 dos 184 municípios. Em Fortaleza e Caucaia, haverá 2º turno. O PSB sai como a maior força em número de prefeituras: 65. A seguir aparece o PT, com 46. O PSD tem 15, Republicanos 14 e PP, 13.

PSD, MDB, PP e União Brasil vão comandar mais da metade das prefeituras no Brasil


O PSD foi a sigla que mais elegeu prefeitos no primeiro turno das eleições municipais. Foram 882 candidatos vitoriosos nos 5.569 municípios em que houve disputas. O partido também saiu vitorioso nas capitais: emplacou três prefeituras: Eduardo Paes, no Rio de Janeiro; Topázio Neto, em Florianópolis; e Eduardo Braide, em São Luís.