Páginas

5 de setembro de 2024

Presidente do TCU elogia decisão do STF sobre transparência das emendas

Bruno Dantas lembra que o TCU foi o primeiro a apontar problemas de transparência nas emendas de relator (Foto: Marcelo Ferreira)

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, participou na noite de ontem (04/9) do programa CB.Poder, uma parceria entre o Correio e a TV Brasília,  e elogiou a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, de exigir que as emendas parlamentares sejam transparentes. Dantas argumentou que o “STF nada mais fez do que prestigiar a Constituição Brasileira”.

Dantas aponta que o TCU foi o primeiro a apontar problemas de transparência nas emendas de relator — apelidas de "orçamento secreto" — e diz que a decisão do Supremo de exigir a transparência prestigia a constituição. “Quem fala sobre os  princípios da administração pública, que são a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, é o Artigo 37 da Constituição. Então, o Supremo nada mais fez do que prestigiar a Constituição Brasileira”, disse.

Além disso, Dantas argumentou que a crise das emendas não transparentes não está somente no Congresso Nacional, mas também no orçamento administrado pelo governo federal. “Eu sempre bato na tecla de que o orçamento administrado pelo próprio governo federal tinha problema nas transferências fundo a fundo, que são recursos de alocação discricionária, aquelas feitas entre entes públicos. Então, essas transferências de fundo para fundo sempre foram polêmicas porque impedem a fiscalização nos órgãos de controle federais, depois que o dinheiro cai na conta não tinha como saber mais qual foi a origem”, declarou. 

Bruno Dantas sobre a auditoria internacional para o clima do TCU e afirmou que somente com planejamento governamental se combaterá, eficientemente, os extremos climáticos e ainda foi enfático ao afirmar que a humanidade fomenta a crise ambiental sempre que não há preparação do Estado para enfrentá-la. Isso, por sinal, é o foco do TCU ao presidir a Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), que trabalha junto às Nações Unidas e discute medidas para combater as mudanças climáticas.

Na conversa com os jornalistas Denise Rothenburg e Carlos Alexandre de Souza, Dantas comentou a respeito da transparência nos repasses dos recursos da União, emendas ao Orçamento e assédio sexual e moral contra as mulheres no ambiente de trabalho.

Com informações Correio Braziliense

Clique aqui e confira a entrevista completa no Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.