29 de setembro de 2024

Justiça Eleitoral barra tentativa de substituição de candidata do PT em Altaneira

Uma tentativa do PT de Altaneira de burlar a Lei foi barrada pela Justiça Eleitoral. O juiz titular da 53ª Zona Eleitoral de Nova Olinda, Dr. Herick Bezerra Tavares, indeferiu o pedido de substituição da candidata Márcia Moura Evangelista, que teve sua desistência homologada na última quinta-feira (26/09).

Além da candidata Márcia Moura, a vereadora Dra. Rafaela Gonçalves também desistiu de sua candidatura, dessa forma o PT ficou com cinco candidatos e apenas duas candidatas, quebrando o percentual mínimo da cota de gênero.

A tentativa de burla do PT visava incluir a comerciante Maria da Silva Sousa, popularmente conhecida por Maria de Berrer, para evitar impugnação futura da chapa do PT ao Legislativo Municipal.

Na decisão, publicada ontem (28/09), o magistrado transcreveu o dispositivo legal que permite a substituição desde que pedido seja apresentado até 20 (vinte) dias antes do pleito, a exceção é apenas para os casos de falecimento de candidato

O juiz eleitoral ainda ressaltou que “ainda que fosse o caso de substituição em virtude de falecimento, a escolha deveria ser feita na forma estabelecida no estatuto do partido político ou da federação, elaborada no CANDex e transmitido via internet, o que não ocorreu no presente caso.

“Assim, impõe-se o indeferimento do presente requerimento de substituição de candidatura”, decidiu o Juiz Eleitoral.

No mês passado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu que o partido Republicanos praticou fraude à cota de gênero na disputa do cargo de vereador do município de Granjeiro e decretou a nulidade dos votos recebidos pela legenda e cassação dos mandatos.

Por sua vez o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em maio desse ano cassou a chapa de deputados(as) estaduais do Partido Liberal (PL), a maioria dos membros do TRE considerou que o PL cometeu fraude à cota de gênero.

Até o fechamento desta postagem nenhuma liderança local se manifestou sobre a tentativa petista de burla a lei eleitoral, para regularizar a chapa proporcional.

Leia também:

Candidatado PT de Altaneira comunica desistência da campanha

Vereadora Dra. Rafaela também desiste da campanha do PT em Altaneira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.