15 de junho de 2024

Lula e Janja se encontra com o Papa Francisco

Lula disse que conversou com o pontífice sobre paz, combate à fome e a necessária redução das desigualdades no mundo (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta sexta-feira (14/6) com o Papa Francisco, na Itália, durante a Cúpula do G7. A primeira-dama, Janja, também participou do encontro. Por meio das redes sociais, o chefe do Executivo postou fotos e um vídeo, onde relatou querer uma "campanha por um mundo mais humano e menos desigual". O petista acrescentou ainda que conversou com o pontífice sobre paz, combate à fome e a necessária redução das desigualdades no mundo.

O chefe do Executivo brasileiro ainda se reuniu com o presidente francês Emmanuel Macron. O pedido para o encontro entre os líderes partiu do lado francês. Lula ainda se encontrou com o presidente da Turquia, Recep Erdogan que pediu apoio de Lula para que seu país passe a integrar o BRICS, bloco de países originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que teve em 2023 as adesões de Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã.

Lula disse quer vai apoiar a demanda turca e afirmou que pretende fazer uma visita ao país localizado na região que conecta a Europa ao Oriente Médio. Erdogan confirmou que estará no Brasil para a Cúpula do G20, nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Em outra agenda, o ministro da Índia, Narendra Modi confirmou presença na Cúpula do G20, que será realizada no Brasil em novembro, no Rio de Janeiro e disse ao representante indiano que pretende fazer uma visita ao país asiático.

Comediantes brasileiros se encontram com o papa no Vaticano

Os comediantes brasileiros Fabio Porchat, Cacau Protásio e Cris Werson também se encontraram nesta sexta-feira (14/6) com o papa Francisco, no Vaticano. A audiência com cerca de 200 humoristas de todo mundo foi realizada na Sala Clementina. O encontrou ocorreu pouco antes do papa embarcar para a reunião do G7.

Ao receber os comendiantes, o papa Francisco enalteceu a comédia como forma de comunicar e aliviar as dores do mundo.

"Embora a comunicação hoje em dia muitas vezes gere contraposições, vocês sabem como unir realidades diferentes e, às vezes, até opostas. O riso do humorismo nunca é "contra" alguém, mas é sempre inclusivo, proativo, desperta abertura, simpatia e empatia", disse o Papa em seu discurso.

O pontífice também afirmou que entre todos os artistas, os humoristas são os mais amados. "Tenho grande estima por vocês artistas que se expressam com a linguagem da comédia, do humorismo e da ironia. De todos os profissionais que trabalham na televisão, no cinema, no teatro, na mídia impressa, com músicas, nas redes sociais, vocês estão entre os mais amados, procurados e aplaudidos. Certamente porque são bons, mas há também outro motivo: vocês têm e cultivam o dom de fazer as pessoas rirem."

Pelas redes sociais, os humoristas contaram um pouco sobre o encontro.

Fabio Porchat registrou o ambiente e, mostrando Whoopi Goldberg e Cris Rock ao fundo, disse "Estamos aqui, fingindo normalidade, naturalidade, de boa".

A atriz Cacau Protásio viajou acompanhada do marido, Janderson Pires, e pediu ao papa que abençoasse as alianças do casal. Vestida de branco, disse que achou ia infartar. Antes de chegar à Sala Clementina, Protásio disse que tinha uma listinha de pedidos para levar ao papa.

Cris Werson disse que estava muito nervosa e se mostrou deslumbranda com o local do encontro.

Também participaram do encontro os humoristas Crhis Rock, Whoppi Golper, Florinda Meza,  Jimmy Fallon, Lino Banfi, Stephen Merchant, e Christian De Sica, Luciana Littizzetto.

Com informações Correio Braziliense

Leia também:

No G7, Lula defende proposta brasileira e chinesa pela paz na Ucrânia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.