Números foram divulgados durante lançamento da edição, deste ano, do programa "Enem Chega Junto Chego Bem" (Foto: Fábio Lima)
O Ceará registrou recorde de estudantes da rede pública estadual que foram aprovados no ensino superior em 2023. Foram 22.531 alunos que ingressaram em cursos universitários. O cenário positivo na educação foi relacionado às políticas de apoio educacional aos estudantes, como o programa “Enem Chega Junto Chego Bem”, que teve o lançamento da edição deste ano realizada nesta quinta-feira, 6, no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE), em Fortaleza.
O programa da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) conta com a parceria da Fundação Demócrito Rocha (FDR), do Grupo de Comunicação O POVO, desde 2012, quando o projeto foi lançado aos estudantes no Estado. O objetivo do programa foca na preparação dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, neste ano, terá as provas aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
O evento de lançamento do programa contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), da secretária da Educação, Eliana Estrela, alunos, professores, gestores e demais profissionais da educação.
O balanço dos estudantes que ingressaram no ensino superior foi divulgado pelo chefe do Executivo. Nos últimos seis anos, o Estado teve, apenas no ano de 2018, o quantitativo de mais de 20 mil alunos que ingressaram no ensino superior, com 20.207. Os resultados mais baixos aconteceram nos anos de 2020 e 2021, durante a pandemia da Covid-19, e foram retomados em 2022.
De acordo com Elmano, os resultados mostram que os alunos estão cada vez mais capazes. “2023 é o ano de maior aprovação de alunos no ensino superior. São 22 mil famílias felizes e alegres comemorando uma porta que se abre de sucesso, de sonho do jovem e da família. A escola pública do Estado do Ceará cada vez mais se consolida como uma escola capaz, onde os jovens podem sonhar. O fato é que temos jovens cada vez mais preparados”, disse.
Ainda segundo o governador, o objetivo é expandir as iniciativas na educação. “Terminar o nosso governo com 100% das escolas em tempo integral, e melhorando cada vez mais as condições dos nossos professores, da política estudantil e, agora, com o Pé de Meia. São várias iniciativas para que os nossos jovens possam efetivamente sonhar e realizar seus sonhos e vamos investir, especialmente, em escolas em tempo integral”, destacou Elmano.
A estudante Karla Emanuelly Lima, 17, do município de Canindé, a 121 quilômetros de Fortaleza, foi aprovada no curso de Medicina na Universidade Federal Ceará (UFC), em 2023. Ela conta que os projetos de preparação para o exame, como os concursos de redação da FDR e o Enem Mix, que promovem simulados ao longo do ano aos estudantes, foram fundamentais para atingir uma boa nota e acessar o ensino superior.
“O projeto teve professores especializados e eu recebi a nota juntamente com os comentários e feedbacks desses professores. Eu acredito que essa ação é muito importante para a minha entrada na universidade, pois eu pude melhorar a minha escrita. A todo que, de alguma forma, contribuíram para o meu crescimento acadêmico e pessoal, eu expresso o meu sincero agradecimento. Sem ele, eu não teria alcançado meus objetivos”, relata a estudante.
A secretária da educação, Eliana Estrela, cita a importância do programa Enem Chega Junto Chega Bem e a parceria com a FDR. “É histórico e a cada ano a gente vem aprimorando. Nós temos desde motivação, como aulões, correção de redações, várias ações desde o primeiro dia de aula para os nossos alunos do terceiro ano do ensino médio”, destaca.
Assim
como nos anos anteriores, neste ano, o programa segue com o trabalho contínuo,
que é dividido em sete etapas. Elas envolvem a providência dos documentos para
isenção da taxa do exame; apoio ao processo de inscrição; motivação e
acompanhamento dos alunos na escolha dos cursos após a conclusão do ensino
médio; incentivos para os alunos irem nos dois dias de prova e apoio para a
inscrição dos editais para ingresso no ensino superior.
Com informações portal O Povo +
Leia também:
Estudantes da rede municipal de Fortaleza utilizaram transporte público 5,5 milhões de vezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.