Páginas

16 de maio de 2024

Votação do Projeto que institui o “Dia da Trilha Sitio Poças” é adiada mais uma vez na Câmara Municipal de Altaneira

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Marcos Lima)

Um projeto de lei de iniciativa do vereador Ariovaldo Soares (PDT) que institui o dia 30 de março, como o “DIA DA TRILHA SITIO POÇAS” teve sua votação adiada mais uma vez em virtude do pedido de vistas da vereadora Dra. Rafaela Gonçalves (PT).

O projeto foi pauta na Sessão Ordinária de ontem (15/05) após pedido de vista da vereadora Roberci Vania Oliveira (PSD) em virtude do Parecer contrário apresentado pelo vereador Júnior Paulino (PT).

O relator afirma no seu parecer que "o Projeto de Lei está de acordo com a Lei Orgânica do Município e obedece às técnicas Jurídicas e Legislativas", mas opina pela "desaprovação", sob o argumento de que tem "no Município, outros pontos turísticos que merecem o mesmo reconhecimento de importância".

Antes de apresentar seu voto vista apresentado a vereadora indagou se os vereadores da bancada petista teriam conhecimento de quantas cidades cearenses tem uma floresta conservada a menos de meio quilômetro do centro e se os parlamentares tinham conhecimento de quantas competições esportivas foram realizadas em Altaneira por 10 anos seguidos.

Diante do silêncio dos parlamentares do PT a vereadora completou que só tinha uma resposta para as duas perguntas: “a Trilha Sítio Poças” e disse compreender a motivação da bancada de governista em desaprovar o projeto que visa apenas dar mais visibilidade e ajudar a preservar o espaço, pois, “pois o chefe de vocês tinha a intenção de derrubar toda aquela mata para queimar na cerâmica” disse a vereadora.

A vereadora sustentou ainda que em plena crise climática, tem ciência que a “proteção do meio ambiente é uma pauta nacional do PT, mas não dos petistas de Altaneira”.

Em aparte o vereador Ariovaldo Soares, reiterou todos os termos ditos pela vereadora Robercivania, acrescentando que a posição dos vereadores da base de sustentação do prefeito é conhecida e que devem acompanhar o voto do relator, não pelo conteúdo da matéria que todos sabem relevante, mas pela obediência que devem ao prefeito municipal.

Ariovaldo defendeu desaprovação do parecer do vereador relator, Junior Paulino, alegando que o mesmo não tem subsistência e não faz nenhum sentido o argumento utilizado, pois a criação do Dia da Trilha Sitio Poças, é apenas um ato formal declarado pelo Poder Legislativo que marca o aniversário da Trilha, escolhido pelos ciclistas altaneirenses. Que a data é um marco comemorativo para ser incluindo no calendário oficial de eventos do Municipio, e que apesar de ser uma área particular do Sr. Mundim Soares, tem servido para competições de ciclismo, de várias modalidades, inclusive elevando o nome de Altaneira em todo o Estado do Ceara e até de Estados vizinhos, proporcionando além disso que cidadãos façam caminhadas pela trilha.

Após a fala da vereadora Roberci Vania, a vereadora Dra. Rafaela Gonçalves pediu vista para melhor do projeto. O que foi deferido pelo presidente da Casa, vereador Deza Soares (PT), já adiantando que o projeto é importante para o Município.

Confira o Parecer do Júnior Paulino:

A Sessão Câmara Municipal de Altaneira foi transmitida em tempo real na sua página na rede social Facebook.


Clique aqui para mais informações sobre a Sessão de ontem.

 

Clique aqui para assistir a íntegra da Sessão no Facebook.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.