A filiação de Ilo Neto em Iguatu e o apoio a Roberto Pessoa em Maracanaú deve provocar desfiliações no partido (Foto: Reprodução/Facebook)
A definição de pré-candidaturas em cidades do interior cearense e na Região Metropolitana de Fortaleza abriu uma crise no PT. Em ao menos dois municípios, a corrida eleitoral está conflagrada. O caso extremo é o de Iguatu, no centro-sul do estado, onde o empresário Sá Vilarouca anunciou desfiliação do partido, do qual é um dos fundadores, depois de ter sido preterido no processo interno.
Nome escolhido pela executiva local para concorrer à Prefeitura, Sá mantém sua intenção de postular o Executivo municipal, mas por outra sigla. A razão por trás da saída do então filiado foi a entrada do adversário Ilo Neto nas fileiras do PT, confirmada à coluna pelo dirigente estadual da agremiação, Antonio Conin Filho.
À coluna, Sá Vilarouca declarou que de fato vai desembarcar do PT. "Estou decidido a deixar o partido, um grupo importante de filiados vai deixar o partido. Óbvio que lamentamos profundamente essa mudança", disse.
Ainda segundo ele, a decisão de filiar Ilo Neto ao PT é "desrespeito frontal e no mínimo uma indelicadeza porque não houve nenhum tipo de negociação ou conversa". Sá atribuiu a "manobra" à ação de lideranças do partido no Ceará.
"Claramente houve interferência do Governo, do senador e ministro (Camilo) e finalmente vimos que o deputado Guimarães também tomou partido. Não posso dizer que isso é iniciativa de uma única liderança", desabafou.
Apesar do revés, o empresário está decidido a seguir na briga. "Vamos manter a pré-candidatura por outra legenda, estamos definindo isso com calma. Estamos dialogando com PSB, PDT e outros partidos", respondeu.
Em Maracanaú, a dinâmica eleitoral também esquentou. Lá, o PT resolveu apoiar a recondução de Roberto Pessoa (União). À frente da direção estadual, Conin declarou à coluna que "a gente tem por ele um grande respeito".
"Inclusive votou em Lula no 2º turno, estive lá e fizemos campanha junto. O Roberto é um democrata, a gente tem ele nessa conta", acrescentou. Deputado estadual petista, Júlio Cesar Filho é pré-candidato no município.
No
PT de Fortaleza, o prazo para inscrição de chapas para o encontro de definição
de candidatura se encerra na quarta, 27. A escolha de delegados está prevista
para 7 de abril e a votação do nome para a disputa eleitoral, 21/4.
Internamente, a tendência é de afunilamento de grupos de Luizianne Lins e
Evandro Leitão.
O PT realizou plenária para anúncio de 23 pré-candidaturas de prefeitos e prefeitas no Cariri, mas até o fechamento desta postagem o partido ainda não havia publicada a relação dos municípios.
Com
informações portal O Povo +
Leia também:
Argentinos marcham pela memória da ditadura, contestada pelo governo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.