Mas carnaval é também sinônimo de mais trabalho para muitas profissões, nas áreas de serviços e turismo e da segurança pública, por exemplo. Para os ambulantes é o momento de reforçar o caixa, e para proprietários de bares, restaurantes e outros estabelecimentos de lazer, a oportunidade de faturar um pouco mais. Os trabalhadores da segurança — policiais e agentes municipais — ficam com a tarefa de garantir a tranquilidade do trânsito e nos locais de folia.
Quanto a oferecer harmonia nos locais de festa, ruas e estradas, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) divulgou que a Operação Carnaval terá 7.730 profissionais atuando em todo o Estado durante o feriadão, com 1.276 agentes destacados especificamente para Fortaleza. Lançada em 2023, a Secretaria das Mulheres da SSPDS vai manter este ano a Tenda Lilás — com a campanha "Depois do não, tudo é importunação" —, com o objetivo de combater os crimes de gênero e acolher as mulheres que sofrerem violência. O equipamento será instalado nos municípios de Aracati e São Benedito, corredor por onde circula um público de 500 mil pessoas por dia.
Quanto à economia, a Secretaria do Turismo (Setur), divulgou informações avaliando que, no período carnavalesco, o Ceará receberá cerca de 140 mil turistas, crescimento de 12% em comparação com o ano passado. Levantamento do Ministério do Turismo aponta o Estado como o quinto destino mais buscado durante o período, sendo a segunda posição no Nordeste, atrás apenas da Bahia. O Ceará precisa mesmo incrementar o seu turismo. Segundo dados do Instituto Brasisleiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve retração de 3,2% nas atividades no ano de 2023, enquanto a média nacional subiu 6,9%.
O importante é que o Carnaval faz bem para a economia e também é ótimo para a saúde mental das pessoas, pois permite, aos que gostam, alguns dias de folia descompromissada, no qual as dificuldades do dia a dia podem ser esquecidas. Para aqueles que preferem o recolhimento, é uma ótima oportunidade para ler um livro, ou vários, "maratonar" séries na televisão e ampliar a convivência familiar. O importante é que, sendo de um modo ou outro, tudo transcorra na mais absoluta paz. Bom carnaval a todos.
Publicado
originalmente no portal O Povo +
Leia também:
Carnaval 2024: ocupação hoteleira do Ceará deve ultrapassar os 80%
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.