Páginas

29 de fevereiro de 2024

Vereadora agradece prefeito de Altaneira por contrariar decisão da bancada na Câmara

 A vereadora Roberci Vania ao lado da vereadora Dra. Rafaela na Câmara de Altaneira (Foto: Marcos Lima)

A vereadora Roberci Vania de Oliveira (PSD) surpreendeu a bancada da situação ao usar parte de seu tempo no expediente da Sessão da Câmara Municipal de Altaneira, realizada na manhã de ontem (28/02) para agradecer o prefeito Dariomar Rodrigues (PT), que “mesmo contrariando sua bancada” determinou a colocação de placa com informações sobre a obra no entorno da Lagoa Santa Tereza.

Presidente do Senado cobra do governo desoneração para municípios

Para Rodrigo Pacheco, a desoneração dos setores privados não pode ser tratada de forma diferente da desoneração do municípios (Foto: Marcos Oliveira)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu que o governo federal retome a desoneração das prefeituras como previsto na lei aprovada no ano passado pelos congressistas. Em discurso na abertura de ontem, 28, Pacheco disse que está discutindo com o Palácio do Planalto para buscar um novo acordo sobre o assunto. Para ele, a desoneração dos 17 setores não pode ser tratada de forma diferente da desoneração de prefeituras.

Lula volta a criticar ação das forças de defesa de Israel na Faixa de Gaza

Lula discursou no encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Foto: Ricardo Stuckert)

Ao participar, ontem, do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), em Georgetown, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a classificar como genocídio o resultado das ações das forças de defesa de Israel na Faixa de Gaza, na guerra contra o grupo terrorista Hamas, cuja principal vítima tem sido a população civil. Para ele, trata-se de algo que põe à prova "o senso de humanidade".

28 de fevereiro de 2024

O privilégio das igrejas de não pagar impostos, por Érico Firmo

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou PEC para ampliar os benefícios (Foto: Bruno Spada)

Entidades religiosas no Brasil não pagam impostos diretos. São isentas de Imposto de Renda e IPTU. Nem IPVA é pago por veículos de propriedade das igrejas, terreiros de Umbanda ou Candomblé, centros espíritas, sinagogas, mesquitas e outros. Na reforma tributária, o benefício foi ampliado para organizações assistenciais e beneficentes ligadas às instituições religiosas.

TSE restringe uso de inteligência artificial nas eleições municipais

Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Alejandro Zambrana)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) restringiu o uso de inteligência artificial nas eleições municipais deste ano. De acordo com a resolução aprovada no plenário da corte, a medida ocorre para combater desinformação, fake news e manipulações no pleito que ocorre em outubro. As normas foram definidas na sessão realizada nesta terça-feira (27/2), que também deliberou sobre outras regras e normas que serão aplicadas durante o período de campanha e no dia em que os eleitores vão sair às ruas para votar.

27 de fevereiro de 2024

Brejo Santo terá primeira escola indígena do Cariri

No Início do ano povo Isú-Kariri deu início a um ciclo de partilha e escuta com as comunidades para construir coletivamente um currículo específico e diferenciado (Foto: Willian Kurruíra)

O município de Brejo Santo, a 300 km de Fortaleza, terá a primeira escola indígena da região do Cariri, conforme decreto da prefeita Gislaine Landim (PSB). A Escola Indígena em Tempo Integral Isú-Kariri está situada no Sítio Baixio dos Bastos, na zona rural da cidade, e será administrada pela Secretaria Municipal de Educação.

Pedido de anistia feito pelo ex-presidente remete a lei da ditadura

Em discurso na Paulista Bolsonaro pediu "esquecimento", "anistia" e "passar borracha" (Foto: Nelson Almeida)

Estudiosos e pesquisadores da Lei de Anistia e do período dos militares no Brasil (1964 a 1985) avaliaram, a pedido do Correio, o discurso de Jair Bolsonaro, no domingo, na Avenida Paulista. Mostram que o pedido do ex-presidente de "esquecimento", de "anistia" e de "passar borracha" no que ocorreu no país durante seu período, culminando com o 8 de janeiro de 2023, representam uma versão distorcida e equivocada daquilo que representou a Lei 6.683/79 que permitiu o retorno ao Brasil dos exilados e liberou das prisões os presos políticos, e tornou-se um dos primeiros passos da abertura "lenta, gradual e irrestrita".

26 de fevereiro de 2024

Altaneira realiza com sucesso a Primeira Prova de XCT do Cariri

Tomada aérea da Chegada do XCT em Altaneira (Foto: Lucas Gomes/UltraRadical)

Foi realizada na manhã de ontem (25/02) a Primeira Prova de XCT do Cariri cearense. Da sigla inglesa Cross Country Time Trial, onde os atletas largam individualmente contra o relógio, ou seja, buscando fazer o menor tempo possível.

Presenças e ausências no ato da extrema-direita em São Paulo

O ato realizado na Av. Paulista com pouca adesão de cearense (Foto: Miguel Schincariol)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu uma multidão de apoiadores em ato na Avenida Paulista neste domingo, 25. A manifestação ocorreu em meio a investigações da Polícia Federal (PF) sobre uma trama golpista.

Ex-presidente Bolsonaro defende anistia a extremistas e prisões mais brandas, em ato na Paulista

Manifestação em São Paulo ocupou cerca de cinco quarteirões da Paulista (FotoNelson Almeida)

Em um ato que reuniu centenas de milhares de pessoas na Avenida Paulista, na tarde de ontem, o ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma demonstração de força política. O intuito foi destacar que ainda tem capacidade de arrastar multidões de apoiadores e tem ao seu lado deputados, senadores, religiosos e governadores. No entanto, por outro lado, ao contrário do que fez durante a campanha eleitoral e em seus quatros anos de governo, o político moderou no discurso, deixou de atacar as instituições e defendeu anistia para os extremistas condenados por participação nos atentados de 8 de janeiro, em Brasília.

25 de fevereiro de 2024

Classificação Veterano da CMTBA 10 Anos - Etapa 2

8 ciclistas com mais de 50 anos participaram manhã de hoje (25/02) da Primeira Prova de XCT do Cariri. A prova foi válida como Segunda Etapa da edição comemorativa aos 10 anos da Copa MTB Altaneira. Confira os 10 primeiros colocados na Classificação Veterano da CMTBA 10 Anos após a Etapa 2:

Classificação Juvenil da CMTBA 10 Anos - Etapa 2

Apenas três crianças participaram manhã de hoje (25/02) da Primeira Prova de XCT do Cariri. A prova foi válida como Segunda Etapa da edição comemorativa aos 10 anos da Copa MTB Altaneira. Confira os 10 primeiros colocados na Classificação Juvenil da CMTBA 10 Anos após a Segunda Etapa:

1) Heitor Gomes: 25 pontos;

1) João Victor: 25 pontos;

3)  Rayssa Soares: 22 pontos;

Clique aqui e confira a Classificação Geral da CMTBA em 2024

Classificação Visitantes da CMTBA 10 Anos - Etapa 2

Ciclistas de Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Nova Olinda, participaram manhã de hoje (25/02) da Primeira Prova de XCT do Cariri. A prova foi válida como Segunda Etapa da edição comemorativa aos 10 anos da Copa MTB Altaneira. Confira os 10 primeiros colocados na Classificação Visitantes da CMTBA 10 Anos após a Etapa 2:

Classificação Local da CMTBA 10 Anos - Etapa 2

Apenas 9 altaneirenses participaram da Primeira Prova de XCT do Cariri. A prova foi válida como Segunda Etapa da edição comemorativa aos 10 anos da Copa MTB Altaneira, foi realizada na manhã de hoje (25/02). Confira os 10 primeiros colocados na Classificação Local da CMTBA 10 Anos após a Segunda Etapa:

Classificação Feminina da CMTBA 10 Anos - Etapa 2

Realizou-se na manhã de hoje (25/02) a Primeira Prova de XCT do Cariri. A prova contou com a participação de 7 ciclistas e foi válida como Segunda Etapa da edição comemorativa aos 10 anos da Copa MTB Altaneira. Confira a Classificação da Elite Feminina da CMTBA 10 Anos, após a Etapa 2:

Classificação Geral da CMTBA 10 Anos - Etapa 2

Realizou-se na manhã de hoje (25/02) a Segunda Etapa da edição comemorativa aos 10 anos da Copa MTB Altaneira. A Prova foi disputada na modalidade XCT. Confira Classificação Geral da CMTBA 10 Anos após a Segunda Etapa:

Resultado da Segunda Etapa da CMTBA 10 Anos (XCT)

Realizou-se na manhã de hoje (25/02) a Primeira Prova de XCT do Cariri. A prova contou com a participação de 43 ciclistas, sendo 33 homens, 7 mulheres e 3 crianças e foi válida como Segunda Etapa da edição comemorativa aos 10 anos da Copa MTB Altaneira. Confira o Resultado oficial da Segunda Etapa da CMTBA 10 Anos:

24 de fevereiro de 2024

Lula volta a dizer que Gaza sofre genocídio

A fala de Lula se deu em evento no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Foto: Tânia Rêgo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez novas declarações nessa sexta-feira (23/02) sobre a ofensiva de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza. Em evento no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Lula afirmou "ser favorável à criação do Estado palestino livre e soberano".

23 de fevereiro de 2024

Ministro Flavio Dino diz que vai "Atuar para elevar harmonia entre Poderes"

Flávio Dino assume vaga na Suprema Corte (Foto: Fellipe Sampaio)

Cerimônia bastante concorrida, com a presença maciça de autoridades dos Três Poderes, e rasgados elogios do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, marcaram a posse do ex-senador Flávio Dino como mais novo ministro da Corte. 

"Vitória da democracia", diz Barroso em posse de Flávio Dino no STF

O ministro Roberto Barroso é presidente do Supremo Tribunal Federal (Foto: Gustavo Moreno)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Roberto Barroso, enalteceu a trajetória do ex-senador Flávio Dino, que tomou posse nesta quinta-feira (22/2) como integrante da Corte. Cumprindo o rito, o novo magistrado foi conduzido ao plenário pelo mais antigo da Corte, Gilmar Mendes, e pelo mais recente, Cristiano Zanin. Logo em seguida, ele fez o juramento de cumprir a Constituição.

Flávio Dino toma posse como ministro da Suprema Corte

Dino é o segundo indicado à Corte por Lula neste terceiro mandato (Foto: Gustavo Moreno)

O ex-senador Flávio Dino tomou posse, na tarde de ontem (22/02), como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele assume a cadeira deixada pela ministra Rosa Weber — aposentada em outubro do ano passado. A cerimônia foi presidida pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e contou com a participação de autoridades dos Três Poderes.

22 de fevereiro de 2024

Bancada petista em Altaneira desaprova até placa de sinalização de obra

Vereadores Junior Paulino, Professor Nonato e Gean Moura na Câmara de Altaneira (Foto: Marcos Lima)

O que seria algo comum em qualquer gestão pública, em Altaneira vira uma disputa em Situação e Oposição. A vereadora Roberci Vania Oliveira (PSB) apresentou na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (21/02) um requerimento “solicitando a colocação de placa informativa sobre a obra de abertura de via pública sobre o entorno da Lagoa de Santa Tereza”, mas a bancada do Partido dos Trabalhadores desaprovou a proposição.

Ceará atinge média histórica de chuvas e já tem melhor fevereiro desde 2020

O Ceará vem de quatro anos com chuvas dentro ou acima da média histórica (Foto: Marciel Bezerra)

O Carnaval chamou a chuva para o Ceará. Se os nove primeiros dias do primeiro mês de quadra chuvosa mal deram para molhar a terra, os 12 seguintes resolveram compensar. Com a precipitação de 22,1 milímetros (mm) entre as 7 horas de terça-feira, 20 e o mesmo horário desta quarta, o Estado chegou à marca de 134 mm de chuva no mês.

Lula e Blinken defendem criação de Estado Palestino

Blinken e Lula da atuação do Brasil na presidência do G20 (Foto: Evaristo Sá)

O Palácio do Planalto declarou ontem (21/02) que tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, defendem a criação de um Estado Palestino. Os dois estiveram reunidos pela manhã para uma conversa que tratou de temas bilaterais, da relação brasileira com a Venezuela e da presidência brasileira do G20.

21 de fevereiro de 2024

14 Anos do Blog de Altaneira

Neste exato momento no dia 21 de fevereiro de 2010 lançávamos na rede mundial de computadores o Blog de Altaneira. Mais uma vez fizemos um balanço de nossas postagens e da receptividade de nossos leitores. Chegamos hoje marca de 7.966.440 acessos e continuamos como a principal fonte de informações de nosso Município.

Portal do Governo Municipal de Altaneira ganha novo visual, mas continua sem informações

O portal oficial do Governo Municipal de Altaneira ganhou uma nova identidade visual, mas continua sem atualizações no mês de fevereiro. A última notícia publicada no portal é sobre o reajuste dos servidores municipais, datada de 27 de janeiro.

Ceará tem 136 localidades, com 48 escolas e 14 unidades de saúde em área de litígio com Piauí

Grupo de Trabalho coordenado pela PGE-CE que atua na área de litígio entre Ceará e Piauí (Foto: Reprodução/PGE)

Pesquisa socioeconômica apresentada ontem (20/02) por Grupo de Trabalho (GT) coordenado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e que atua na área de litígio entre Ceará e Piauí traçou um raio-x de equipamentos e estruturas administradas pelo Governo do Ceará. Ao todo, 4 distritos e 136 localidades com 48 escolas e anexos e 14 unidades de saúde estão na área que é alvo de disputa judicial no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ministro das Relações Exteriores acusa Israel de criar cortina de fumaça para "encobrir massacre em Gaza"

Vieira chamou manifestações dadas pelo ministro israelense Israel Katz de inaceitáveis e mentirosas (Foto: Marcelo Camargo)

Em entrevista dada na noite desta terça-feira (20/2), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, criticou a reação do governo isralense à fala do presidente Lula (PT). Segundo o chanceler, as declarações feitas pelo governo de Benjamin Netanyahu buscam “lançar uma cortina de fumaça que encubra o real problema do massacre em curso em Gaza, onde 30 mil civis palestinos já morreram, em sua maioria mulheres e crianças, e a população submetida a deslocamento forçado e a punição coletiva”.

20 de fevereiro de 2024

Em meio à crise diplomática, Brasil e Israel elevam o tom

Netanyahu declara Lula "persona non grata". Em resposta, Itamaraty convoca o embaixador de Israel e chama de volta ao país o embaixador brasileiro (Foto: Reprodução/Twitter)

Brasil e Israel resolveram escalar a crise diplomática deflagrada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no domingo, ao comparar a ofensiva israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto. O governo de Benjamin Netanyahu fez uma reprimenda ao embaixador brasileiro Frederico Meyer, sediado em Tel Aviv, e declarou o chefe do Executivo persona non grata. 

19 de fevereiro de 2024

Território em disputa: cearenses na zona conflagrada temem perda de terras para o Piauí

No município de Ibiapina, estrada de areia que leva à divisa dos estados do Ceará e Piauí (Foto: Aurélio Alves)

A vastidão da Serra da Ibiapaba se perde na vista de quem chegue à região em procura de resposta a uma pergunta que tem tirado o sono de muita gente moradora de lá: afinal, irão continuar vivendo no Ceará ou, de agora em diante, passarão ao vizinho Piauí, caso o estado vença a disputa pelas terras travada no Supremo?

Lula acusa Israel de cometer "genocídio" em Gaza e faz comparação com Hitler

Foram as declarações sãs as mais contundentes emitidas até agora sobre o conflito por Lula, que ocupa a Presidência rotativa do G20 (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou Israel neste domingo(18) de cometer um "genocídio" contra civis palestinos na Faixa de Gaza e comparou suas ações com a campanha de Adolf Hitler para exterminar os judeus. "O que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio", declarou Lula à imprensa em Adis Abeba, na Etiópia, onde participa da cúpula da União Africana.

18 de fevereiro de 2024

Por que Piauí e Ceará travam disputa por territórios da Serra da Ibiapaba

Placa de sinalização de dividas estaduais na BR 404 entre o município cearense de Poranga e Pedro II no Piauí (Foto: Aurélio Alves)

Da praia mais calma em Icapuí, extremo leste do Ceará, às movimentadas ruas da região do Cariri, no sul do Estado, fala-se, quase em tom de contação de lendas, da história que o Ceará teria trocado parte do litoral para ter Crateús. O objetivo era que o estado vizinho, Piauí, tivesse acesso ao mar. Passados quase 150 anos ainda pairam dúvidas sobre a costura da anexação dos territórios. Desde 2011, o caso virou uma disputa no Supremo Tribunal Federal (STF), onde tramita a ação cível originária (ACO) 1.831, que pode custar parte do território cearense.

Lula quer retomada do protagonismo do Brasil no continente africano

Lula durante reunião com o presidente do Egito, Abdel Fatah El-Sisi (Foto: Ricardo Stuckert)

No começo da semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu a largada nas viagens internacionais de 2024, começando pela África. Especialistas ouvidos pelo Correio destacam que, com a viagem, o chefe do Executivo busca emplacar a liderança e retomar o protagonismo na região.

17 de fevereiro de 2024

Águas da Transposição do Rio São Francisco são liberadas ao Ceará

Barragem de Jati já recebe as águas do rio São Francisco (Foto: Aurelio Alves)

Águas da Transposição do Rio São Francisco foram liberadas para o Ceará na tarde de ontem (16/02) e chegou na barragem de Jati. Em publicação nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) divulgou que havia solicitado ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, liberação da quantidade máxima, na vazão de 6,5 m³ por segundo.

16 de fevereiro de 2024

Campanha da Fraternidade 2024 debate o fim das inimizades e a intolerância

Dom Gregório Paixão participou do lançamento da campanha em Fortaleza (Foto: Fábio Lima)

Para que a paz seja a realidade entre todos os povos, o incentivo ao fim das inimizades sociais é o objetivo da Campanha da Fraternidade de 2024 (CF). A ação é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a Quaresma e segue até 24 de março, Domingo de Ramos. O evento cristão católico ocorre anualmente a nível nacional e, neste ano, tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

15 de fevereiro de 2024

Bolsonaro naufraga, direita se agarra com ele e irá junto, por Érico Firmo

 Quase todo o conservadorismo está defendendo Bolsonaro do indefensável, um dos mais contudente é o pastor Silas Malafaia (Foto: Reprodução/Facebook)

A direita está sob ataque no mundo, dizem seus líderes. Donald Trump nos Estados Unidos e Jair Bolsonaro (PL) no Brasil são investigados. Quem diria que estimular distúrbios contra a democracia os colocaria em problemas, não é mesmo? Os ex-presidentes atentaram escancarada e deliberadamente contra as instituições e imaginavam não sofrer consequências. Na verdade, aparentemente apostaram tudo para ficar no poder. Perderam e agora precisam arcar com seus atos. Denunciam perseguição, mas parece que esperavam álibi para agir à margem da lei. Não é como se, desde o primeiro momento, os desvios institucionais não fossem apontados.

Viradouro mostra a força da origem ancestral, por Luiz Carlos Azedo

O enredo Arroboboi, Dangbé, ressalta o orixá Oxumaré que na mitologia
africana, representa a mobilidade, a agilidade e a destreza (Foto: Alex Ferro)

A primeira grande revolução nos desfiles de escola de samba foi protagonizada pelo Salgueiro, em 1963, com o enredo Xica da Silva. O coreógrafo Fernando Pamplona deslumbrou o público e o mundo do samba, no primeiro desfile da Avenida Rio Branco, com uma protagonista negra e uma revolução nas coreografias, concebidas para serem vistas de cima para baixo, ou seja, das arquibancadas e das janelas dos prédios.

14 de fevereiro de 2024

Apagões no Carnaval geram prejuízos e reclamações à Enel

A empresa informou um aumento em 50% o número de equipes de manutenção em campo (Foto: Divulgação/Enel)

Os apagões e as seguidas horas sem energia elétrica produziram efeitos negativos que impactaram setores que esperavam faturar mais no feriadão de Carnaval. O setor de bares e restaurantes foi o mais impactado, com casos de estoques de mercadorias perecíveis perdidos durante a falta de luz.

Governadores dos maiores colégios eleitorais mantém distância de escândalo golpista

Cláudio Castro (Rio de Janeiro),Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Romeu Zema (Minas Gerais) são de oposição e aliados declarados do ex-presidente Bolsonaro (Foto: Reprodução/Facebook)

Os governadores dos três maiores colégios eleitorais do país saem do carnaval equilibrando pratos. Se, por um lado, precisam manter a base mobilizada para as eleições municipais — e, para alguns, a de 2026 —, também necessitam evitar desgaste com o eleitor moderado e alimentar o diálogo com o governo federal. Todos são de oposição e aliados declarados do ex-presidente Jair Bolsonaro: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais.

13 de fevereiro de 2024

Brasil registra meio milhão de casos prováveis de Dengue apenas em 2024

O Brasil alcançou 512.353 casos prováveis de dengue apenas no ano de 2024. Segundo atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses nesta segunda-feira (12/2), só neste ano, já foram contabilizados 75 óbitos pela doença, sendo que outros 123 ainda estão sob investigação.

12 de fevereiro de 2024

Bolsonaro rendido, por Joelma Leal

Capa do Jornal O Povo do dia 09/02/2024

Uma semana, no mínimo, movimentada. Se não bastasse anteceder o período carnavalesco, na quinta-feira (08/02) a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Tempus Veritatis (hora da verdade, em tradução do latim).

11 de fevereiro de 2024

Bolsonaro, o conspirador, por Henrique Araújo

Detalhes sobre tentativa de golpe de Estado expõem Bolsonaro e aliados (Foto: Hugo Barreto)

Deflagrada na última semana, a operação da PF mostrou que o então presidente Jair Bolsonaro tentou um golpe de Estado até minutos antes de deixar o cargo. A reunião de 5 de julho de 2022, momento em que pressionou ministros e militares para que encampassem o discurso antidemocrático e partissem para a ação, foi apenas o ensaio geral do que os investigadores chamaram de "dinâmica golpista".

Especialistas veem semelhanças entre trama da extrema-direita e golpe de 1964

 O ex-presidentes Jair Bolsonaro e Castelo Branco (Fotos: Reprodução/Arquivo Nacional)

Nas 135 páginas do relatório da Polícia Federal que gerou a operação Tempus Veritatis, a expressão "golpe" aparece 78 vezes. E "golpistas", 34. Para o Ministério Público e para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não restou dúvida de que Jair Bolsonaro e seus auxiliares tentaram implementar um golpe de Estado no país, via abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

10 de fevereiro de 2024

Na folia ou em casa, um carnaval de paz

Carnaval é o período do ano no qual há uma transformação na sociedade, em que todo o País parece agir em função da festa. É certo que existe uma parcela de brasileiros que não se comove com a celebração, quando milhares de pessoas se atiram nas ruas e nos clubes com alegria incontida. Porém, mesmo os que optam por não participar do evento, assistem, ou pelo menos dão uma espiadela no desfile das escolas de samba do Rio, e zapeiam ver o que acontece nas cidades onde a festa é tradicional. Fortaleza, que durante algum tempo foi considerada, de modo equivocado, uma cidade sem carnaval, viu florescer uma profusão de blocos para todos os gostos, que tomam conta das ruas antes mesmo de começar, oficialmente, o período carnavalesco.

Além de tudo, burros, por Érico Firmo

O ex-presidente Bolsonaro em reunião ministerial onde foi tratada as tramas do golpe (Foto: Reprodução/STF)

Está evidente que não foi por falta de vontade ou tentativa que não houve um golpe de Estado no Brasil em 2022. Como de resto no governo Jair Bolsonaro (PL), faltou competência, inteligência, capacidade. Mas, houve intenção, planos e ações com esse objetivo. O fracasso não elimina a ocorrência do crime. E o imperativo de punição rigorosa e exemplar.

Vídeo mostra bastidores de trama para sabotar as eleições

O vídeo da reunião faz parte da investigação que apura suspeita de tentativa de golpe de Estado por parte de Bolsonaro e auxiliares (Foto: Reprodução/STF)

Um vídeo apreendido na casa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República, mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro e integrantes do governo tramaram para inviabilizar as eleições de 2022, com temor de serem derrotados pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva.

9 de fevereiro de 2024

Prefeito anuncia início das obras de revitalização da Lagoa Santa Teresa

Prefeito, vereadores e vereadoras na Lagoa Santa Teresa (Foto: reprodução/Instagram)

O prefeito Dariomar Rodrigues (PT) postou nas suas redes sociais imagens ao lado de vereadores e vereadoras de seu partido com maquinas pesadas na Lagoa Santa Teresa, no centro da cidade de Altaneira. “É com imensa alegria que compartilho este momento histórico para Altaneira”, escreveu o gestor.

Golpismo destrambelhado, desavergonhado e desmiolado, por Érico Firmo

Jair Bolsonaro, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira em imagens de arquivo  (Foto: Fabio Pozzebom)

O conjunto de revelações tornadas públicas nesta quinta-feira, 8, sobre um golpe de Estado é estarrecedor. A esta altura do processo histórico, um presidente da República eleito — miseravelmente, mas eleito — teve o descaramento de se envolver até o etmoide com uma maquinação para violentar a democracia. A conversa de respeitar as "quatro linhas da Constituição" era um disfarce xexelento.  Gente graúda do Exército, com sobrenomes a zelar, depois dos traumas vivenciados, meterem-se numa aldrabice desse tamanho. Ainda queriam convencer todo mundo de que o 8 de janeiro não era golpista, era uma manifestação legítima que saiu do controle ou, pior, foi vítima de infiltrados.

Generais cearenses teriam papel central em tentativa de golpe, segundo a PF

Generais Paulo Sérgio Nogueira e Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira (Foto: Reprodução/EB)

Alvos da operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, 8, os generais cearenses Estevam Theóphilo Gaspar de Oliveira e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, tiveram papel central na investida do governo de Jair Bolsonaro (PL) contra a normalidade institucional. Os dois, em conjunto com mais militares, teriam se aproveitado da alta patente para incitar apoio a medidas para o Golpe de Estado ser consumado. Ou participado ativamente delas.

Presidente do Senado reage a plano de golpe. Oposição ataca

Rodrigo Pacheco defendeu o aprofundamento das investigações, enquanto Hamilton Mourão sustentou que o país vive uma "situação de não normalidade" (Foto: Reprodução/Agência Senado)

O presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reagiu à operação da Polícia Federal (PF) contra a organização criminosa que planejava um golpe de Estado, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), assessores, militares e ministros do seu governo. A investigação indica que Pacheco foi apontado como uma das autoridades — ao lado dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes — cujas prisões estariam sendo arquitetadas.