O prefeito Sarto e a ex-prefeita Luizianne não prestigiaram a vista do presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
“O Lula conhece muito o Brasil e cada viagem dessa ele volta com uma impressão, um retrato da situação. Ele tem muito feeling político”, definiu. “Nesse primeiro momento, é mais de escuta, de atualização da realidade política onde ele passa e mais adiante ele vai ter muito mais elementos para opinar”, resumiu. Se Lula captou bem o clima, sentiu a tensão que toma o PT em Fortaleza.
Pré-candidata a prefeita, Luizianne Lins (PT) não compareceu e a ausência se tornou o fato político do evento. O líder do governo, José Guimarães (PT), também não foi, mas por problema de saúde. Sobre Luizianne, a assessoria divulgou nota que confronta o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), estrela do evento desta sexta-feira, depois de Lula.
Ela lembrou que teve acesso ao palco barrado em outro evento que o MEC promoveu com Lula em Fortaleza, em maio de 2023. “A deputada não irá se submeter a isto novamente, pois já basta de tanta violência política contra ela”, diz a nota da assessoria.
Quando Lula desceu do avião, estava por perto o presidente da Assembleia, Evandro Leitão. Assim como Luizianne, é pré-candidato a prefeito. Já se falava da pré-candidatura há muitos meses, mas a condição foi oficializada nesta semana. Pela forma como opera com simbolismos o grupo de Camilo, é difícil crer ter sido coincidência ele se lançar na semana em que Lula visitaria a cidade.
Na ausência, e na justificativa para tal, Luizianne acrescenta ingredientes inflamáveis na disputa interna petista.
Camilo
e os atritos
Comentei anteontem neste espaço que Lula pediu aos ministros para evitarem atritos nas bases em função das disputas eleitorais. E falei como isso seria difícil para Camilo, enfronhado na disputa local com equações difíceis de solucionar. Já agora, eis Camilo envolto em atrito dos grandes no PT.
O ministro pode argumentar que não é culpa dele. Luizianne há de dizer que é dele, sim.
Sarto
e as visitas de Lula
Lula visitou Fortaleza três vezes neste mandato. O prefeito José Sarto (PDT) esteve em uma delas. Nesta sexta, chegou a ser mencionado pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Mas, não estava presente na Base Aérea.
Na visita anterior, em setembro, à sede do Banco do Nordeste, no Passaré, Sarto esteve presente. Já na primeira passagem presidencial pela capital no atual mandato, Sarto não compareceu e justificou ter tido problema de saúde. Nesta sexta, o prefeito participou de inauguração durante a manhã.
O PDT é base do governo Lula, mas o prefeito sofre oposição do PT. Na semana passada, o ministro pedetista, Carlos Lupi, da Previdência, visitou Fortaleza, mas nem parecia agenda de dirigente federal. Integrantes do Governo do Estado e do partido do presidente não deram as caras.
Publicado originalmente no portal O Povo +
Leia também:
Lula no Ceará acirra de vez clima no PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.