11 de janeiro de 2024

Grupo de Ciro reassume comando do PDT Ceará

Flávio Torres (ao lado de Ciro na foto) presidirá o PDT cearense  (Foto: Mateus Dantas)

O PDT já tem um novo comando no Ceará. A Justiça Eleitoral confirmou a inscrição da Comissão Provisória enviada pelo partido na semana passada e oficializou o novo grupo que estará à frente da sigla pelos próximos seis meses, pelo menos até o início de julho.

Ao todo, 12 nomes vão compor a nova comissão. Como O POVO já havia adiantado, o ex-senador Flávio Torres será o presidente do partido no Ceará. A vice-presidência será ocupada por Cristhina Brasil. Francisco das Chagas Soares será o secretário do partido e o vereador Iraguassu Filho será o tesoureiro.

Flávio Torres é ex-senador e foi um dos fundadores do partido no Ceará. Ele foi primeiro suplente da então senadora Patrícia Saboya e assumiu o mandato entre julho e novembro de 2009, após pedido de licença da titular.

Os indicados para vagas de liderança são próximos ao deputado federal André Figueiredo (PDT), que conta ainda com nomes como o ex-ministro Ciro Gomes, o ex-prefeito Roberto Cláudio e o atual José Sarto. André preside o partido nacionalmente de forma interina e travou uma queda-braço no ano passado com o grupo ligado ao senador Cid Gomes (PDT), que deve deixar o partido.

O mandato do antigo diretório estadual pedetista no Ceará, comandado por Cid, teve a vigência encerrada em 31 de dezembro do ano passado. Desde então, o partido aguardava o sinal verde da Justiça Eleitoral para oficializar a nova composição.

A crise interna no PDT cearense fez com que o partido - primeiro em prefeituras nas eleições de 2020 - sofresse baixas, com prefeitos e parlamentares anunciando saídas ou tentando, judicialmente, deixar o partido sem perder mandato.

Além de Cid Gomes, que irá para o PSB, mais de 40 prefeitos devem sair do partido para disputar as eleições deste ano. Com isso, a nova comissão provisória terá que trabalhar para reestruturar a legenda no Interior e se preparar para a eleição de 2024.

Neste cenário, a Capital, gerida por José Sarto, passa a ser uma prioridade do grupo político pedetista. Sarto tentará a reeleição num cenário em que o grupo estadual comandado pelo PT deve lançar nome próprio. Além disso, partidos da oposição mais à direita, como União Brasil e PL, projetam candidaturas competitivas para o ciclo atual.

Em entrevista coletiva nessa quarta-feira, Sarto afirmou que a crise no PDT Ceará "já acabou" e o partido "não tem crise". "Só tem briga quando dois querem. Eu não quero brigar", afirmou antes da cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares de Fortaleza, realizado na Teatro São José, no Centro.

Quanto à ala liderada por Cid Gomes, Sarto, sem citar nomes, declarou que "quem tiver opinião divergente, siga o seu caminho". E reforçou: "Cada um deve seguir o seu caminho naturalmente. O que o Brasil precisa hoje é pacificar. É divergir compreendendo as razões do outro para divergir".

Ainda na linha de "pacificação", o prefeito garantiu que o diretório municipal do PDT já está nesse patamar. "PDT hoje, de Fortaleza, está pacificado. Liderado pelo ex-prefeito Roberto Cláudio, que é o presidente, e estou na vice-presidência, e está pacificado".

Confira os membros da nova comissão provisória do PDT Ceará

Francisco Flávio Torres de Araújo - Presidente

Ana Cristhina de Oliveira Brasil de Araújo - vice-presidente

Francisco das Chagas Soares - secretário

José Iraguassu Teixeira Filho - tesoureiro

Alessandra Aires Sabino Vieira - membro

Diana Maria Maciel Mano de Carvalho - membro

Francisco Claudio Pinto Pinho - membro (deputado estadual)

Geraldo Sinezio Sobrinho - membro

Ianna Fernandes de Almeida Brandão - membro

Ivanildo Ananias Machado da Paixão - membro

Janes Ruth Chaves Nascimento Viana - membro

Sandra Paula Pereira de Araújo - membro

Com informações portal O Povo +

Leia também:

Sarto joga para janela partidária articulação sobre reeleição, mas já se reúne combase

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.