Além de Evandro Leitão , é esperado a filiação de uma série de prefeitos cearenses ao PT (Foto: Bia Medeiros)
A informação foi confirmada pelo líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT). Segundo o deputado, o ato selando a filiação de Evandro deve contar ainda com o anúncio de migração de uma série de prefeitos cearenses ao partido. A sigla, no entanto, ainda avalia o horário e local do evento que oficializará as filiações.
Cotado para entrar no PT há vários meses, Evandro é tido hoje como o nome favorito do ministro Camilo Santana (Educação) para a disputa de 2024 em Fortaleza. A candidatura do deputado, no entanto, ainda depende do processo interno do PT, uma vez que existem hoje outros três pré-candidatos do partido à Prefeitura de Fortaleza - Luizianne Lins, Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio.
No final de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) deferiu pedido do deputado em que ele pedia a justificação de uma possível desfiliação do PDT. O caso, no entanto, ainda tem possibilidade de recursos tanto no TRE-CE quando no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Um dos recursos contra a decisão pró-Evandro, aliás, está incluído na pauta de julgamentos do TRE-CE nesta segunda-feira. Desde o início do caso, o PDT Nacional argumenta que o parlamentar deveria perder o mandato por infidelidade partidária caso peça desfiliação da sigla. Mesmo assim, a notícia de filiação de Evandro "agitou" bastidores da política local.
"É o curso natural, é mais que natural a filiação do Evandro. Ele tem todos os elementos de um bom militante, que tem identidade, tem relação programática. Sua história de vida, o seu trabalho, acho que vem coroar tudo isso", destaca o líder do bloco do PT na Assembleia Legislativa, deputado De Assis Diniz (PT), um dos que primeiro "convidou" Evandro para a sigla.
"Ele é muito bem-vindo, é um nome que agrega, que nos orgulha, tem densidade, tem peso, mas principalmente por sua condição de, por onde passa, transformar seu trabalho em sucesso. Fico muito feliz, vamos fazer um grande ato político, na dimensão que é o peso político do presidente Evandro", diz ainda De Assis.
Líder do governo Elmano de Freitas (PT) na Assembleia, o deputado Romeu Aldigueri (PDT) também repercutiu a migração do deputado, destacando "inúmeras virtudes e qualidades" do pedetista. "Inteligente e capacitado, humilde e democrata, atua coletivamente sempre (...) perde o PDT, e o partido que o está recebendo ganha muito".
Além de Evandro, é esperado para o próximo sábado também o ato de filiação de uma série de prefeitos cearenses ao PT. Entre os nomes que devem entrar no partido, está o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Professor Marcelão, eleito em 2020 pelo Pros e que atualmente disputa no município com o grupo do deputado Cláudio Pinho (PDT) - opositor do governo Elmano de Freitas (PT).
O PT ainda não "fechou" detalhes sobre a filiação de prefeitos, mas a expectativa é que um grande bloco de lideranças do Interior sele migração para o partido, incluindo alguns dos 43 prefeitos que recentemente anunciaram planos de deixar o PDT após racha entre Cid Gomes (PDT) e André Figueiredo (PDT) no partido.
Entre políticos, as migrações são vistas como fluxo "natural" após vitórias expressivas do PT no Ceará tanto na disputa pelo Governo do Estado do Ceará quanto na Presidência da República.
Com
informações portal O Povo +
Leia também:
Filiação de Evandro incomoda aliados de Luizianne
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.