Páginas

26 de dezembro de 2023

Geraldo Alckmin convida Cid Gomes pera se filiar ao PSB

Geraldo Alckmin é vice-presidente da República e liderança forte no partido (Foto: Reprodução/PSB)

Atualmente em rota de saída do PDT, o senador Cid Gomes recebeu convite do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para se filiar novamente ao PSB. A informação foi confirmada à coluna pelo presidente do PSB no Ceará, Eudoro Santana, que afirma que a migração do grupo do senador para o partido está “muito bem encaminhada”.

Em conversa com a coluna, deputados que integram o grupo afirmam que a filiação ao PSB já é dada como certa, mas ainda não pode ser “cravada” oficialmente por conta de "detalhes" – como fechamento de datas, comissões partidárias e situações pontuais no Interior onde o partido está com grupos opositores a cidistas, entre outros.

“Está tudo muito bem encaminhado para acontecer. Houve uma reunião a nível nacional, houve um convite do vice-presidente da República ao Cid (Gomes), houve uma reunião com o pessoal do Recife, e houve também uma reunião só para avaliar algum choque que possa ter no nosso grupo nos municípios. O trabalho foi geral”, afirma Eudoro.

Com isso, Cid deve voltar novamente ao PSB, partido ao qual já foi filiado entre 2005 e 2013. A saída do grupo do senador do partido ocorreu por conta da pré-candidatura do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República. Na época, cidistas buscavam apoiar a reeleição de Dilma Rousseff (PT).

Neste sentido, o presidente do PSB Ceará afirma que a mudança deve começar com a filiação de Cid e de prefeitos ligados ao senador no Estado. Já o grupo de deputados federais e deputados estaduais do bloco deverá confirmar a migração apenas após a realização de consultas na Justiça Eleitoral, que tentam justificar as saídas do PDT.

“Tem esse problema dos deputados, isso vai ser resolver depois. Se não conseguirmos resolver em ‘tempo recorde’, vai ser o Cid com os prefeitos agora e depois vem o resto. A conversa está sendo realizada com todos, porque é um ambiente muito complexo, então estamos fazendo da melhor forma, para não trazer tensões para o partido”, diz.

Em conversa com a coluna, um deputado federal que integra o grupo afirma que a "decisão" envolvendo o PSB "já está superada". Além disso, uma questão importante negociada entre cidistas e PSB é que o grupo do senador deverá ter controle do partido em Fortaleza para a eleição de 2024, onde deve apoiar bloco do governo Elmano de Freitas (PT).

Nos últimos dias, Cid se reuniu com o ministro da Educação Camilo Santana (PT), filho de Eudoro, e com diversos deputados que integram o bloco. Na pauta da conversa, estavam justamente tratativas para a migração do bloco para o PSB.

Leia também:

Prefeita do PDT não espera Cid e é anunciada no Republicanos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.