16 de outubro de 2023

Fim de uma era: Henrique Avancini se despede do XCO

Bicampeão mundial, Henrique Avancini marcou seu nome na história do MTB (Foto: Felipe Almeida)

A despedida do maior ciclista brasileiro de todos os tempos não foi como ele esperava, mas mesmo assim Henrique Avancini saiu da pista nos braços do povo. Ontem (15/10) no MTB Festival, em Mairiporã (SP), o bicampeão mundial teve problema no pneu traseiro furado e terminou a prova de cross-country olímpico com o tempo de 01h31m40s.

A vitória ficou com José Gabriel, da Oggi Bike, com o tempo de 1h24m40s. Ao cruzar a linha de chegada, Avancini abraçou os pais e chorou, enquanto o povo gritava seu nome.

“Bem difícil falar hoje, é um dia muito especial para mim, para todo mundo que fez parte da minha jornada. Sou muito grato por ter aprendido tanto em cima de uma bike, pode parecer maluquice, mas estou muito feliz que furei o pneu, acho que foi a melhor forma de honrar o esporte como atleta, dando tudo de si. Foi tudo como tinha que ser, curti muito o calor da galera”, comentou Avancini.

Multicampeão nacional e internacional, o ciclista Henrique Avancini marcou seu nome na história do mountain bike. Na disputa do MTB Festival, ele ganhou da Caloi uma bike especial, com momentos especiais da carreira.

Ainda muito emocionado, o ciclista falou sobre sua paixão pelo esporte. “Esse esporte é muito bonito, mistura de sensação, de emoção, me dediquei 26 anos da minha vida a competir em cima de uma bike. Estou me aposentando sem saber tudo, é um esporte bonito e completo, me ensinou muito na vida”, completou.

A decisão de deixar as competições oficiais aconteceu em 22 de agosto, depois do bicampeonato mundial da maratona (XCM), conquistado na Escócia. O atleta da Caloi agradeceu a cada experiência vivida dentro do esporte.

“Sou grato por tudo, por cada adversário, cada torcedor, minha vida na bike e como atleta foi muito improvável e muito bonita. Tive a felicidade de alcançar muita gente através dos meus erros, dos meus acertos, das conquistas, das frustrações. Foi um canal para passar muita coisa para muita gente. Sou realmente grato por ter uma carreira que foi muito mais do que só alinhar e competir. Recebi muito carinho e muito ódio, mas isso me levou a uma evolução que sou muito agradecido”, comentou Avança.

Na tarde desta sexta-feira (13/10), o ciclista Henrique Avancini venceu a disputa do Short Track (XCC) do MTB Festival, completando o percurso em uma disputa emocionante de 6 voltas com o tempo de 22min44seg578ms. Atrás dele chegaram os atletas José Gabriel com o tempo de 22min44seg579ms e Ulan Galinski com 22min55seg557ms. 

A prova de XCC foi marcada pela disputa do começo ao fim pelos atletas Avancini e Zé Gabriel. Na linha chegada os atletas travaram uma forte batalha até a linha de chegada, com apenas 1 centésimo de diferença. Foi necessário o uso do photo finisher (VAR) para decidir quem foi o grande campeão. Henrique comentou sobre o ocorrido.

Avancini no lugar mais alto do pódio no XCC (Foto: Alemão Silva)

“Eu estava segurando a emoção na largada, mas passa um turbilhão de emoções e estou curtindo esse momento. Vivi muita coisa no esporte e isso é um momento novo, estou curtindo essa nova experiência”, comentou Avancini.

Henrique disse que na primeira volta seu batimento cardíaco estava no máximo, mas sabia que o pessoal ia hesitar, então manteve a estratégia e tentar ter uma boa leitura.

“Não teve polêmica, eu fiz a tangente mais aberta e volto no trilho. O Guidão do Zé Gabriel clipou, quando entrou pro baixo a roda dianteira perdeu o contato, acabei me desclipando e vencendo. . Na reta final exprimi um pouco além já que estava na situação de vantagem, mas minha chegada não foi tão boa e acabei arriscando pouco. Assumi um risco, mas fiz uma prova”, finalizou o multicampeão brasileiro.

Com informações portal Go Out Side


Clique aqui e assista o vídeo de despedida de Avancini no Instagram


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.