15 de outubro de 2023

Cearenses apreciam eclipse solar anular na Praia de Iracema

Sol encoberto pela Lua durante eclipse visto da Praia de Iracema em Fortaleza (Foto: Fco Fontenele)

Na correria da rotina, parar para apreciar o céu não é comum. Mas na tarde de ontem (14/10) milhares de pessoas se prepararam para observar o alinhamento de dois astros. Na Praia de Iracema, uma multidão observou o eclipse anular do Sol.

Diversos grupos de famílias e amigos foram ao local para observar o fenômeno astronômico. A faixa de areia, o calçadão e os espigões, que já recebem público considerável aos fins de semana, ficam lotados com os espectadores.

O fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, deixando parcialmente visível a borda solar como uma linha fina brilhante, também conhecido como "anel de luz". Contudo, apenas em algumas regiões foi possível ver o evento de forma completa.

Em Fortaleza, ele foi visto parcialmente. Com uma cobertura de cerca 85%, o Sol foi visto com o formato minguante. Em toda a região entre Juazeiro do Norte e Iguatu, o eclipse foi visto com o "anel de luz". O último eclipse solar anual visível do Ceará foi em 1995.

O estudante William Amaral, 20, foi com parentes e amigos apreciar o eclipse. Ele conta que eles não conseguiram comprar a lente antes mas conseguiram adquirir na praia, já com um suporte de papelão. "Quando a gente viu com a lente foi a surpresa! Top, ne? Esse tipo de eclipse foi algo que nunca vi. Da última vez, não era nem nascido", conta.

"A gente chegou e tava com medo de olhar. Parece um desenho", disse Linda Willyane, 26, guarda municipal.

Heliara Lopes, 33, e Jônatas Lopes, 41, levaram Abner, 4, para observar o eclipse. "Foi legal", resumiu o pequeno. Ele conta que a mãe já tinha explicado como ia ser ver "o Sol e a Lua juntos". "A gente se organizou para vir com amigos da igreja. Ele adora passeio. E gosta muito de olhar para a lua", disse a mãe.

O auxiliar administrativo Israel Soares, 25, foi com a família. "Compramos a lente em um depósito de construção perto de casa, no Conjunto Ceará". Eles fizeram um suporte com papelão de caixa de sapato para facilitar o manuseio da lente.

Para observar o fenômeno sem risco para a saúde, é indicado usar óculos especiais ou filtro de solda com 14 milímetros, utilizado no visor das máscaras dos soldadores. O material chegou a esgotar em diversas lojas especializadas de Fortaleza.

O representante de vendas Marcio Santos viu a oportunidade de faturar com o evento. Ele estava no espigão da avenida João Cordeiro vendendo as lentes por R$20, cada. "Consegui comprar hoje na distribuidora e vim vender". Em 15 minutos ele vendeu 15 unidades.

Vivyane Ferreira, 34, e Wendel Gomes, 40, escolheram a praia como ponto de observação porque viram no jornal que era um dos locais indicados pela boa localização. "Fomos ao Dragão do Mar para tentar o óculos mas esgotou em 1 hora. Passamos em quatro lojas de material de construção e até a número 12 não tinha mais", contou a corretora. Eles também conseguiram adquirir a lente no local.

O fenômeno foi visível a partir das 15h20min e terminou em torno de 17h30min, aproximadamente. Apenas daqui a cerca de duas décadas será possível observar um eclipse solar anular novamente do Ceará, conforme o o astrônomo e colunista do OP+, Romário Fernandes.

Com informações portal O Povo +

Leia também:

Uma noite no museu

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.