Presidente Lula participa da comemoração dos 25 anos do Programa Crediamigo, do Banco do Nordeste (Foto: Fábio Lima) |
Montado para comemorar o aniversário de linhas de crédito do Banco do Nordeste (BNB), palco de evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Fortaleza nesta sexta-feira, 1º, teve fortes ares de palanque para a eleição de 2024 na Capital. Pela manhã, compareceram ao ato praticamente todos os pré-candidatos já anunciados pela centro-esquerda para a disputa.
Ao todo, estiveram na “caravana” do presidente todos os nomes que já se lançaram pelo PT, incluindo a deputada federal Luizianne Lins e os deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio. Cotado para trocar o PDT pelo PT ou outra sigla aliada, o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, também acompanhou a ida de Lula ao BNB.
A passagem do petista pelo Ceará marca também o fim de semana de forte articulação política de olho na eleição de 2024. No último dia 25 de agosto, Luizianne Lins anunciou oficialmente pré-candidatura para a disputa. Horas depois, Evandro Leitão recebeu do diretório estadual do PDT uma carta de anuência autorizando sua desfiliação do partido.
A intensa carga política acabou se refletindo já na chegada do presidente ao Estado. Inicialmente esperado para a manhã de sexta-feira, Lula surpreendeu parte dos aliados ao pousar em Fortaleza na noite anterior, ainda na quinta-feira. A ideia original, segundo relatam membros da cúpula do PT cearense, era que ele jantasse na Capital com o governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro Camilo Santana (PT).
O encontro, no entanto, acabou cancelado após Lula alegar cansaço por conta do dia de agenda pública no Piauí. Mesmo assim, tanto Luizianne quanto Evandro estiveram no aeroporto para a recepção do presidente. Na manhã seguinte, aliados de ambos os pré-candidatos sondavam jornalistas para saber se o presidente teria se reunido com algum dos dois. Oficialmente, no entanto, isso não teria acontecido.
No BNB, a passagem de Lula acabou sendo rápida e sem acenos públicos para além do evento do banco. Embora Luizianne tenha chegado cerca de 30 minutos após o início da cerimônia, tanto ela quanto Evandro receberam destaque no palco, sendo citados pelas autoridades presentes. A deputada do PT, no entanto, foi mais aplaudida pela plateia.
Depois da cerimônia, o presidente almoçou com equipe pequena de políticos, que incluiu o presidente o presidente do BNB, Paulo Câmara, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Educação, Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas (PT) e o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT).
No cardápio, baião de dois com carne de sol, combinação tipicamente cearense. Na sobremesa, sorvete de coco.
Outro pré-candidato presente no palco era o prefeito José Sarto (PDT), que já se lançou para a reeleição. O pedetista, no entanto, acabou ocupando espaço mais isolado no palco, ficando sem realizar muitas interações com os outros presentes. Ao final do evento, ele foi procurado pelo ministro Camilo Santana, com quem trocou cumprimentos amistosos.
Lula faz críticas a Bolsonaro e manda recado para presidente do Banco Central
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Ceará nessa sexta-feira, 1° de setembro, rendeu menções e críticas diretas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A fala ocorreu durante evento em que o petista discursava, na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza.
Lula citou Bolsonaro, numa rara menção nominal ao adversário político nas eleições de 2022, e disse que ele “não voltará”. Durante a fala, o presidente argumentou que o mandato passa rápido para quem governa.
"É chato, porque o mandato está acabando. Só faltam três anos e quatro meses, porque oito meses já comemos". Já para os opositores, segundo Lula, ocorreria o inverso. "Para quem está na oposição esperando a vaga, demora". Foi então que ele citou Bolsonaro.
"Bolsonaro deve estar coçando as unhas e mordendo, porque vai demorar para ele. Vai demorar e certamente ele não voltará", disse o petista aos presentes na cerimônia em Fortaleza.
Bolsonaro foi declarado inelegível por oito anos, a partir das eleições de 2022, pela maioria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião no Alvorada com embaixadores estrangeiros em 2022.
No início do discurso, Lula mandou recado ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e para economistas do Brasil. Desde que assumiu a Presidência, Lula tem criticado o atual patamar de juros no Brasil e defendido a redução da taxa Selic.
"Espero que alguns economistas e o presidente do Banco Central (Campos Neto) tenham ouvido os discursos das duas companheiras aqui (beneficiárias de programas que falaram no evento), porque essa gente precisa compreender que o dinheiro que existe no País precisa circular nas mãos de muita gente. Se o dinheiro ficar parado na mão de poucos é concentração de riqueza", disse Lula.
O petista reforçou que quando o dinheiro é distribuído para muita gente a economia cresce. "Essa muita gente que compra alguma coisa, que produz, esse dinheiro gera emprego, desenvolvimento, comércio, fábrica e aí a gente percebe que acontecem duas coisas. A economia vai crescer, mas que ela crescendo ela precisa ser distribuída. Não podemos assistir na TV que o PIB cresceu e não foi distribuído (...) senão não tem sentido", pontuou.
Lula desejou que economistas estivessem assistindo ao evento do BNB para perceber os "benefícios" que acontecem "quando a gente acredita no povo trabalhador e mais humilde".
Elmano reforçou que as famílias do Nordeste "sofrem na pele" o que as vezes só é falado em discursos e teses por políticos e parabenizou os programas Crediamigo e Agroamigo ajudam essas famílias da região.
Também
nesta sexta-feira, Lula confirmou que o Ceará receberá uma unidade do Instituto
Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a ser instalada em Fortaleza e classificou a
ação como um "prêmio de merecimento" para o Ceará que tem registrado
bons índices na educação e na aprovação do ITA.
Com informações portal O Povo +
Leia também:
Chegada de Lula já teve "marcação cerrada" nos
bastidores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.