Páginas

7 de setembro de 2023

Cerca de 50 mil acompanharam o desfile de 7 de Setembro em Brasília

Entre as várias atrações que passaram pelo Eixo Monumental, o público presente aplaudiu bastante a passagem o tradicional show da Esquadrilha da Fumaça (Foto: Ed Alves)

O desfile em comemoração ao Dia da Independência foi encerrado, na manhã desta quinta-feira (07/09), sem grandes transtornos. Oficialmente, o evento teve início por volta das 9h25 e terminou às 11h10, durando pouco menos de duas horas.

Informações preliminares da Secretaria de Comunicação da Presidência da República dão conta de que a Polícia Federal e o Exército Brasileiro estimaram um público de cerca de 50 mil pessoas nas arquibancadas da Esplanada dos Ministérios.

Entre as várias atrações que passaram pelo Eixo Monumental, o público presente aplaudiu bastante a passagem do Zé Gotinha, mascote do Sistema Único de Saúde (SUS), e o tradicional show da Esquadrilha da Fumaça, que rasgou o céu de Brasília com suas manobras.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Esplanada dos Ministérios no Rolls Royce, carro oficial da Presidência da República acompanhado da primeira-dama, Janja, para acompanhar o desfile cívico-militar das celebrações do 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil.

Na tribuna de honra, entre as autoridades, também estão presentes a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Em pronunciamento em cadeia nacional, Lula destacou o caráter popular das comemorações e destacou o slogan "Democracia, Soberania e União". O presidente pregou também a união, independentemente da preferência política ou "do time de futebol". Segundo ele, nos últimos oito meses, o governo combateu o discurso de ódio e o entendimento voltou a ser palavra de ordem.

"Investimos no diálogo com o Congresso Nacional, os governos estaduais, as prefeituras, o Poder Judiciário, os partidos políticos, os sindicatos e a sociedade organizada. Por isso, amanhã não será um dia nem de ódio, nem de medo, e, sim, de união. O dia de lembrarmos que o Brasil é um só. Que sonhamos os mesmos sonhos", declarou o presidente.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

7 de Setembro: desfile é marcado por homenagens a Lula

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.