O professor Nicolau Neto é blogueiro e
defensor de uma sociedade antirracista (Foto: reprodução/BNN) |
Segundo o professor, a ideia é contribuir para um diálogo mais efetivo e eficaz entre os municípios, o Estado e a União para o combate ao racismo e a promoção da equidade de raça e de gênero. “Com as secretarias instaladas, os recursos para políticas públicas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial do Governo Federal e do Governo do Estado serão destinados prioritariamente para estes municípios”, destaca Nicolau.
“Nós somos o país mais negro fora do continente africano. A população do Ceará é majoritariamente negra (72%). E em mais de 500 anos de História, dos quais mais da metade foi de regime de escravidão, não há registros de que os municípios tenham políticas efetivas de enfrentamento ao racismo”, frisa.
O Ceará, por exemplo, incorporou pela primeira vez este ano uma Secretaria de Igualdade Racial. Isso comprova que o caminho a ser percorrido ainda é muito longo. Nesse sentido, já que a União tem um Ministério da Igualdade e o Ceará conta com uma Secretaria da Igualdade, seria interessante que, legalmente e institucionalmente, os municípios acompanhasse esse processo, complementa o professor e ativista.
Nicolau afirmou que já conversou com líderes políticos de alguns municípios da região, a exemplo de Santana do Cariri através do vice-prefeito João Cabral; de Potengi por meio do prefeito Edson Veriato; de Nova Olinda com o vereador Aureliano Souza e de Altaneira com o vereador e presidente da Câmara Deza Soares. Todos se mostraram aberto ao diálogo.
O cariri é composto por 28 municípios, a saber, Abaiara,
Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo
Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati,
Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte,
Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.
Enviado por Valéria Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.