Lula entre Camilo e Elmano no lançamento do programa Escola em Tempo Integral (Foto: Ricardo Stuckert) |
A primeira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Ceará em seu terceiro mandato foi marcada por anúncios de investimentos em educação, elogios ao ministro da área, Camilo Santana, e críticas a Jair Bolsonaro (PL), antecessor no Planalto.
Em Fortaleza e no Crato, município da região do Cariri para onde o petista seguiu depois de compromissos na capital cearense, Lula apresentou dois projetos que respondem por grande parte da agenda positiva do governo nesses quatro meses de gestão: o Programa Escolas de Tempo Integral e o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, cujo pontapé inicial foi dado com a assinatura de uma medida provisória durante o evento.
“Camilo anunciou que estamos investindo R$ 4 bilhões para recuperar todas as obras educacionais que estavam sendo feitas desde o meu governo e no da Dilma e que o ‘homicida’ que governou esse país não continuou”, disse o presidente, numa menção indireta a Bolsonaro.
Antes, no Centro de Eventos, em Fortaleza, Lula já havia comparado o ex-mandatário a uma “praga de gafanhotos”. No Crato, continuou a atacá-lo, acusando-o de disseminar ódio por meio das redes sociais.
Ao explicar por que tinha decidido disputar novamente uma eleição, por exemplo, o presidente afirmou que “não é correto um cidadão deixar o seu país afundar, como esse país estava afundando, com um cidadão que não gostava de mulher, de trabalhador, de sindicato, de escola e de universidade”, declarou, mais uma vez sem citar nomeadamente Bolsonaro.
“Esse homem só sabia falar mal na internet, só sabia contar mentiras. Eu pensei, não é correto e não é justo o Lulinha ficar namorando com o Janja e o povo passando fome”, brincou ao lado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva.
Cercado de aliados, entre os quais deputados federais e estaduais, além de prefeitos e outras lideranças políticas caririenses, o petista também dedicou tempo considerável de sua fala, de pouco mais de dez minutos, para enfatizar qualidades de Camilo, eleito senador em 2022 e hoje titular do Ministério da Educação (MEC).
“O companheiro Camilo, que foi o melhor governador do estado do Ceará, vai ser o melhor ministro da Educação do país”, discursou o petista, aplaudido por apoiadores que se reuniram no começo da noite de ontem no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no Crato.
Em seguida, o chefe do Executivo contou ter convidado o ex-governador para compor a Esplanada “porque o Ceará era o estado que tinha a melhor qualidade da educação por causa de Camilo, Cid e Izolda” – a ex-governadora, que estava no evento, ocupa a secretaria-executiva da pasta.
“Acabou aquela era”, continuou Lula, “durante o governo passado não foi investido um centavo em nenhum estado do Nordeste. Pois eu voltei. Estamos há quatro meses no governo, na educação já fizemos mais do que em quatro anos”.
O chefe do Planalto antecipou ainda que deve estar mais uma vez no estado em julho deste ano, para “anunciar um crédito para o pequeno produtor rural”. O segmento tem sido uma das prioridades indicadas pelo governador Elmano de Freitas (PT), também presente ao encontro no Crato.
Camilo, por sua vez, sublinhou as palavras de Lula, que tiveram o mesmo teor na Capital e interior. Logo no início da cerimônia dessa sexta, quando o presidente ainda não tinha se manifestado, o ministro admitiu que, para ele, “era uma honra muito grande voltar à minha cidade natal (Crato), ao meu estado, como ministro da Educação do presidente Lula”.
Depois,
ressaltou o plano de restabelecer as ações na educação básica, principal
vitrine de sua administração estadual. “Sabe o que encontramos no MEC (quando
assumiu o posto)? Quase 4 mil obras paradas”, apontou o ex-governador.
Com
informações portal O Povo +
Leia também:
Lula: Camilo foi melhor governador do Ceará e vai ser o melhor ministro da Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.