O julgamento começou há duas semanas, quando a Corte formou maioria, mas o presidente da Corte pediu vistas (Foto: Reprodução/TRE) |
31 de maio de 2023
TRE-CE cassa mandatos dos deputados estaduais do PL por fraude a cota de gênero
Consenso de Brasília: líderes da América do Sul assinam acordo de cooperação
Os presidentes comprometeram-se com a defesa da democracia e dos direitos humanos, dentre outros pontos (Foto: Ricardo Stuckert) |
Quadra chuvosa de 2023 foi a 3ª melhor dos últimos dez anos no Ceará
O Açude Castanhão tem a maior reserva hídrica desde 2015 (Foto: Marina Filgueiras) |
O acumulado do quadrimestre converge com os dois prognósticos para o período, divulgados pela Funceme no início do ano. No primeiro, publicado em 20 de janeiro, o órgão apontava 50% de probabilidade de chuvas acima da média entre fevereiro e abril, interstício que abrange o maior período da estação. A projeção dentro da média era de 40% e abaixo da média, 10%.
Posteriormente, em 17 de fevereiro, a Fundação divulgou uma nova previsão para março, abril e maio. As chances de chuvas acima da média foram reduzidas para 40%, mesmo percentual previsto para precipitações em torno da média. Já a estimativa de chuvas abaixo da média se manteve em 10%.
Nos dois prognósticos, a Funceme indicou que haveria alta variabilidade espacial e temporal durante os quatro meses da estação chuvosa, projeção que acabou se confirmando. O Litoral de Fortaleza, região mais chuvosa, com 912 mm, teve quase o dobro do volume de precipitações da região menos chuvosa, o Sertão Central e Inhamuns, que registrou 532 mm.
Apesar de expressiva, a diferença não foge ao padrão climatológico do Ceará, conforme analisa o meteorologista da Funceme, Vinícius Oliveira. “Essa irregularidade espacial na distribuição das chuvas é histórica. É comum termos acumulados significativos no litoral e menos chuva na área central do Estado”, ressalta. No ano passado, a desigualdade pluviométrica entre as duas regiões tinha sido ainda maior, com 1.101 mm registrados no Litoral de Fortaleza e 444 mm no Sertão Central e Inhamuns.
O parâmetro temporal também apresentou instabilidade. No primeiro e terceiro mês da estação, fevereiro e abril, as chuvas ficaram dentro da média, com 114 mm e 182 mm, respectivamente. O mês mais chuvoso foi março, quando foram computados 300 mm, volume 47% acima da média. Já maio, até esta terça-feira, 30, havia registrado 46 mm, cerca de 30% abaixo da média.
“O grande volume de precipitações observado em março ajudou a equilibrar o resultado de todo o quadrimestre para ficarmos dentro da média. A partir da segunda quinzena [de março], tivemos dez dias consecutivos com chuvas acima de 100 milímetros. Isso influenciou bastante na média”, analisa o meteorologista. Segundo Oliveira, o cenário resultou da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Ceará.
Ao longo do quadrimestre, os municípios com maiores acumulados tiveram índices bem acima da média estadual. A lista é encabeçada por Barroquinha, no Litoral Norte, com 1.359 mm, seguido por Tururu, no Litoral do Pecém, com 1.313 mm. Em seguida aparecem Guaiúba, no Maciço do Baturité, onde choveu 1.243 mm; Ubajara, na Serra da Ibiapaba, que registrou 1.163 mm; e Pacoti, também no Maciço do Baturité, com 1.155 mm.
Já as cidades menos chuvosas registraram índices abaixo da média geral: Campos Sales (378 mm), Saboeiro (392 mm), Arneiroz (390 mm), Aiuaba (404 mm) e Itatira (416 mm), todas localizadas no Sertão Central e Inhamuns, a região onde menos choveu durante o período.
Com o fim da quadra chuvosa, o Ceará inicia nesta quinta-feira, 1º de junho, a pós-estação chuvosa, que prossegue até meados de agosto. A previsão da Funceme para o período indica possibilidade de chuvas isoladas, mas com intensidade e volume consideravelmente inferiores aos do quadrimestre de fevereiro a maio. Depois, entre setembro e novembro, temporada também conhecida como b-r-o bró, o Estado deve ter predominância de sol forte, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.
Banho de esperança: Colheita farta em ano chuvoso
Os caminhos que levam ao distrito Lagoa do Juvenal, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, desenham o cenário típico da época mais aguardada do ano pelos agricultores: a caatinga cinzenta perdeu espaço para o verde das lavouras e o solo rachado dos açudes foi encoberto pela água que caiu do céu.
Já é tempo de colheita para o agricultor Reginaldo Brasileiro, 36, que transmite esperança no olhar ao projetar a safra de milho, após um bom período chuvoso. “Acho que vamos colher umas 8 toneladas este ano. A chuva de março veio no tempo certo para o milho soltar o pendão e começar a bonecar”, explica. Ele semeou as sementes em uma área de quatro hectares cedida pelo proprietário.
De tanto conviver com o pai na lavoura, desde a infância, Reginaldo aprendeu que a colheita próspera é o casamento da terra com o céu. “Aqui, a gente depende 100% da chuva. Quando percebemos que o chão está molhado um palmo e meio [de profundidade], é o tempo de arar [a terra], plantar a semente e torcer para que chova no dia seguinte para que ela possa germinar bem”.
Com a palha do milharal já secando, o agricultor projeta a colheita para a segunda quinzena de junho. A safra já tem destino certo: alimentar a criação de suínos e bovinos mantida pela família. “A gente usa o milho para engordar os porcos e a palha serve de comida para o gado”, explica Reginaldo. É com a venda dos animais, após o período de engorda, que o pequeno produtor garante o sustento da família.
Se tudo começa na lavoura, o preparo do solo é fundamental para uma colheita farta. Atento a isso, Reginaldo solicitou apoio à Secretaria Municipal de Agricultura do Município, que disponibilizou um trator para a aração da área de cultivo do agricultor. Segundo o engenheiro agrônomo da pasta, Danilo Colares, o serviço está disponível para todos os agricultores da cidade mediante fila de espera. “A demanda cresce bastante quando temos um ano chuvoso assim”, frisa ele.
Durante a estação chuvosa, Danilo percorreu quase todas as comunidades rurais da cidade para prestar assistência técnica a pequenos agricultores. Nas andanças, ele testemunhou situações opostas em territórios com características geográficas muito diferentes, embora localizados no mesmo município.
“Em algumas áreas, como essa [Lagoa do Juvenal], que historicamente é mais seca, foi muito bom porque choveu bastante e não alagou.Mas temos outros locais que chegaram a sofrer por excesso de água, principalmente onde o solo é mais raso”, explicou.
O acumulado da quadra chuvosa em Maranguape foi de 1.028 mm, segundo a Funceme, volume 35% acima da normal climatológica do período. O índice, contudo, é menor do que os 1.248 mm observados no mesmo quadrimestre de 2022.
Além do ganho para a agricultura, as chuvas também recarregaram o estoque hídrico do município. “Todos os açudes estão cheios, a maioria sangrando, estamos entrando em junho ainda com chuvas pontuais”, comemora Danilo.
Com informações portal O Povo +
Leia também:
Com quadrimestre chuvoso, Ceará atinge maior reserva hídrica em uma década
Governo e Globo repudiam agressão a jornalista
De acordo com testemunhas, a repórter Delis Ortiz, foi atingida com um soco durante um tumulto após a realização do encontro dos chefes de Estado (Foto: Reprodução/Tv Globo) |
30 de maio de 2023
PT quer ser o maior partido do Ceará
Para o presidente estadual do PT, Antônio Filho, a ampliação é um reflexo das vitórias de Elmano e Lula (Foto: Reprodução/Instagram) |
Lula critica sanções dos EUA e preconceito com a Venezuela
Os chefes de Estado da América Latina estão reunidos em Brasília (Foto: Ricardo Stuckert) |
Ao receber Nicolás Maduro, ontem (29/05), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou a comunidade internacional de ter "preconceito" contra a Venezuela. Segundo ele, foi por causa dessa antipatia que "brigou" com líderes europeus que se recusavam a reconhecer o chefe do governo venezuelano, e que uma "narrativa" fez de Juan Guaidó "presidente" do país vizinho. Por causa disso, segundo Lula, o encontro entre eles foi um "momento histórico".
29 de maio de 2023
Dhiogo Correia e Jeane Rodrigues vencem Quinta Etapa da 10ª. edição da Copa MTB Altaneira
Foi a quarta vitória Dhiogo e a primeira de Jeane na temporada (Fotos: equipe UltraRadical) |
A Quinta Etapa da 10ª. edição da Copa MTB Altaneira foi mais uma novidade da temporada. A prova foi disputada na modalidade XCP nas estradas de Altaneira, Assaré e Farias Brito. Foram 49Km com 950m de altimetria. Dos 75 ciclistas inscritos apenas 33 homens e 3 mulheres completaram a prova.
Classificação Veterano da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Quinta Etapa)
Classificação Jovem da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Quinta Etapa)
Classificação Juvenil da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Quinta Etapa)
Apenas 5 crianças completaram da Quinta Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira realizada na manhã de ontem (28/05) na modalidade XCP. Confira a Classificação Local da CMTBA 10, após a Etapa 5:
28 de maio de 2023
Classificação Local da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Quinta Etapa)
Classificação Elite Feminina da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Quinta Etapa)
Apenas 3 ciclistas completaram da Quinta Etapa da 10ª. da Copa MTB Altaneira realizada na manhã de hoje (28/05) na modalidade XCP. Confira a Classificação da Elite Feminina da CMTBA 10, após a Etapa 5:
Classificação Geral da 10ª edição da Copa MTB Altaneira (Quinta Etapa)
Resultado da Quinta Etapa da 10ª. edição da Copa MTB Altaneira (XCP)
27 de maio de 2023
Lula promete trabalhar para reverter esvaziamento dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas
As ministras Marina Silva, do Meio Ambiente e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas se reuniram com o presidente Lula (Foto: Reprodução/TV Brasil)
COP30 será em Belém
O presidente Lula confirmou a decisão em vídeo ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho (Foto: Ricardo Stuckert) |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira, que Belém sediará a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP30, em 2025. A confirmação foi feita em um vídeo que publicou nas redes sociais ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho.
26 de maio de 2023
Promotor pede exoneração de servidores comissionados/temporários e realização de concurso público em Altaneira
O promotor Ariel Alves entre o presidente da Câmara e o Prefeito de Altaneira (Foto: reprodução/Instagram) |
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Olinda – a qual a Comarca de Altaneira é vinculada, ajuizou, nesta sexta-feira (26/05), Ação Civil Pública (ACP) em desfavor deste município. Na ACP, o MPCE cobra que a Justiça determine que a Prefeitura de Altaneira exonere imediatamente servidores comissionados/temporários que não exerçam atividades consideradas essenciais e publique edital com abertura de inscrições para concurso público em até 180 dias. A Promotoria de Justiça de Nova Olinda solicitou ainda que a Justiça imponha multa diária de R$ 10.000,00 ao prefeito de Altaneira, em caso de descumprimento de eventual decisão judicial favorável aos pedidos do MPCE.
Lula convoca Marina Silva e Sônia Guajajara após Centrão desidratar suas pastas
O encontro deve ocorrer na manhã de hoje (Foto: Reprodução/Twitter) |
Ministra do Meio Ambiente afirma governo vive momento de "contradições" após esvaziamento de pastas
Marina alertou que as mudanças da MP da Esplanada terão grandes impactos que irão além da gestão (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom) |
A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMAMC), Marina Silva, classificou o esvaziamento da pasta dela, que ocorre após o avanço da Medida Provisória (MP) da Estruturação da Esplanada dentro do Congresso Nacional, significa um momento "de muitas contradições". O instrumento tem como objetivo remodelar o desenho dos ministérios feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) quando tomou posse.
25 de maio de 2023
Comissão da Câmara esvazia ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas
O parecer do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), recebeu o aval de 15 parlamentares na Comissão especial (Foto: Roque de Sá) |
A comissão mista da Câmara aprovou, nesta quarta-feira, a medida provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios. O parecer, apresentado pelo deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), recebeu o aval de 15 parlamentares, e houve três votos contrários. O relatório traz uma série de alterações controversas, que acabaram por esvaziar duas pastas do governo Lula: a do Meio Ambiente e a dos Povos Indígenas. Agora, a matéria segue para o plenário da Casa.
24 de maio de 2023
Roberto Cláudio aponta "alerta" na economia do Ceará e critica Elmano por "conchavos"
O ex-prefeito de Fortaleza aponta que o governo, em cinco meses, prioriza a política de criação cargos para aliados (Foto: Reprodução/Facebook)
Ministra usa o discurso técnico para vencer pressão política na Amazônia
A ministra Marina Silva lembrou que o parecer negado à Petrobras foi feito por 10 técnicos do IBAMA (Foto: Adriano Machado) |
23 de maio de 2023
Menos de 1/3 dos diretores de escolas no Ceará são escolhidos por curso de formação
Para especialista o sucesso de Sobral na Educação está ligado ao fim indicações políticas para as escolas (Foto: Reprodução/Twitter) |
Ministra do Meio Ambiente reage a fala de Lula sobre exploração petrolífera na foz do Amazonas
Em palestra na CNBB a ministra Marina afirmou que destruir um
"presente de Deus" é uma "ingratidão com o criador" (Foto: Ana Caroline Lira)
Um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar que acha difícil haver impactos com a eventual exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enfatizou, nesta segunda-feira, que destruir um "presente de Deus" é uma "ingratidão com o criador". As declarações foram dadas na abertura da Semana Laudato Si, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Cristo Redentor fica com luzes apagadas em protesto contra o racismo. Autoridades brasileiras cobram providências
As luzes da estátua, considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, ficaram apagadas por uma hora (Foto: Reprodução/Twitter) |
22 de maio de 2023
Altaneirense é Campeão no II FAST BIKE em Araripina-PE
4 destaques da cúpula do G7 no Japão
Lula, ao lado direito da mesa, diante de Zelensky; presidentes acabaram não se reunindo em cúpula do G7 (Foto: Ricardo Stuckert) |
A Ucrânia e seu presidente, Volodymyr Zelensky, dominaram as atenções na cúpula do G7, realizada neste fim de semana em Hiroshima, no Japão. O G7, grupo de sete das economias mais avançadas do mundo, reúne EUA, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão - Brasil e outros sete países participaram como convidados do evento.
Lula anuncia medidas para preservar a Amazônia e frear desmatamento
Lula e o primeiro-ministro do Japão, Fumio
Kishida no G7 em Hiroshima (Foto: Ricardo Stuckert)
A Amazônia esteve presente na pauta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante viagem à Hiroshima, no Japão. Em discurso de encerramento do G7, em que fez um balanço do evento, o presidente assumiu o compromisso de acabar com o desmatamento na região até 2030 e anunciou que fará uma reunião com outros países amazônicos para discutir a preservação da floresta.
21 de maio de 2023
Desafios do governo Lula no Congresso, por Henrique Araújo
Nesses quatro meses, o Executivo acumula alguns reveses e poucas vitórias no Legislativo (Foto: Zeca Ribeiro) |
Menos de um semestre depois de ter assumido seu terceiro mandato presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já identificou que, para avançar uma agenda no Congresso, terá de calibrar a articulação política na Câmara e Senado.
4 pontos defendidos por Lula na cúpula do G7
Brasil e outros sete países convidados participam da cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão (Foto: Ricardo Stukert) |
20 de maio de 2023
PEC da anistia é uma indecência política, por Juliana Diniz
35 deputados brancos e 7 mulheres votaram pela admissibilidade da PEC na CCJ (Foto: Vinicius Loures) |
Mulheres ocupam 34% dos cargos em altas lideranças na administração federal
Os dados foram divulgados pela ministra Esther Dweck (Foto: Mariana Lins) |
A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, divulgou no Twitter, na quinta-feira (18/5), que a participação de mulheres em cargos de alta liderança na administração pública federal saltou de 29%, em dezembro do ano passado, para 34%, em abril de 2023, representando um crescimento de 17% em quatro meses.
19 de maio de 2023
No Ceará, ministras anunciam investimentos e lançam programas
Os compromissos do trio de ministras se estenderam por Fortaleza,
São Benedito e Limoeiro do Norte (Foto: Reprodução/Governo do Ceará)
O Ceará concentrou ontem a agenda de três ministras do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), menos de uma semana depois da visita do presidente. De passagem pelo estado, Anielle Franco (Igualdade Racial), Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Nísia Trindade (Saúde) anunciaram investimentos e lançaram programas.
Debate no Senado alerta para vulnerabilidade do Brasil a ataques cibernéticos
18 de maio de 2023
Bancada do PT de Altaneira derruba pedido de devolução de recursos da Educação
Parlamentares petistas na Câmara Municipal de Altaneira (Fotos: Divulgação/CMA) |
Dallagnol cassado: a lei é para todos, por Érico Firmo
Deltan Dallagnol, durante pronunciamento no salão verde da Câmara (Foto: Lula Marques) |
Cassação de Dallagnol é a volta do "cipó de aroeira", por Luiz Carlos Azedo
O deputado cassado Deltan Dallagnol recebe apoio da extrema direita (Foto: Robert Alves) |
Gravado em 1968, o ano da Passeata dos 100 Mil e do Ato Institucional nº 5, a letra da música Cipó de Aroeira, de Geraldo Vandré, que empresta seus versos à coluna, fez muito sucesso à época. Era uma alusão à Revolta da Chibata (1910) e ao passado escravagista da Colônia e do Império, cujos castigos físicos impostos aos escravos indisciplinados e rebeldes continuaram praticados após a abolição, pela Marinha de Guerra: "Marinheiro, marinheiro/ Quero ver você no mar/ Eu também sou marinheiro/ Eu também sei governar/ Madeira de dar em doido/ Vai descer até quebrar/ É a volta do cipó de aroeira/ No lombo de quem mandou dar/ É a volta do cipó de aroeira/ No lombo de quem mandou dar".
17 de maio de 2023
Petrobras abandona paridade e anuncia queda no preço dos combustíveis
O anúncio foi feito pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (Foto: Tomás Silva) |
PSOL recorre ao Supremo para tentar barrar PEC da Anistia
A ação judicial é assinada pela deputada Sâmia Bomfim (Foto: Alan Rones) |
O PSOL decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 16, para barrar a tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da Anistia, que isenta partidos que paguem ao erário brasileiro por irregularidades cometidas entre 2015 até 2022, inclusive em relação ao descumprimento das cotas de gênero e raça. A ação judicial é assinada pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Ela argumenta que a PEC fere a cláusula pétrea que veda a votação de emendas que tendem a abolir os direitos e garantias individuais.
TSE cassa, por unanimidade, mandato de deputado de Deltan Dallagnol
O ex-coordenador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol foi condenado por fraude a lei (Foto: Fernando
Frazão)
16 de maio de 2023
TRE forma maioria para cassar bancada estadual do PL no Ceará, por fraude a cota de gênero
Carmelo Neto, Marta Gonçalves, Alcides Fernandes e Dra Silvana podem ser cassados na próxima sessão do TRE (Foto: Divulgação/TSE) |
Governistas e oposição se unem em favor da PEC da anistia
A PEC será analisada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados (Foto: Zeca Ribeiro) |
Nesta terça-feira (16/5), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados se reúne para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode conceder a maior anistia da história a irregularidades eleitorais cometidas por partidos políticos. O texto é de autoria do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) e recebe o aval de outros 147 parlamentares, reunindo lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Liberal (PL), considerados pólos opostos da política brasileira.
15 de maio de 2023
61 ciclistas participaram da abertura da 15ª. edição da Copa Ninja em Crato
Deputado caririense rebate críticas por receber Lula: "Política não deve incentivar o ódio"
Yuri com Lula e Elmano no Juazeiro (Foto: Reprodução/Instagram) |
Geraldo Alckmin afirma que MST tem trabalho sério que pouca gente conhece
Alckmin visitou a Feira da Reforma Agrária promovida pelo MST em São Paulo (Foto: Reprodução/Twitter) |
Ao visitar uma feira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na cidade de São Paulo, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, elogiou o trabalho feito nos acampamentos e assentamentos do movimento e sugeriu não ser papel da Câmara dos Deputados investigar invasões de terra promovidas pelos sem terra, por meio uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Valorização da maternidade precisa ir muito além de belos posts nas redes sociais por Marina Helou
Marina Helou é graduada em Administração Pública pela FGV e deputada estadual em São Paulo pela Rede Sustentabilidade (Foto: Yuri Carvalho) |
14 de maio de 2023
Flávio Dino é uma má escolha da oposição, Guálter George
O ministro Flávio já foi três ao Congresso Nacional (Foto: Tom Costa) |
Em Lisboa, Ciro Gomes confirma que não deve mais se candidatar
Ciro palestrou na Universidade de Lisboa, em Portugal (Foto: Reprodução/Youtube) |
O ex-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta sexta-feira (12/5), durante palestra na Universidade de Lisboa, em Portugal, que não deve mais se candidatar e comentou sobre não ter sido eleito no pleito presidencial de 2022.
13 de maio de 2023
"Muito feliz com esse avanço", afirma Izolda em visita ao Crato
A ex-governadora Izolda participou de todo o roteiro presidencial na cidade (Foto: Fabio Lima) |
No Ceará, Lula anuncia investimentos em educação, critica Bolsonaro e exalta Camilo
Lula entre Camilo e Elmano no lançamento do programa Escola em Tempo Integral (Foto: Ricardo Stuckert) |
A primeira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Ceará em seu terceiro mandato foi marcada por anúncios de investimentos em educação, elogios ao ministro da área, Camilo Santana, e críticas a Jair Bolsonaro (PL), antecessor no Planalto.