Páginas

29 de abril de 2023

Raiza Goulão é prata no XCC do Pan-Americano

Para Raiza a prova também serviu para mostrar que o Brasil já não é mais um mero coadjuvante no continente (Foto: Ana Patrícia)

Muita adrenalina e emoção marcaram a disputa do Short Track (XCC) do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 na tarde de sexta-feira (28). A prova, que determina o grid de largada dos atletas de elite no XCO, marcada para o domingo, terminou com a vitória de Estados Unidos e México.

Em busca de pontos importantes que podem levar à classificação para os Jogos Olímpicos de Paris2024, os atletas das categorias Junior, Sub23 e Elite mostraram que não vieram a passeio, protagonizando uma disputa acirrada e de alto nível. A pista molhada e mais pesada devido às chuvas, tornou a batalha intensa e o final incerto.

Na prova feminina, que teve 12 voltas, atletas dos Estados Unidos, Canadá e do Brasil estiveram praticamente a prova toda no primeiro pelotão. A partir da sexta volta, a estratégia do time norte-americano foi bloquear as adversárias e iniciar uma pequena fuga com uma de suas atletas. Mas Raiza Goulão e Karen Olimpio pedalaram forte e mantiveram o Brasil na briga pelo topo do pódio. Faltando duas voltas para o final, Kate Courtney conseguiu abrir uma boa vantagem, assumindo de vez a liderança e cruzando a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de 21min44. A prata foi para Raiza Goulão por uma diferença de apenas 03 segundos, com o tempo de 21min47. Kelsey Urban dos Estados Unidos completou o pódio em terceiro lugar, com a marca de 21min49.

"Foi muito interessante o que houve hoje, a chuva realmente deixou a pista muito dura se comparado aos dias anteriores. Além disso, com a prova mais plana, sem tantas subidas íngremes, o pelotão ficou mais próximo durante muito tempo, mas, no final, vi uma oportunidade de sair em fuga e segui em frente para a vitória", contou Kate.

Para a vice-campeã pan-americana, a disputa serviu para mostrar que o Brasil já não é mais um mero coadjuvante no continente. "Somos sim uma potência e essa diferença vai diminuir cada vez mais. A ideia era ficar ali na ponta e entregar o máximo. Acredito que o que fez a diferença foi o trabalho mental, em certos momentos foi preciso muito foco para não errar, e vale destacar a leitura da Karen na prova, ela percebeu que poderíamos nos ajudar, esse trabalho em equipe também funcionou muito bem e foi decisivo para que o resultado conquistado fosse positivo, como foi", destacou Raíza.

 

Na prova masculina, uma alternância entre os primeiros colocados mostrava que a prova seria definida apenas na reta final. Atual campeão pan-americano de XCO, Henrique Avancini manteve um ritmo forte desde o início, liderando o pelotão em diversas oportunidades e seguiu revezando a ponta com o chileno Martin Vidaurre e o canadense Gunnar Holmgren. Mas, faltando 4 voltas para o final, o mexicano José Gerardo Arevalo escapou, abrindo uma bela vantagem para os oponentes, que só foi aumentando até a última das 14 voltas da prova. Com o tempo de 22min26, o mexicano confirmou seu título. O segundo colocado foi Martin Vidaurre, com 22min33seg766, seguido de perto pelo canadense Gunnar Holmgren, na terceira posição, com 22min33seg907. O melhor brasileiro na disputa foi José Gabriel, quarto colocado, com o tempo de  22min34seg387.

 

"Foi uma estratégia bem arriscada, era tudo ou nada, ainda mais com atletas como Avancini, Vidaurre, então acredito que tive um pouco de sorte. Consegui me resguardar e quando vi uma oportunidade, decidi ir em frente. Foi uma prova bem complicada, tanto que não foi nada fácil para nenhum dos competidores sair em fuga, mas fico feliz que tudo deu certo", explicou o vencedor

 

Fim de semana agitado

 

O Parque da Cachoeira de Santo Antônio espera receber neste final de semana uma enxurrada de fãs de MTB, além de moradores da região histórica de Minas Gerais e visitantes estrangeiros para prestigiar o evento. O público poderá aproveitar as atrações da Vila do Pan, que conta com música ao vivo, praça de alimentação e lojas de equipamentos e acessórios. Além do setor exclusivo com produtos regionais. A entrada é gratuita.

 

Quem não puder estar presente no evento não precisa se preocupar. A Confederação Brasileira de Ciclismo preparou uma megaestrutura para transmissão AO VIVO do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023. A programação, com narração e comentários ao vivo, irá cobrir na íntegra as provas do Team Relay (XCR), Short Track (XCC), Eliminator (XCE) e Cross Country Olímpico (XCO) para as categorias Elite e Sub23.

Confira a programação de hoje e amanhã:

Sábado (29)

9h30 - XCO Junior - Masculino e Feminino

11h - Desafio dos Profetas MTB XCO (Amadores)

14h - XCO Master Masculino

Domingo (30)

9h - XCO Sub23 Feminino

11h - XCO Sub23 Masculino

13h - XCO Elite Feminino

15h - XCO Elite Masculino

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e União Ciclística Internacional (UCI), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Congonhas.

A prova foi transmitida no canal da CBC no YouTube.

Com informações Assessoria de Comunicação - CBC

Clique aqui para assistir a prova na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.