O reajuste dos professores do Estado foi anunciado após reunião no Palácio da Abolição com representantes da APEOC (Foto: Carlos Gibaja)
O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou na manhã desta segunda-feira, 10, que o Governo do Estado aplicará o reajuste de 14,95% no piso da carreira dos professores e professoras do Ceará a partir de junho deste ano. Elmano esteve reunido com outros membros do governo e representantes da categoria no Palácio da Abolição. O reajuste irá beneficiar cerca de 56.800 docentes.
A mensagem deve ser enviada à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) ainda nesta semana, conforme a secretária estadual da educação, Eliana Estrela. “(O reajuste) será aplicado agora em junho em toda a carreira. De imediato, já vai para a assembleia”, disse momentos após a reunião.
"Estou aqui para manifestar que com o diálogo e mesa de negociação do nosso governo com o Sindicato Apeoc chegamos ao entendimento da garantia do piso nacional para professores e professoras do Estado do Ceará", afirmou o governador em vídeo publicado nas redes sociais. "O Ceará continuará a ter o melhor plano de carreiras da rede pública estadual do Brasil".
O presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, classificou o debate como "duro, mas responsável" e, mesmo confirmando a aplicação do piso, afirmou que a "negociação continua".
"Estamos garantindo aplicabilidade no piso de 14,95% de forma integral para todas e todos: professores aposentados, professores ativos, efetivos e temporários na carreira para quem efetivamente está na melhor carreira do País", disse.
"Para além disso, estamos garantindo aos professores que estavam abaixo do piso, a retroatividade a janeiro. Então, teremos a fase para os professores que estão abaixo do piso e, a partir de junho, toda a carreira será contemplada", completa.
O reajuste de 14,9% no piso salarial dos profissionais do magistério foi determinado no dia 16 de janeiro deste ano pelo ministro da educação Camilo Santana (PT).
O reajuste, no entanto, só foi anunciado no estado do Ceará nesta segunda-feira, 10, e, de acordo com Eliana Estrela, "não houve demora". Tudo teria acontecido no tempo esperado. “É o tempo normal mesmo, enquanto a gente vai olhando como está a questão da receita, ouvindo a categoria. É esse tempo mesmo que se leva em uma mesa de negociação”, explica.
De acordo com a gestão, com o reajuste, a remuneração para um professor em início de carreira, com 40 horas semanais, passa a ser de R$ 6.147,69. Já para um professor no último nível da carreira, com doutorado, passa a R$ 17.642,70.
Como
funciona o piso salarial
O
piso salarial é o valor mínimo que determinada categoria profissional deve
ganhar como remuneração. Em 16 de julho de 2008 foi sancionada a Lei n° 11.738,
que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do
magistério público da educação básica. O piso salarial é definido pelo governo
federal, mas os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos
governos estaduais.
Com
informações portal O Povo +
Leia também:
Camilo diz que pode haver duas versões do Enem em 2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.