A torcida fez questão de incentivar e fazer muito barulho para todos os atletas (Foto: Ana Patrícia) |
Em mais um dia de disputas intensas sobre duas rodas na cidade de Congonhas (MG), ciclistas do Brasil e do exterior trocaram experiências positivas e relevantes durante a realização do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023. O clima de ontem (29/04) era extremamente familiar e acolhedor.
A torcida fez questão de incentivar e fazer muito barulho para todos os atletas, especialmente para a nova geração da modalidade, que competiu logo pela manhã na categoria Junior. Apesar de estarem no Brasil pela primeira vez, as atletas estrangeiras se destacaram na prova feminina, reforçando que a prova está bastante equilibrada e competitiva.
"O percurso é bem diferente do que estou acostumada na América do Norte, nunca vivi algo parecido com este. Eu adoro novos percursos e eu me diverti demais nessa disputa. Onde eu moro o clima é meio úmido, como estamos vendo aqui, mas o trajeto é sensacional, muito bonito", contou a canadense e campeã pan-americana Marin Lowe, que completou as 5 voltas em 57min31. Completaram o pódio a chilena Amália Fernandez, em segundo (57min43) e a mexicana Cinthia Gonzales, em terceiro 1h00min01. A melhor brasileira na prova foi Gabriela Ferolla, que finalizou na décima posição (1h04min42).
Na prova masculina, atletas da América do Norte e Central tiveram um bom começo, mas o brasileiro Vinícius Howe que estava próximo no pelotão e acabou ultrapassando todos os adversários na terceira volta. No último trecho, administrou bem a vantagem e fechou o percurso em 1h18min23. A medalha de prata foi para o colombiano Antonio Ortiz, com o tempo de 1h18min54, e o bronze ficou com venezuelano Angel Cerrada, com a marca de 1h19min30.
"Emoção muito grande, foi meu primeiro panamericano. Muito bacana correr com essa torcida imensa do Brasil. Fiz uma prova muito boa, tentei ficar próximo dos estrangeiros, mas me mantendo em uma posição mais segura no começo. Na terceira volta decidi arriscar e consegui uma boa chance para escapar e só fui controlando para alcançar essa vitória", disse o jovem que completou 17 anos há 2 dias.
Legado positivo
Os passeios no Parque da Cachoeira já fazem parte da programação da família de Anderson Henrique. Hoje, somado a paixão do filho Cláudio pelo ciclismo, seria impossível deixar de prestigiar o evento, que contou com atletas de 20 países. "É uma oportunidade ótima para a cidade, para turismo e comércio, e para nós ter contato com pessoas de outros lugares", destaca o policial militar. Para o menino de 7 anos, ter um evento de alto nível no quintal de casa estimula o desejo de seguir carreira no esporte. "Estou achando muito bom, um dia quero estar ali no lugar dos atletas", reforça o pequeno.
Desafio dos Profetas
Aproveitando a oportunidade de receber novamente um Pan em território nacional depois de 14 anos, a Confederação Brasileira de Ciclismo em parceria com a Federação Mineira de Ciclismo e a prefeitura municipal de Congonhas promoveu uma corrida especialmente para os atletas amadores. O Desafio dos Profetas contou com a participação de aproximadamente 200 ciclistas, vindos dos mais diversos lugares do Brasil.
Para o vencedor da prova, Denilson Maciel, o que mais atraiu no evento foi competir em casa e fazer o que gosta. "Já conhecia a pista, sou de Ouro Preto, uma cidade próxima. O importante é estar aqui, competindo, prestigiando nossa modalidade", disse o biker de 34 anos.
Entre as mulheres, o primeiro lugar ficou com Priscila Olímpio, irmã da atleta Karen Olímpio, forte candidata ao título pan-americano do XCO na categoria Elite. A atleta de Tiradentes (MG) pedalava em provas de maratona, mas precisou parar por um tempo e retornou ao MTB no melhor estilo. "Foi uma prova muito técnica, apesar de ser amadora. Com a chuva dos últimos dias a pista estava mais dura, escorregadia", disse.
Domingo decisivo para os atletas de Elite
Disputas eletrizantes que podem garantir vaga nos Jogos Pan-americanos de Santiago, no Chile, além de somar pontos importantes no ranking rumo aos Jogos Olímpicos de Paris2024, prometem levantar o público local e prender a atenção dos espectadores neste domingo (30), último dia de competição. Pela manhã será o XCO Sub23, e a tarde, os melhores atletas do continente, brigam pelo título da categoria Elite. A prova feminina está marcada para às 13h e a prova masculina para às 15h.
Domingo (30)
9h
- XCO Sub23 Feminino
11h
- XCO Sub23 Masculino
13h
- XCO Elite Feminino
15h - XCO Elite Masculino
O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e União Ciclística Internacional (UCI), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Congonhas.
Com
informações
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.