4 de março de 2023

Prefeito de Fortaleza defende que haja espaço no PDT para governistas e independentes

Sarto destacou que o alinhamento do PT com o PDT se dá em algumas
esferas, mas em outras os partidos são adversários (Foto: Aurelio Alves)

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), defendeu "respeito mútuo" entre grupos do PDT que se dividem entre adesão ou oposição ao governo Elmano de Freitas (PT). Nos últimos dias, as duas correntes passaram a travar embate público no Ceará, com troca de críticas e acusações nas casas legislativas estadual e de Fortaleza.

Em entrevista na quinta-feira, 2, o prefeito sugeriu que existiria espaço no PDT para a coexistência dos dois grupos, citando caso do próprio PT no Estado. Sarto destacou que o alinhamento do partido com o PDT se dá em algumas esferas, mas em outras os partidos são adversários.

"Vamos fazer uma analogia ao PT, que por exemplo faz em Fortaleza oposição à gestão do PDT, e o PDT (se referindo à bancada do partido na Assembleia) apoia o governo do PT estadual e federal".

Ele prosseguiu: "Essa é a dinâmica, a velha dinâmica democrática. O partido não é partido, até conceitualmente, se não houver divergência. Senão seria um inteiro. Então é natural, e há de haver respeito mútuo, bilateral, entre posições contrárias, divergentes. Não há dogma, estamos aqui para construir opiniões, sensos e consensos", continua o prefeito.

O PDT de Fortaleza, presidido pelo ex-prefeito Roberto Cláudio, assumiu postura de oposição ao governador Elmano de Freitas. Vereadores têm levado a pauta estadual para a Câmara. Três deputados ligados a Roberto Cláudio votaram contra o Poder Executivo estadual nas principais propostas enviadas por Elmano até agora, num pacote econômico que incluiu aumento de dois pontos percentuais no ICMS, e na reforma administrativa. Sarto é próximo a esse grupo.

Já no PDT estadual, a maioria da legenda — inclusive 10 dos 13 deputados estaduais — e a maioria dos prefeitos é a favor do apoio a Elmano. Inclusive, o PDT possui três secretários no governo do Estado: os deputados estaduais Salmito Filho (secretário do Desenvolvimento Econômico), e Oriel Nunes Filho (Pesca e Aquicultura) e o deputado federal Robério Monteiro (Recursos Hídricos). Há ainda pedetistas em cargos nos escalões inferiores.

Desde dezembro, discute-se qual será a posição oficial do partido, enquanto há alas com posturas distintas. Os governistas querem fechar posição e aprovar apoio ao governo oficialmente — o que criaria embaraços para o grupo de Roberto Cláudio de seguir fazendo oposição dentro da sigla. Essa ala considera que a postura deve ser de independência, dando liberdade para as diferentes alas se posicionarem como considerarem melhor.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Cid e deputados comentam posições sobre governo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.