22 de março de 2023

PDT, quem vai e quem fica

Enquanto Roberto Cláudio volta a criticar Elmano, mais um pedetista assume cargo no governo (Foto: Reprodução/Twitter)

O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) criticou o crescimento do PIB cearense abaixo da média nacional. No mesmo dia, O ex-deputado estadual Tin Gomes, do mesmo partido, era empossado presidente das Centrais de Abastecimento do Estado do Ceará (Ceasa-CE). E bateu no grupo, liderado por RC, que quer o PDT na oposição ao governador Elmano de Freitas (PT). “Não existe oposição meio-termo. Ou você é oposição ou não é. O PDT não é oposição (...). É mais fácil quem quer se fazer oposição, sair do PDT do que dizer que o PDT é oposição”.

Também tratou da crítica que Roberto Cláudio fez a indicações políticas no Estado. “Fico admirado quando escuto meu amigo Roberto Cláudio criticar acomodações políticas, porque ele mesmo já o fez, na gestão da Prefeitura”.

Tin não é a primeira voz a sugerir que o grupo de Roberto Cláudio saia do PDT. O movimento soa improvável. Até porque é essa ala pedetista que tem o principal espaço do partido no Ceará: a Prefeitura de Fortaleza.

E ao lado deles está Ciro Gomes. Que anda sumido, mas deve ressurgir após a trégua de 100 dias para o governo Lula (PT). Política do Ceará sofrerá seus impactos.

Guimarães avisa que o PT virá forte na disputa pela prefeitura de Fortaleza em 2024

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), reforçou, neste domingo, 19, as articulações que já correm nos bastidores para que o partido invista em candidatura própria à prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024. O parlamentar e articulador do partido no Ceará defendeu que a sigla "vem com força" para o pleito.

"Depois do que o PT fez nesse período todo eu não tenho dúvida de que o PT, pelo seu tamanho, pelo compromisso que ele tem com o Brasil e com o Ceará, nos vamos ter muita força nas eleições de 2024 para eleger o prefeito de Fortaleza e vários outros prefeitos no Interior do estado", disse o deputado, durante solenidade, em Maranguape, onde participou de anúncio dos investimentos para o desenvolvimento rural cearense.

Em Maranguape, Guimarães participou de evento ao lado lado do governador Elmano de Freitas e da senadora Augusta Brito. Também estiveram presentes secretários estaduais, prefeitos, parlamentares da bancada do PT na Assembleia Legislativa e de partidos aliados, movimentos sociais, gestores municipais de Agricultura e trabalhadores rurais.

"Acredito que exatamente por estar fortalecido, com presidente, governador, senador, ministro, mas especialmente pelo desenho da política como um todo, Fortaleza tem tudo para querer e continuar com essa mudança que já aconteceu no governo federal e teve também no governo estadual. A gente sempre também que consiga colocar o PT forte na briga por numa vaga na periferia de Fortaleza", avaliou Augusta.

Questionado sobre o assunto, Elmano negou que se envolveria no assunto no momento. O petista, no entanto, reforçou que membros da sigla precisam ter "humildade" na condução das articulação e reconhecer que o último resultado das urnas foi fruto de diversas alianças políticas construídas anteriormente.

Na capital, a ideia se fortalece na medida em que petistas e pedetistas ainda acumulam tensões após o resultado eleitoral do ano passado que elegeu Elmano de Freitas. Nos bastidores, o partido já se prepara para fazer frente a uma eventual tentativa de reeleição do atual prefeito, José Sarto (PDT), alem de outros postulantes.

Parlamentares petistas também já defendem a tese de candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza, onde a sigla faz oposição ao PDT, nas eleições de 2024. Os deputados estaduais Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar, ambos cotados para o posto e em ascensão na sigla, já sinalizaram positivamente para a tese.

Os parlamentares vêm repercutindo uma série de críticas à atual gestão do Paço Municipal, como é o caso da aprovação da Taxa do Lixo e o aumento das passagens em Fortaleza, iniciativas mais polêmicas recém colocadas em pauta na gestão Sarto.

A outra aposta é o nome da deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins (PT), que nas últimas duas eleições municipais (2020 e 2016) foi a escolhida pelo PT na disputa. A petista acabou derrotada, sem sequer conseguir ir ao segundo turno nos respectivos pleitos. A parlamentar, reeleita no ano passado, já se movimenta nas redes sociais destacando suas ações na época em que geriu a capital.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Cid Gomes: "Prefeitos do PDT têm que trabalhar muito"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.