Páginas

3 de março de 2023

Lula descarta lista tríplice para PGR: "Vai ser um critério pessoal"

A elaboração de lista tríplice não é prevista na Constituição,
mas é bem vista entre as entidades de classe (Foto: Ed Alves)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ontem (02/03) que o nome do próximo procurador-geral da República, chefe do Ministério Público Federal (MPF), não sairá de uma lista tríplice elaborada pelas entidades de classe. O petista disse que a escolha será pessoal e que ele vai ser criterioso para a decisão, levando em conta a experiência dele nos mandatos anteriores.

Augusto Aras, atual PGR, termina o mandato apenas em setembro de 2023, mas os integrantes do governo já articulam o sucessor dele. O PT cultivava a tradição de acatar a lista tríplice elaborada pelos procuradores do órgão. No entanto, desta vez, Lula disse que a escolha para o chefe do MPF será "um critério pessoal”.

“Espero escolher um cidadão decente, digno, de caráter, e que esse cidadão seja respeitado pelos bons serviços prestados ao país. Eu não penso mais em lista tríplice. Não penso mais. Esse não é mais o critério do que eu pensava. Quando eu vim para a presidência eu pensava no sindicato. Então, tudo para mim era lista tríplice. Já está provado que nem tudo, com lista tríplice, resolve o problema. Então, eu vou ser mais criterioso para escolher o procurador-geral da República”, afirmou o presidente ao jornalista Reinado Azevedo, da BandNews.

A elaboração de lista tríplice não é prevista na Constituição, mas é bem vista entre as entidades de classe. Depois de ser escolhido pelo chefe do Executivo, o indicado ao cargo também deve passar por uma sabatina no Senado para receber o aval dos parlamentares, por meio da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Lula diz que pode indicar Zanin para vaga no STF: "Todo mundo compreenderia"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.