Governador Elmano de Freitas apresenta na Alece as metas para 2023 (Foto: Júnior Pio) |
Dentre as ações de destaque em 2022, o governador mencionou que o Estado criou mais de 74 mil novas vagas de emprego, sendo o segundo melhor saldo da região Nordeste. Ele enfatizou que não serão medidos esforços nem investimentos para que o Ceará supere esses números em 2023.
Elmano de Freitas também lembrou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, mesmo com as dificuldades ainda impostas pela pandemia, cresceu 1,45% até o fim do terceiro trimestre. “Seguindo na área econômica, o nosso Porto do Pecém registrou novo recorde de movimentação de cargas. Foram 5,5 milhões de toneladas no ano passado, um crescimento de 3% no acumulado do ano anterior”, complementou.
O governador defendeu que a economia cearense precisa crescer cada vez mais. “Temos enorme potencial, e trabalharei forte pra isso. Mas o meu compromisso é que esse crescimento venha acompanhado de mais justiça social, dando mais oportunidades, principalmente para os nossos jovens e para as suas famílias”, salientou.
EDUCAÇÃO E SAÚDE
A área da educação no Estado foi destacada pelo chefe do Executivo como uma das referências nacionais em todos os níveis do ensino básico. Ele citou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em 2022, atestando que o Ceará ocupa o 1º lugar do Brasil nos anos finais do ensino fundamental e o 3º lugar no ensino médio do País inteiro.
De acordo com ele, o objetivo é trabalhar rumo à universalização da oferta de tempo integral no Estado, seja com escolas de ensino regular ou de educação profissional. “Em 2022, 60% da rede já funcionou nesse modelo. Em 2023, avançaremos para 71%. Lutaremos até o fim da gestão para que 100% das escolas públicas do Estado funcionem em tempo integral”, adiantou.
Elmano de Freitas reforçou ainda o compromisso em democratizar o acesso à educação gratuita e de qualidade no Ceará, prometendo se empenhar pessoalmente para acelerar a expansão do ensino.
“Considerando as três universidades estaduais, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca), a presença nos municípios cearenses aumentou em 44% em 2022, com um salto de 16 para 23 cidades com campus de pelo menos uma dessas universidades”, relatou o governador.
Em relação à área da saúde, ele ressaltou que a intenção é prosseguir com o processo de regionalização, levando cada vez mais serviços, tratamentos e cirurgias para todas as regiões cearenses. “Nós estamos no caminho certo para oferecer uma saúde pública de qualidade à população e pretendemos ampliar a expansão do atendimento com mais três hospitais regionais”, comunicou.
Ele também reafirmou o seu compromisso de buscar reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas no Estado.
Outra área enfatizada pelo governador foi a da segurança pública, em que pontuou ações e investimentos dos governadores Camilo Santana e Izolda Cela, como o aumento de efetivo, que chegou a 3.253 novos integrantes das forças de segurança, além do lançamento de concursos para mais 1.000 soldados e 113 vagas para segundo-tenente da Polícia Militar.
“Com esse aumento do efetivo, foi possível lançarmos o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades, o Copac. Já são oito territórios atendidos pelo novo comando, sendo quatro em Fortaleza, Caucaia, Sobral, Maracanaú e Maranguape. E vamos ampliar o número dessas bases, que trazem o policiamento mais próximo da população e ajudam na resolução e prevenção de diversos conflitos dentro da comunidade”, enalteceu Elmano Freitas.
Ele também apontou o combate à violência contra a mulher como uma das prioridades da sua gestão, mencionando a inauguração de três Casas da Mulher Cearense, em Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte, como equipamentos que atuam no acolhimento às mulheres vítimas de violência.
Outro compromisso considerado muito importante pelo governador é o de garantir acesso adequado ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário. “Para isso, vamos dar sequência a projetos ousados assumidos pelos governadores Camilo Santana e Izolda Cela: a usina de dessalinização e a parceria público-privada de esgotamento sanitário”, citou.
PASSAGEM GRATUITA
O governador abordou ainda outro compromisso assumido e que já teve os seus estudos iniciados para implantação gradual, que é a passagem gratuita para usuários do transporte público dos municípios da Região Metropolitana que vêm a Fortaleza, definida por ele como um importante benefício para todos os que precisam se deslocar até a capital e que passarão a ter uma significativa economia no bolso.
Na área esportiva, Elmano de Freitas comentou que, no fim de 2022, foi iniciada a troca completa do gramado da Arena Castelão, castigado pelo excessivo número de jogos, complementando que a obra será entregue no início de março.
Já na área cultural, ele fez menção à política estadual, que avançou na prática, com equipamentos importantes para quem faz parte da produção do setor e para toda a população.
Áreas como a turística, que registrou um 2022 de retomada do desempenho pré-pandemia, com o fluxo de visitantes para o interior ganhando importantes atrativos, como o Teleférico de Juazeiro do Norte e a reinauguração do Bondinho de Ubajara; e da agricultura, com o crescimento de projetos para o homem do campo, também foram destacadas pelo governador.
Apesar
dos avanços e das conquistas, Elmano de Freitas reconheceu que ainda há muito
trabalho a ser feito no Estado. “Os desafios são enormes e constantes, e os
cearenses merecem o melhor de cada um de nós. Ao lado da minha
vice-governadora, Jade Romero, de todos os secretários e secretárias e de toda
a nossa equipe, trabalharei dia e noite para retribuir a confiança que me foi
dada por milhões de cearenses, a quem agradeço de coração pela oportunidade”,
finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.