O corte de verba passou a vigorar neste mês de novembro, deixando mais de 400 mil pessoas sem água no Estado (Foto: Fernando Frazão) |
As informações constam no site "Portal da Operação Pipa", do Exército, referente a este mês de novembro. Lá estão presentes dados relacionados aos municípios brasileiros onde a ação é executada. Em todo o país são 468, com 1.628.865 habitantes atendidos, por 3.348 pipeiros — motoristas cadastrados para a distribuição de água nas cidades.
O Ceará totaliza 34 municípios e 147.085 cearenses beneficiados. Em maio deste ano, eram três cidades sem abastecimento de água potável. Os dados dos meses ou anos anteriores não constam no portal.
Entretanto, conforme reportagem publicado pelo portal UOL, após o segundo turno das eleições ocorrido em 30 de outubro — vencido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante de Jair Bolsonaro (PL) — o Governo Federal cortou verba do programa e culminou na interrupção das ações em oito estados.
Fontes ouvidas pelo jornal O POVO afirmam que a paralisação já atinge o Ceará e foi comunicada nesta semana para coordenadores e pipeiros. O motivo, entretanto, não foi informado.
A equipe do jornal O POVO entrou em contato com a assessoria de comunicação do Exército, mas até a publicação desta matéria não teve retorno. Pela regra do programa, cada família precisa receber 20 litros de água diariamente por morador. Desta forma, uma residência com três integrantes receberia 60 litros por dia.
Com
informações portal O Povo Online
Leia também:
Açudes
do Ceará têm o melhor volume acumulado em novembro desde 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.