Camilo afirmou que Lula agradeceu o empenho dos cearenses nas eleições de 2022 (Foto: Reprodução/Facebook)
O senador eleito Camilo Santana (PT) e o governador eleito Elmano de Freitas (PT) se reuniram ontem (07/11) com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) em São Paulo.
Camilo publicou foto do encontro nas redes sociais e disse ter conversado com o presidente eleito sobre “a conjuntura nacional e os principais desafios para o país e nosso Ceará nos próximos anos”. O senador eleito ainda afirmou que Lula agradeceu o "empenho" dos cearenses na eleição presidencial deste ano.
“Lula
agradeceu pelo empenho e transmitiu toda sua gratidão aos cearenses pela
expressiva votação nas eleições deste ano”, destacou. “O presidente obteve 70%
dos votos em nosso estado e venceu em todos os 184 municípios”, complementou.
Cerca de cinco milhões de pessoas votaram no Ceará, o tornando o terceiro estado com menor abstenção nas eleições de 2022, com 17,14%. Dentre os eleitores, 69,97% votaram no petista. Lula (PT) ganhou em todos os 184 estados no Ceará, enquanto Jair Bolsonaro (PL) teve 30,03% dos votos dos cearenses.
Vice-presidente do PT, o deputado federal reeleito José Guimarães falou sobre possíveis nomes para integrar os ministérios de Lula e especulou sobre a escolha de políticos cearenses na Esplanada.
"Ceará é um estado que tem muito prestígio. Nós elegemos o governador Elmano de Freitas, eleito no primeiro turno, (...) e temos uma governadora que tem um um histórico e um legado de muito compromisso com a gestão pública, especialmente com foco na educação. Acho que o Nordeste vai ter muito peso nesse atual governo, quando for montado daqui para dezembro. Eu tenho essa expectativa", disse Guimarães, em entrevista à Rádio O POVO CBN.
A atual governadora Izolda Cela, hoje sem partido, que deixará o cargo em 31 de dezembro, e Camilo Santana, estão entre os nomes cotados para assumir vaga no governo de Lula.
Izolda vem sendo cotada para assumir o Ministério da Educação, por ser responsável pelo trabalho bem-sucedido na área no Ceará. Camilo já estava sendo cogitado para um ministério antes mesmo das eleições, mas negou que o assunto tenha sido tratado em algum momento com o agora presidente eleito.
O ex-governador foi eleito para o Senado com quase 70% dos votos, além de ser apontado como o maior responsável pela vitória de Elmano de Freitas ao Governo do Estado, no primeiro turno.
Caso Camilo e Izolda sejam nomeados para algum ministério no governo de Lula, será a primeira vez que dois ex-governadores cearenses ocuparão espaço ao mesmo tempo na Esplanada do Poder Executivo Federal.
Atualmente
no governo de Jair Bolsonaro (PL), dos 23 ministérios, somente um está sob o
comando de um cearense, o Ministério da Defesa, cujo ministro é o general Paulo
Sérgio Nogueira, natural de Iguatu.
Com
informações portal O Povo Online
Leia também:
Antes de assumir, Lula faz rodada de reuniões com chefes de Poderes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.