Beto Simonetti defendeu urnas eletrônicas e separação entre os Poderes durante posse de Moraes no TSE (Foto: Reprodução/TSE) |
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, ressaltou, durante cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o manifesto pela democracia lançado em todo país. A declaração ocorreu na noite de ontem (16/08).
"Nele (no documento pela democracia), reiteramos o nosso compromisso com as atribuições conferidas pela Constituição à Ordem dos Advogados do Brasil: a representação da advocacia e a guarda do Estado Democrático de Direito. Nossas bandeiras são a defesa do modelo federativo, da divisão entre os Poderes, dos direitos e garantias fundamentais e do voto secreto, periódico e universal", disse.
O sistema eletrônico de votação é alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de apoiadores. O chefe do Executivo afirma, sem provas, que as eleições passadas foram fraudadas. Por conta disso, a USP e outras entidades lançaram manifestos em defesa da democracia e destacando o risco de um golpe no país. O documento recebeu mais de um milhão de assinaturas reiterando os dizeres da carta.
"Estado Democrático de Direito e advocacia não existem um sem o outro. Por isso, o acompanhamento sistemático das eleições é uma tarefa relevante para a OAB. Nos importa verificar a legalidade e a legitimidade de cada passo do processo eleitoral, desde o início até a posse dos eleitos pelo voto popular", disse Simonetti.
Com
informações portal Correio Braziliense
Leia também:
Durante posse de Moraes no TSE, Campbell reforça confiança nas urnas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.