A governadora Izolta trava disputa aberta com Roberto Cláudio por vaga de candidata ao Abolição na chapa governista Foto: Fabio Lima |
São pelo menos 34 gestores que saíram em defesa da atual governadora ontem. Fortaleza, gerida por Sarto (PDT), ficou de fora. O lado do prefeito na briga política é o de Roberto Cláudio (PDT), seu antecessor. Entre os prefeitos, estão Vitor Valim (Caucaia), Zé Ailton (Crato), Guilherme Saraiva (Barbalha), Felipe Pinheiro (Itapipoca) e Rozário Ximenes (Canindé). Das 34 cidades cearenses, sete são geridas por pedetistas. Na prática, eles tomaram o lado do ex-governador Camilo Santana (PT) na disputa, ainda que o outro seja ocupado pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT).
"Desde cedo eu escutava da minha mãe, D. Maria, que ninguém faz nada sozinho. E pra continuar resolvendo os grandes desafios desse nosso estado precisamos nos unir em torno de uma pessoa com a força de Izolda Cela. Uma professora competente e que tem a coragem para fazer o que precisa ser feito. E claro, com toda sensibilidade do seu olhar cuidador", escreveu o perfil de Valim nas redes.
Líder do PDT na Câmara e robertoclaudista, Júlio Brizzi acusou a articulação política da administração estadual de pressionar os gestores a anunciarem o apoio. Ele definiu a história como "inacreditável" e "surreal". Disse que a articulação era liderada por pessoa do PT, sem citar Nelson Martins, filiado ao partido e titular da secretaria de Relações Institucionais.
Brizzi simulou o que seria o diálogo ao telefone: "'Camilo fez isso e aquilo pelo município e ficará feliz se você declarar apoio a Izolda'", escreveu no Twitter. Colega de Brizzi vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) endossou a crítica, vinculando nominalmente Nelson à "onda" de apoio recebida pela governadora, como suposto autor das supostas ligações para os prefeitos.
"Uma ação indevida e sem ética de mais uma tentativa do PT de intervir na decisão do PDT. Teve o prefeito que de tanto medo publicou até nas páginas oficiais", escreveu a vereadora, referindo-se a Luan Dantas Félix (PP), prefeito de Potiretama. A mensagem de apoio a Izolda foi para, inicialmente, nas redes sociais institucionais da prefeitura daquele município, sendo retirada logo depois e publicada nas redes do gestor.
Procurado por O POVO, Nelson Martins respondeu por escrito que as "manifestações dos prefeitos e prefeitas têm sido espontâneas de apoio à continuidade de um projeto do ex-governador Cid, Camilo e Izolda, que tem ajudado muito ao estado do Ceará."
É
o segundo gesto do dia em defesa da pré-candidata. Uma carta em sua defesa foi
assinada por 28 deputados estaduais. Nela, defendem a candidatura de Izolda
Cela (PDT) ao Governo do Ceará como uma renovação dentro da continuidade que a
aliança de 16 anos representa. A Assembleia Legislativa do Ceará é composta por
46 cadeiras, das quais 38 ocupadas por parlamentares de situação. Em termos
percentuais, portanto, a pedetista recebeu o apoio de 73,6% do governismo no
Legislativo estadual.
"Enquanto
secretária de Educação, colocou o Ceará em evidência nos índices de melhorias
educacionais, como vice-governadora leal e ativa, na edificação dos diversos
planos e ações da gestão e no cargo de Governadora já deixa uma marca
absolutamente própria no jeito de ser e de agir", diz trecho do manifesto.
Com
informações portal O Povo Online
Leia também:
Roberto Cláudio procura Tasso para discutir aliança
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.