Zezinho é influente parlamentar, com longos anos de fidelidade política prestados aos irmãos pedetistas Ciro e Cid Gomes (Foto: Reprodução/Alece) |
Izolda trava disputa interna no PDT com o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da AL-CE, Evandro Leitão, e o deputado federal Mauro Filho. É o ex-gestor da Capital, porém, quem realmente mede forças com Izolda no processo de escolha da candidatura governista.
Na tribuna da AL-CE, ele não só defendeu Izolda como disse que o Legislativo estadual é a "casa do povo" e o povo "deve ser escutado". Foi um meio de advogar maior participação dos deputados nos rumos da sucessão.
A fala de Zezinho representa também um terceiro grande partido, pelo menos, acenando positivamente na direção de Izolda. Assim como o PP, PT e MDB do ex-senador Eunício Oliveira manifestam apoio à escolha da governadora como candidata.
Roberto Cláudio também tem apoios estratégicos. Por exemplo, a preferência da imensa maioria dos vereadores da Capital, assim como a de Ciro. O PSB e o PSD são partidos que pendem para ele.
O POVO consultou deputados estaduais sobre a defesa do nome de Izolda feita por Zezinho, e o peso real da manifestação. Para João Jaime, do mesmo Progressistas de Zezinho, "ainda tem muita coisa pra acontecer até a decisão de quem será o candidato." Enquanto essa escolha não ocorre, Jaime entende que o principal beneficiado é o pré-candidato de oposição Capitão Wagner (União Brasil).
Questionado sobre se a estratégia já conhecida do grupo que governa o Ceará, de deixar o anúncio para a última hora, é eficiente, o parlamentar respondeu que "agora o jogo é diferente". "Cada eleição é uma eleição diferente." E seguiu: "Dessa vez não depende só dos Ferreira Gomes. Tem o governador Camilo que se consolidou como uma grande liderança."
Osmar Baquit (PDT) constata que não existem vetos a Izolda no PP, no MDB e no PT. E adiciona uma percepção sobre os colegas de partido na AL-CE. "Acho que a maioria dos deputados estaduais do PDT tem preferência pela Izolda. Então, vejo como uma sinalização, um afunilamento em torno desse apoio a ela muito importante, embora, pessoalmente, o meu candidato seja Evandro Leitão."
Outro pedetista, Tin Gomes é defensor de que a escolha venha a público o quanto antes, como modo de afastar especulações que, por sua vez, resultam em discussões. Para o parlamentar, a "opinião pessoal de representantes dos partidos aliados só atrapalham o processo. A escolha passa pelo Ciro, Cid e Camilo, que já é o candidato ao Senado".
"Os partidos da provável coligação irão ser ouvidos para ver suas participações na chapa ou no governo, e não para escolher o candidato do PDT. A governadora tem a prerrogativa e todas as condições de ser candidata, mas a escolha deverá ser em cima de pesquisas no momento certo, para não termos surpresas", afirmou ainda Tin.
Já Leonardo Araújo (MDB) avalia que declarações como a de Zezinho ganham mais relevo quando somadas às de Eunício Oliveira, dirigente estadual do MDB. O parlamentar diz entender que Zezinho foi sensato ao destacar as credenciais de Izolda, "que é uma mulher simples, competente, organizou a Educação do estado do Ceará e está pronta para tocar os destinos do Ceará por mais quatro anos."
Com
informações portal O Povo Online
Leia também:
Zezinho
declara apoio a Izolda: "Tem direito à reeleição"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.