Páginas

30 de abril de 2022

Paranoia bolsonarista propaga o caos por Érico Firmo

 O bolsonarismo tem certeza de que tudo está armado para prejudicá-lo  (Foto: Rafael Carvalho)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e muitos de seus apoiadores mais próximos são bastante desconfiados. Há suspeita que leva à dúvida, dúvida que leva à desconfiança, desconfiança que conduz à insegurança, o que os coloca naquilo que o psicanalista Valton Miranda descreveu como "motor estrutural paranoico na práxis política", ao tratar do tema no livro A paranoia do soberano (Vozes, 1999).

Para o presidente do TSE "Não há poder moderador para intervir na Justiça Eleitoral"

O ministro Edson Fachin destacou que o TSE vai atuar em parcerias para combater informações falsas (Foto: Marcelo Ferreira)

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alertou que não existe na legislação brasileira um poder moderador para intervir na Justiça Eleitoral. A declaração foi dada na tarde de ontem (29/04), em um evento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná.

29 de abril de 2022

TJCE empossa mais dois desembargadores

Os advogados André Costa e Everardo Lucena foram empossados em vagas reservadas à OAB-CE, por meio do Quinto Constitucional (Foto: Divulgação/TJCE)

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou ontem (28/04), dois advogados no cargo de desembargador, somando nove em menos de 30 dias úteis, passando a contar com o total de 51. A solenidade de posse ocorreu na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), com transmissão ao vivo pelo Canal do TJCE no Youtube, em sessão conduzida pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Os advogados André Luiz de Souza Costa e Everardo Lucena Segundo foram empossados em vagas reservadas à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE), por meio do Quinto Constitucional.

Ciro Gomes é hostilizado por bolsonaristas em feira agrícola

Em visita à Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), Ciro foi abordado e provocado por simpatizantes do presidente e respondeu as grosserias (Foto: Reprodução/Facebook)

O pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) se desentendeu com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Enquanto caminhava em feira ruralista, em visita à Agrishow, em Ribeirão Preto (SP) ontem (28/04) ele foi abordado e provocado por simpatizantes do presidente. Um deles, que abordou mais de perto e de forma mais incisiva o ex-ministro, foi afastado pela assessoria.

36 açudes sangram no Ceará com o abril chuvoso

Açude Araras, no município de Varjota, está com mais de 90% da capacidade (Foto: Emanuel Coelho)

O Ceará chegou a 36 açudes sangrando, maior marca desta quadra chuvosa, segundo informações colhidas no Portal Hidrológico, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), às 14h02min. O número foi atingido entre a madrugada e a manhã de ontem, quando dois reservatórios atingiram 100% da capacidade: Ayres de Sousa, em Sobral e Pacajus, em Chorozinho.

Presidentes da Câmara e do Senado rebatem Bolsonaro sobre eleições e segurança das urnas

Presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco (Foto: Marcos Corrêa)

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reagiram aos novos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) à lisura das eleições.

28 de abril de 2022

Arqueóloga altaneirense é destaque em jornal da Capital

Arqueóloga Heloísa Bitú no Memorial Homem Kariri em Nova Olinda (Foto: Aurelio Alves)

O jornal O Povo de Fortaleza, publicou em seu portal na manhã de hoje (28/04) uma série especial sobre “Mitos e lendas resgatam as origens do Cariri”, registrando que uma investigação arqueológica na região demonstra como os primeiros povos caririenses conviviam intimamente com a paisagem.

Prefeito de Nova Olinda anuncia rateio do Precatório do Fundef

Prefeito Dr. Italo Brito em reunião com os profissionais da Educação em Nova Olinda (Foto: Reprodução/Instagram)

O prefeito do Município de Nova Olinda, Dr. Italo Brito (PP) anunciou ontem (27/04) em reunião com os profissionais da rede municipal de ensino que irá efetuar o pagamento do rateio dos recursos do Precatório do Fundef.

Ciro Gomes diz a prefeitos que o problema maior do Brasil são os modelos econômico e de governança política.

Ciro Gomes na 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios (Foto: Reprodução/CNM)

O pré-candidato ao Planalto pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou ontem (27/04) que o problema do Brasil não é Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem Jair Bolsonaro (PL), mas os modelos econômico e de governança política. Até o momento, Ciro vem atacando fortemente, nas redes, os dois candidatos que lideram as pesquisas.

27 de abril de 2022

Bolsonaro repete lema de inspiração fascista em Marcha de Prefeitos

 

Bolsonaro fez discurso na abertura oficial da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios (Foto: Ed Alves)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a repetir o lema de inspiração fascista “Deus, pátria, família” ao final de seu discurso na abertura oficial da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, ocorrida na manhã desta terça-feira (26/04).

26 de abril de 2022

Regulamento do Desafio Terras Altas MTB Altaneira - 2022

1. DA COMPETIÇÃO

1.1. O Desafio Terras Altas MTB Altaneira é uma competição ciclismo de montanha na modalidade XCO, realizada pela Associação dos Ciclistas de Altaneira (ACICA), válida como Etapa Final do Campeonato Cearense XCO e da Copa MTB de Altaneira.

1.2. A competição será disputada por equipe e de forma individual.

1.3 O evento acontecerá no dia 26 de junho de 2022 no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças, no Município de Altaneira. 

Governadora Izolda reúne deputados e deputadas no Palácio da Abolição

No encontro a governadora Izolda falou de eleições e se colocou à disposição dos parlamentares nos pleitos (Foto: Reprodução/Twitter)

A governadora Izolda Cela (PDT) se reuniu pela primeira vez com deputados estaduais e federais aliados desde que assumiu o Palácio da Abolição, em 2 de abril. O encontro aconteceu na tarde de ontem (25/04) na sede do Governo e teve duração de pouco mais de uma hora.

Para o presidente do TSE atacar a Justiça Eleitoral é atacar a democracia

A fala do ministro Fachin foi durante reunião da Comissão de Transparência das Eleições (Foto: Marcelo Ferreira)

Um dia após a polêmica envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e as Forças Armadas, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, se manifestou. Em reunião da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) realizada ontem (25/04) o ministro pediu "paz" e "respeito" às eleições e afirmou que ataques à Justiça Eleitoral ferem a democracia.

25 de abril de 2022

Dhiogo Correia vence Quarta Etapa da Copa MTB Altaneira

É a segunda vitória seguida de Dhiogo na Copa (Foto: Lucas Gomes)

O cratense Dhiogo Correia sagrou-se Campeão da Quarta Etapa da 9ª edição da Copa MTB Altaneira realizada na manhã de ontem (24/04) no Circuito 1 da Trilha Sítio Poças. 37 ciclistas das cidades de Altaneira, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Farias Brito, Juazeiro e Nova Olinda participaram da prova.

Ministro do STF condena uso das Forças Armadas para desacreditar processo eleitoral

O ministro Barroso afirmou que o Supremo precisa do apoio da sociedade para conseguir enfrentar os ataques (Foto: Evaristo Sa)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou ontem (24/04) que há no cenário político brasileiro intenção de usar as Forças Armadas para atacar o processo eleitoral no País. Barroso voltou a defender a integridade das urnas eletrônicas e condenou tentativas de politização dos militares, ressaltando que, até o momento, as Forças Armadas têm resistido a serem objeto das "paixões políticas".

24 de abril de 2022

Os Pódios da Quarta Etapa da Copa MTB Altaneira - 2022

Os cinco primeiros colocados formam a Elite da Copa (Foto: Lucas Gomes)

A Quarta Etapa da 9ª edição da Copa MTB Altaneira disputada na manhã de hoje (24/04) no Circuito 1 da Trilha Sítio contou com a participação de 37 ciclistas das cidades de Altaneira, Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro e Nova Olinda. Os Pódios da Quarta Etapa da Copa MTB Altaneira em 2022 foram formados da seguinte forma: 

Classificação Local (Camisa Branca com Bolinhas) Copa MTB Altaneira - Quarta Etapa

Os ciclistas altaneirenses disputam na Copa MTB Altaneira a Camisa Branca com Bolinhas de Campeão Local.  Confira os 10 primeiros colocados após a Quarta Etapa:

Classificação Visitante (Camisa Rosa) Copa MTB Altaneira - Quarta Etapa

Ciclistas das cidades de Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Nova Olinda participaram da Quarta Etapa da 9ª edição da Copa MTB Altaneira realizada na Trilha Sítio Poças. Os ciclistas visitantes disputam a Camisa Rosa.

Classificação Jovem (Camisa Vermelha) Copa MTB Altaneira - Quarta Etapa

Os ciclistas com até 23 anos de idade disputam na Copa MTB Altaneira a Camisa Vermelha de Campeão Jovem. Confira a Classificação Jovem após Terceira Etapa:

Classificação Juvenil (Camisa Azul) Copa MTB Altaneira - Quarta Etapa

Apenas 3 crianças das cidades de Altaneira, Crato Farias Brito e Nova Olinda participaram da Quarta Etapa da 9ª edição da Copa MTB Altaneira realizada na Trilha Sítio Poças. As crianças disputam a Camisa Azul. Confira a Classificação Juvenil após Quarta Etapa:

Classificação Veterano (Camisa Verde) Copa MTB Altaneira - Quarta Etapa

Os ciclistas com idade superior a 40 anos disputam a Camisa Verde na Copa MTB Altaneira. Confira a Classificação Veterano após Terceira Etapa:

Classificação Elite Feminina (Camisa Laranja) Copa MTB Altaneira - Quarta Etapa

6 ciclistas das cidades de Altaneira, Crato, Farias Brito e Nova Olinda participaram da Quarta Etapa da 9ª edição da Copa MTB Altaneira realizada na Trilha Sítio Poças. As mulheres disputam a Camisa Laranja. Confira a Classificação da Elite Feminina após Quarta Etapa:

Classificação Geral (Camisa Amarela) - Quarta Etapa - Copa MTB Altaneira - 2022

37 ciclistas das cidades de Altaneira, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Farias Brito, Juazeiro e Nova Olinda participaram da Quarta Etapa da 9ª edição da Copa MTB Altaneira realizada na Trilha Sítio Poças. Os melhores ciclistas disputam a Camisa Amarela de Campeão Geral da Copa.

Resultado da Quarta da Etapa da Copa MTB Altaneira - 2022

37 ciclistas das cidades de Altaneira, Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro e Nova Olinda participaram da Quarta Etapa da 9ª edição da Copa MTB Altaneira realizada na manhã de hoje (24/04) na Trilha Sítio Poças.

23 de abril de 2022

29 reservatórios estão sangrando no Ceará

O açude Pau Preto em Potengi foi o último a entrar na lista dos que atingiram a capacidade máxima (Foto Reprodução/WhatsApp) 

No Ceará, 29 açudes atingiram a capacidade máxima, ou seja, estão sangrando. Ao todo, o Estado conta com 33,8% da capacidade hídrica dos reservatórios. Isso corresponde a 6,2 trilhões de litros de água. Os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Indulto concedido por Bolsonaro vira alvo de ofensivas jurídicas e políticas

Em uma das frentes partidos de oposição recorreram ao STF para derrubar o perdão de Bolsonaro ao amigo Silveira (Foto: Reprodução/Facebook)

O indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado Daniel Silveira — condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) —, além de deflagrar uma ampla discussão jurídica sobre sua constitucionalidade, tensionou ainda mais a relação entre os Poderes e elevou a temperatura política. Partidos de oposição recorreram à Corte para tentar derrubar o perdão ao parlamentar, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu que o Legislativo proponha o aprimoramento constitucional e legal de institutos penais, com o objetivo de evitar a impunidade.

22 de abril de 2022

Caso Daniel Silveira: OAB pede respeito à separação de Poderes

O presidente da OAB, Beto Simonetti, ressalta que a preocupação institucional maior é a instabilidade do país (Foto: Reprodução/OAB)

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, divulgou nota para explicar que a entidade convocou a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais para analisar o indulto concedido ontem (21/04) pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

Perdão de Bolsonaro a Silveira confronta o Supremo

Para especialistas, Bolsonaro tem plena consciência de que escalou uma crise institucional (Foto: Reprodução/Facebook)

A alternativa que se coloca para os ministros do Supremo é anular a decisão de Bolsonaro, para não serem desmoralizados. O presidente da República exorbitou no decreto, segundo juristas, porque poderia perdoar a pena de prisão, que é de natureza criminal, mas não as multas e a cassação de mandato, que extrapolam o escopo do instituto da graça individual (perdão). Como sabe disso, Bolsonaro tem plena consciência de que escalou uma crise institucional.

21 de abril de 2022

Sergio Moro admite a possibilidade de não ser candidato este ano

 

O ex-juiz Moro defendeu a pré-candidatura de Luciano Bivar, nome do União Brasil para o Planalto (Foto: Fabio Lima)

Após abrir mão de sua pré-candidatura à Presidência da República pelo Podemos, e enfrentar dificuldades para definir o futuro político no União Brasil, o ex-juiz Sergio Moro admitiu ontem que pode não concorrer a nenhum cargo público nas eleições deste ano.

Condenação de Daniel Silveira mostra resposta do STF a ataques à democracia

O deputado bolsonarista Daniel Silveira foi condenado no STF por 10 votos a um (Foto: Nelson Jr)

Por 10 votos a um, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) por estimular atos antidemocráticos e incitar ataques a integrantes da Corte. Relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes votou pela aplicação de pena de oito anos e nove meses de reclusão, inicialmente em regime fechado. Ele também propôs a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos enquanto durar o cumprimento da pena, além do pagamento de multa de R$ 192 mil.

20 de abril de 2022

"Não estragou a Páscoa de ninguém", diz presidente do STM sobre áudios da ditadura

O general Luiz Carlos Gomes Mattos é o presidente do Superior Tribunal Militar (Foto: Divulgação/STM)

O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general Luiz Carlos Gomes Mattos, rompeu o silêncio sobre os áudios de ministros da Corte durante a ditadura, que apontam a prática de tortura por agentes das Forças Armadas no período de 21 anos em que vigorou o regime de exceção. Durante a sessão de julgamento ontem, a primeira após a revelação do material, Mattos afirmou que não tinha "resposta a dar".

19 de abril de 2022

Bancada do PT rejeita pedido de informações sobre o programa Médico pelo Brasil em Altaneira

Ao responder um questionamento sobre o programa Médico pelo Brasil em Altaneira o vereador Ariovaldo Soares (PDT) informou que a maioria na Câmara Municipal de Altaneira desaprovou na sessão da última quarta-feira (13/04) requerimento de sua autoria solicitando informações a Secretária Municipal de Saúde.

Ciro diz que saída de Moro abre caminho para negociações na terceira via

 

Ciro participou do ato de lançamento da candidatura da senadora Leila Barros ao Governo do Distrito Federal (Foto: Reprodução/Twitter)

Ao saber que políticos da terceira via aceitam conversar com ele para a definição de uma chapa única à Presidência, desde que esteja "desarmado", o candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, reagiu com ironia. "Desarmado? Eu nunca andei armado na vida", afirmou Ciro, que estava ontem em Brasília, onde participou do lançamento da pré-candidatura da senadora Leila Barros (PDT-DF).

Mourão debocha de investigação sobre tortura: "vai tirar do túmulo?"

O vice-presidente Hamilton Mourão ainda disse que a tortura "é passado" (Foto: Reprodução/Metropolis)

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) reagiu ontem com ironia e risadas ao ser questionado sobre a possibilidade de se apurar crimes ocorridos durante a ditadura militar após a revelação de áudios de sessões do Superior Tribunal Militar (STM) com relatos de tortura no período. "Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. Vai trazer os caras do túmulo de volta?", disse o general da reserva ao chegar ao Palácio do Planalto.

Governo Federal anuncia contratação de mais de 500 profissionais para programa Médicos pelo Brasil

Segundo o ministro Queiroga o investimento é de cerca de R$ 783,6 milhões e disponibilizará mais de 4,6 mil vagas em todo Brasil (Foto: Ed Alves)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga anunciou ontem (18/04), durante evento no Palácio do Planalto, a contração dos primeiros profissionais do Médicos pelo Brasil, programa que visa substituir o Mais Médicos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). São 529 profissionais que reforçarão o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo país.

18 de abril de 2022

Em entrevista ao jornal O POVO, Lázaro Ramos fala sobre processo de produção de "Medida Provisória", recepção do público e conexões com a realidade

O filme "Medida Provisória" marca a estreia de Lázaro Ramos como diretor e reflete sobre o racismo e a luta antirracista (Foto: Fernanda Barros)

Depois de duas semanas extensas de viagens, entrevistas e diálogos com os espectadores, o ator e diretor Lázaro Ramos concedeu entrevista a equipe do jornal o Povo e explica que a energia que ainda tem para continuar com a programação vem do público. Ele diz que não se sente sozinho, porque sua batalha para a valorização da cultura e sua luta antirracista são compartilhadas com as milhares de pessoas que foram - e vão - assistir ao longa-metragem.  

Ministro anuncia fim da emergência de saúde por covid-19 no Brasil

Em seu pronunciamento, o ministro Queiroga expressou solidariedade aos familiares das vítimas  (Foto: Reprodução/Youtube)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, na noite de ontem (17/04), o fim da emergência de saúde por covid-19 no Brasil. "Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos, hoje, condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde de Importância Nacional. Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão", afirmou o chefe da pasta.

Áudios do Superior Tribunal Militar mostram tortura na ditadura

Os áudios foram analisados pelo historiador Carlos Fico, da UFRJ e
divulgados pela jornalista Mirian Leitão 
(Foto: Reprodução/STM)

Sessões do Superior Tribunal Militar entre 1975 e 1985 revelam denúncias de tortura durante a ditadura no Brasil, de acordo com áudios inéditos analisados pelo historiador Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os áudios foram revelados com exclusividade pelo blog da Miriam Leitão, no jornal O Globo. A jornalista foi vítima de tortura durante o período ditatorial no Brasil.

17 de abril de 2022

Altaneirenses formam mais um motoclube

Membro do Pandas MC no portal do Padre Cícero em Farias Brito (Foto: Reprodução/Facebook)

Realizou-se na manhã de ontem (16/04) o primeiro passeio do “Pandas Moto Clube”. 10 motociclistas e sete acompanhantes participaram da primeira viagem. “muita alegria e descontração. Esse grupo vai longe”, escreveu o blogueiro Junio Carvalho no Facebook.

Interesse dos mais jovens salta após ação nas redes sociais

O número de eleitores de 16 e 17 anos cadastrados para votar nas eleições deste ano fechou março em aproximadamente um milhão e 50 mil. Isso representa um salto de 26% em relação aos cerca de 830 mil que haviam emitido o título de eleitor até fevereiro. Os dados são da tabela que reúne estatísticas oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

16 de abril de 2022

Bolsonaro critica acordo do Wahtsapp e TSE contra desinformação

 

A fala do presidente, em clima de comício, se deu após uma motociata em São Paulo (Foto: Reprodução/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou aos ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ontem (15/04) ele criticou o fato de o WhatsApp ter lançado uma nova funcionalidade — que permite criar comunidades com grupos de até 2.560 pessoas —, mas só liberá-la no Brasil após as eleições. A postura da plataforma deve-se ao acordo que firmou com o TSE de combater a desinformação.

15 de abril de 2022

Uso de máscara em locais fechados não é mais obrigatório no Ceará

O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela nas redes sociais (Foto: José Wagner)

A partir de hoje (15/04), o uso de máscaras em locais fechados não é mais obrigatório no Ceará, com exceção dos equipamentos de saúde e do transporte público. O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela na tarde de ontem através de suas redes sociais. A liberação já havia sido antecipada pelo jornal O POVO na quarta-feira, após a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Richristi Gonçalves, afirmar que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) deveria votar a favor da flexibilização na reunião de ontem.

União Brasil escolhe Luciano Bivar como pré-candidato e anula Moro

A reunião que confirmou o nome de Bivar foi virtual (Foto: Divulgação/UB)

A Executiva Nacional do União Brasil confirmou, por unanimidade, a indicação do nome do deputado Luciano Bivar (PE) como pré-candidato da legenda à Presidência da República. A decisão, já esperada, amplia o leque de opções do autoproclamado centro democrático — formado, também, por MDB, PSDB e Cidadania — para o pleito de outubro com uma chapa unificada. A decisão sobre os nomes que vão integrá-la só será conhecida em 18 de maio.

14 de abril de 2022

"Medida Provisória": filme de Lázaro Ramos estreia nos cinemas de Fortaleza

O filme teve sua pré-estreia no Cineteatro São Luiz (Foto: Fernanda Barros)

“Medida Provisória”, que marca a estreia de Lázaro Ramos como diretor de um longa-metragem, está em cartaz nos cinemas de Fortaleza. O filme, que mistura elementos de drama, ação e humor, aborda a luta antirracista a partir de uma realidade distópica do Brasil.         

Câmara Municipal aprova projetos sobre a Procuradoria da Mulher e dignidade menstrual em Altaneira

Presidente da Casa Claudovino, com a vereadora Dra Rafaela, o vereador Júnior e a Dra. Danila após a Sessão (Foto: Divulgação/CMA)

Em Sessão ordinária realizada na manhã de ontem (13/04) a Câmara Municipal de Altaneira aprovou, por unanimidade, dois projetos relacionados a defesa de direitos e dignidade da mulher altaneirense.

"Izolda não é só de um partido, é de todos os partidos", defende Camilo

Ao lado de Izolda e Sarto, Camilo recebeu a Medalha Iracema (Foto: Aurelio Alves)

Em sua primeira agenda pública depois de deixar o Executivo estadual no início de abril, o ex-governador Camilo Santana (PT) voltou a defender ontem o nome da atual governadora, Izolda Cela (PDT), alvo de crítica do vereador pedetista Adail Júnior.

Izolda rebate crítica de aliado: "O meu sangue é sertanejo"

A governadora Izolda Cela discursou em solenidade de entrega da Medalha Iracema no Teatro São José em Fortaleza (Foto: Aurelio Alves)

Bem-humorada, a governadora do Estado Izolda Cela (PDT) rebateu ontem crítica de aliado, que questionou se seu sangue era petista ou pedetista. Antes de participar de entrega da Medalha Iracema, a gestora respondeu: "O meu sangue é sertanejo, eu acho que isso me define melhor".

Em carta a OCDE, entidades apontam retrocessos do governo Bolsonaro

 A carta, endereçada ao secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann (Foto: Ian Langsdon)

Entidades da sociedade civil enviaram uma carta à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) denunciando a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar de reconhecer a importância da entrada do Brasil no chamado "clube dos países mais ricos do mundo", as instituições ressaltam que, antes disso, o país precisa adotar boas práticas nas políticas públicas.

13 de abril de 2022

Presidente da República sanciona Lei autorizando repasse dos recursos dos precatórios do Fundef aos professores

Foi publicado na edição de hoje (13/04) do Diário Oficial da União a Lei nº 14.325/2022, que dispõe sobre a utilização dos recursos extraordinários recebidos pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios em decorrência de decisões judiciais relativas ao cálculo do valor anual por aluno para a distribuição dos recursos oriundos dos fundos e da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, mais conhecido por Precatórios do Fundef.

Ideias de Lula e Bolsonaro têm raízes profundas por Luiz Carlos Azedo

Lula e Bolsonaro em momentos de reflexão (Fotos: Ricardo Stuckert e Clauber Cleber Caetano)

A polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas da corrida eleitoral para o Planalto, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem muitas explicações. As mais evidentes são o recall dos dois mandatos do petista como chefe do Executivo, de um lado, e as vantagens estratégicas de uma candidatura à reeleição no pleno exercício do mandato, na qual a inércia do poder favorece o presidente da República, como aconteceu com Fernando Henrique Cardoso, o próprio Lula e Dilma Rousseff.