23 de abril de 2022

29 reservatórios estão sangrando no Ceará

O açude Pau Preto em Potengi foi o último a entrar na lista dos que atingiram a capacidade máxima (Foto Reprodução/WhatsApp) 

No Ceará, 29 açudes atingiram a capacidade máxima, ou seja, estão sangrando. Ao todo, o Estado conta com 33,8% da capacidade hídrica dos reservatórios. Isso corresponde a 6,2 trilhões de litros de água. Os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).


Uma nova adição à lista dos açudes em sangria foi Pau Preto, localizado no município de Potengi, a 496, 1 km de Fortaleza. O reservatório tem 1,9 milhão de metros cúbicos (m³) de capacidade, faz parte da bacia hidrográfica do Alto Jaguaribe e sangrou no último dia 20 de abril. O açude Frios, no município de Umirim, também atingiu capacidade máxima. Parte da bacia do Curu, o reservatório tem 33,2 milhões de m³, e a última vez que atingiu a capacidade total foi em junho de 2020.

Ainda há, no entanto, 59 açudes com volume menor que 30%. Alguns desses reservatórios em situação crítica são aqueles com maior capacidade hídrica do Estado, como o Castanhão e o Banabuiú.

Em 2009, último ano em que o Castanhão chegou a mais de 90%, choveu 1.125,7 milímetros (mm) em todo o Estado. O ano é lembrado também pelas enchentes registradas em todo o território cearense. Agora com 18,86%, o reservatório chegou em 2022 a maior capacidade desde 2015.

“Mas não é o suficiente para deixar ele em uma situação confortável. Dificilmente uma única quadra chuvosa consegue reverter uma situação de várias abaixo da média”, explica Bruno Rebouças, diretor de operações da Cogerh.

Para que uma nova cheia no reservatório seja possível, as bacias do Salgado e do Alto Jaguaribe precisam receber grande volume de chuvas de forma concentrada. Até esta sexta-feira, 22, as bacias tinham 55,7% e 45,65% da capacidade preenchida, respectivamente.

Já o açude Banabuiú, parte da bacia de mesmo nome, está em situação ainda mais crítica do que no mesmo período de 2021. No fim de abril do ano passado, o reservatório estava com 9,01% da capacidade. Neste ano, atingiu somente 8,32%.

As poucas chuvas na bacia hidrográfica do Banabuiú explicam o pouco aporte no reservatório. Apenas 7,87% da bacia está cheia, com 14 dos 19 açudes que a compõem com volume abaixo de 30%.

No último fim de semana de abril, que marca o fim do terceiro mês da quadra chuvosa, não há previsão de chuva para as áreas que ajudariam o aporte dos açudes.

Para este sábado, 23, há previsão de precipitação no centro-norte, com início durante a madrugada e pela manhã no litoral, seguindo para o Interior entre a tarde e à noite, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

No domingo, a previsão é a mesma. De acordo com a Fundação, as chuvas têm relação com a Zona de Convergência Intertropical.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Banco do Nordeste: crédito à pecuária cresce 23% e soma R$ 5,2bi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.