Choveu em 81 municípios cearenses entre às 7 horas de sábado (05/02) ao mesmo horário de ontem (06/02) de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os maiores índices foram registrados em Iracema (125mm), Tauá (120mm) Independência (105mm), Amontada (104mm) e Viçosa do Ceará (102).
Este foi o dia com registro de mais municípios com chuva desde o início de março, segundo mês da quadra chuvosa, superando a marca de 73 localidades com precipitação na última sexta-feira (04/03). A quantidade de água, contudo, foi maior no Cariri, já que na última sexta três municípios superaram o nível de 100 mm de chuva: Lavras da Mangabeira (120 mm), Granjeiro (107 mm) e Várzea Alegre (106 mm).
Em fevereiro, o Ceará registrou chuvas 45% abaixo da média histórica, registrando o pior resultado em cinco anos. Nenhuma das oito macrorregiões classificadas pela Funceme atingiu o valor esperado, sendo o pior cenário de Jaguaribana, com 62,3% abaixo da média de chuvas. Já o Sertão Central e Inhamuns, historicamente uma das regiões mais secas do Ceará, ficou 59,8% inferior ao esperado. Por outro lado, o Litoral de Fortaleza e a Ibiapaba foram as que chegaram mais próximo da média, com déficit de 8,9% e 5,9%, respectivamente.
Nesta segunda-feira (07/03) a previsão meteorológica da Funceme se mantém e haverá chuva em todas as macrorregiões, onde os principais acumulados de chuva podem se concentrar principalmente nos extremos do Estado, isto é, faixa litorânea e centro-sul. As demais áreas devem ter chuva de caráter isolado e passageiro. Já na terça, 8, a Funceme prevê chuva na faixa litorânea, no Cariri e na Ibiapaba, enquanto as demais regiões têm alta possibilidade.
Com
informações portal O Povo Online
Leia também:
Via de acesso à casa de Patativa do Assaré será revitalizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.