Camilo fez anúncio após reunião com a vice, Izolda Cela, a secretária Eliana Estrela e o presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo (Foto: Reprodução/Facebook) |
O reajuste será concedido a professores da ativa, aposentados, pensionistas e temporários. O aumento é retroativo a janeiro de 2022. Será enviada à Assembleia Legislativa mensagem para conceder o reajuste, que deverá ser votada pelos deputados estaduais.
Serão contemplados cerca de 51 mil trabalhadores, incluindo professores ativos, inativos e temporários. Segundo o Governo do Estado, o investimento será de R$ 279 milhões no ano de 2022.
Nas redes sociais, Camilo afirmou que o Estado tem a melhor carreira pública de professores do Brasil. "O Ceará, que é referência na valorização dos educadores, tem a melhor carreira do país no magistério", publicou.
O anúncio de Camilo foi feito após reunião com participação da vice-governadora Izolda Cela, a secretária da Educação, Eliana Estrela, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará (Apeoc), Anízio Melo.
O sindicalista considerou que o reajuste do piso muda o patamar da educação cearense. "Esse reajuste representa para todo o Brasil uma referência importantíssima que o Ceará dá mais uma vez na valorização da categoria. É um grande farol para a educação do Ceará que acaba iluminando o resto do País", disse.
Camilo destacou que, em janeiro, o Estado havia feito o pagamento do rateio dos excedentes do Fundeb, com folha de pagamento extra que favoreceu mais de 32 mil profissionais de educação. O dinheiro foi do saldo remanescente do Fundeb de 2021, no valor de R$ 136 milhões.
A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou ontem o projeto de lei do Governo do Estado que cria uma gratificação 33% para assessores financeiros e secretários escolares da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). A proposta foi anunciada no fim de janeiro pelo governador Camilo Santana (PT), durante live semanal realizada pelas redes sociais.
A mensagem foi proposta no projeto de lei 07/2022 que dispõe sobre a extinção de 1.472 cargos comissionados e a criação de 1.811. De acordo com o líder do governo na Assembleia, deputado estadual Júlio César Filho (Cidadania), os parlamentares trabalharam para dar celeridade ao PL a fim de reconhecer o trabalho realizado pela categoria.
"O objetivo é ampliar o quadro de professores nas escolas e Centros Cearenses de Idiomas (CCI). É mais um investimento na área da educação no Estado para aumentar o quadro de pessoal da área de ensino e garantir um atendimento pedagógico de excelência e qualidade", ressaltou o parlamentar.
A
proposta faz parte do pacote de benefícios que tem sido concedido a
profissionais da educação, na esteira de pagamentos de abonos do Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação (Fundeb).O projeto foi enviado aos deputados
estaduais cearenses na mesma semana em que foi estipulado, no âmbito nacional,
o índice de reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional para os
Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN), de 33,24%.
Assim, o projeto para assessores financeiros e secretários escolares antecedeu
o anúncio do reajuste dos professores, feito ontem pelo governador Camilo
Santana, e que será de 33,34%.
Com
informações portal O Povo Online
Assembeia aprova gratificação de 33% para secretários escolares e assessores financeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.