Páginas

28 de janeiro de 2022

Prefeito de Fortaleza é o primeiro a anunciar reajuste de 33,24% aos professores

 

José Sarto anunciou enviará projeto de lei à Câmara na próxima semana (Foto: Reprodução/Instagram)

Os professores de Fortaleza terão reajuste salarial de 33,24%, de acordo com o reajuste anunciado pelo Governo Federal. O prefeito José Sarto (PDT) informou ontem (27/01) que, conforme a determinação da lei federal, o índice será aplicado na Capital cearense.

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) já havia aprovado no fim de 2021 o aumento de 11% para a categoria. Para chegar ao reajuste definido no novo piso, será concedido aumento extra de 22,24%.

Sarto anunciou nessa quinta-feira que será enviado projeto de lei à CMFor na próxima semana. Após aprovado, segundo o prefeito, o índice extra de 22,24% será aplicado na folha de março, retroativo a janeiro.

De acordo com Sarto, o impacto do reajuste é de R$ 421 milhões ao ano. "O que demonstra a saúde fiscal do Município e também reforça nosso compromisso com a política de valorização profissional, um gesto de reconhecimento aos nossos professores e professoras", disse Sarto, nas redes sociais.

O anúncio de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou o reajuste de 33,24%, conforme a Lei do Piso do Magistério (11.739/2008), teve impacto imediato na mobilização da categoria em Fortaleza. Profissionais da educação da rede municipal já tinham assembleia marcada para esta sexta-feira, 28, para deliberar sobre uma eventual greve da categoria.

O piso não é a única reivindicação. É cobrado também o rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb).

O valor do novo piso deverá ser pago por estados e municípios, que deverão aprovar leis específicas para conceder o benefício. Segundo o Governo Federal, mais de 1,7 milhão de professores de estados e municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas, serão beneficiados.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Prefeitos: reajuste a professores é uma 'bomba' e impacto pode ser de R$ 35 bi

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.