Camilo, Izolda e os novos gestores estaduais (Foto: reprodução/Twitter) |
Outra característica importante da composição foi o papel desempenhado pela vice-governadora Izolda Cela (PDT). Ela está na foto com Camilo e a nova equipe. Em dezembro, o governador havia falado ao O POVO que ela já teria participação ativa nessas mudanças. Camilo projeta ele mesmo sair em abril, para ser candidato a senador. A se confirmar essa perspectiva, Izolda assume o Governo do Estado. Por isso, a montagem da equipe passa por ela.
A troca dos secretários que serão candidatas, pela lei, só precisava ocorrer em 2 de abril, seis meses antes do primeiro turno das eleições. Porém, Camilo decidiu antecipar a saída de quem será candidato para a virada do ano. O argumento do governador foi evitar que haja descontinuidade, com os novos secretários entrando com oito meses de mandato pela frente e a quatro meses do início da campanha eleitoral. Situação ainda mais complexa com a perspectiva de haver não apenas novos secretários, mas também uma nova governadora.
Na perspectiva de manter as coisas caminhando, os escolhidos são profundos conhecedores da máquina e próximos dos antecessores. Não haverá surpresas ou necessidade de adaptação. Zezinho Albuquerque (PDT), que deverá concorrer à reeleição como deputado estadual, foi 3º secretário e 2º secretário da mesa diretora da Assembleia na época em que Marcos Cals era presidente. Nos últimos anos, Cals era secretário executivo de Zezinho.
No Desenvolvimento Agrário, Diassis Diniz deu lugar a Ana Teresa Barbosa de Carvalho, filiada também ao PT. Ela foi a única dos escolhidos que não era secretária executiva da pasta, mas presidente do Instituto Agropolos, organização social parceira da secretaria e de outras pastas do governo.
Na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), assume Carlos Décimo, que foi assessor e chefe de gabinete do antecessor, Inácio Arruda (PCdoB) na Câmara dos Deputados e no Senado.
A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) estava acostumada a funcionar sem o titular, Mauro Filho (PDT), que se afastou várias vezes para assumir mandato de deputado federal. O secretário executivo Ronaldo Borges foi um dos que já exerceram a titularidade nesse período.
Fora do primeiro escalão, outra mudança que também ocorreu no governo por motivo eleitoral foi a saída de Lia Ferreira Gomes da secretaria executiva da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, dentro da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Lia é irmã de Ciro e Cid Gomes (PDT). Não foi ainda informado quem a substituirá.
Dos nomes da linha de frente do governo, uma deverá ser candidata, mas não precisou sair. Janaína Farias, assessora especial do governador, é cotada como candidata a deputada federal pelo PT. Contudo, como não é ordenadora de despesa, diferentemente dos demais, ele fica no cargo até abril.
Diassis Diniz, que deixou a SDA, deverá concorrer a deputado estadual, assim como Lia. Inácio dizia não ter intenção de ser candidato, mas deixou a decisão com o partido. É cotado para concorrer a deputado federal. Zezinho tende a concorrer a deputado estadual, mas reconheceu ao O POVO que gostaria de ser lembrado para o Governo do Estado. Mauro Filho é postulante a candidatura a governador pelo PDT. Se preterido, deve ir novamente a deputado federal.
Novos
secretários de Camilo Santana
Marcos Cals - Secretaria das Cidades: Vem de longa linhagem política, filho do ex-governador, ex-senador e ex-ministro César Cals. Exerceu seis mandatos na Assembleia Legislativa e foi duas vezes presidente, de 2003 a 2007. No primeiro governo Cid Gomes, foi secretário da Justiça e Cidadania. Em 2010, candidatou-se a governador do Ceará pelo PSDB e teve 775.852 votos, equivalente a 19% dos votos válidos. Concorreu a prefeito de Fortaleza em 1988 e 2012. Foi ainda superintendente do Incra. Era secretário executivo das Cidades.
Ana Teresa Barbosa de Carvalho - Secretaria do Desenvolvimento Agrário: Natural de Russas, foi eleita prefeita de Jaguaruana nas eleições de 2012, derrotando o então prefeito Bebeto Delfino. Em 2016, teve 48% dos votos e não se reelegeu. Em 2017, assumiu a presidência do Instituto Agropolos, cargo que exercia até agora.
Ronaldo Borges - Secretaria do Planejamento e Gestão: Graduado em Agronomia, mestre em Irrigação e Drenagem, especialista em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes. Trabalhou na elaboração e acompanhamento de projetos técnicos, econômicos e financeiros com o Banco do Nordeste, foi assessor na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), secretário executivo e coordenador administrativo-financeiro na Secretaria das Cidades e secretário executivo na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Era até então secretário executivo da Seplag.
Carlos Décimo - Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior: Engenheiro de Pesca, Carlos Décimo de Souza atuava como secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece. Foi assessor e chefe de gabinete de Inácio na Câmara dos Deputados e no Senado, e assessor de Chico Lopes como deputado federal.
Com
informações portal O Povo Online
Leia também:
Camilo troca secretários, mas não mexe no time
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.