Páginas

16 de novembro de 2021

Em Dubai Bolsonaro mente, mais uma vez, sobre desmatamento no Brasil

 

Falando a investidores disse que Floresta Amazônica "está exatamente igual quando foi descoberta no ano de 1500" (Foto: Alan Santos)

Em evento realizado ontem (15/11) em Dubai o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a rebater as críticas ao desmatamento no Brasil. Bolsonaro disse ao público presente que um passeio pela Amazônia é algo fantástico. "Até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo". A declaração aconteceu na abertura do Fórum Invest in Brazil, em Dubai.

De acordo com Bolsonaro, os ataques que o Brasil sofre quando se fala em Amazônia não são justos. O presidente disse aos investidores que mais de 90% da área estão preservados. "Está exatamente igual quando foi descoberta no ano de 1500", afirmou.

Vale lembrar que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou há poucos dias que o desmatamento na Amazônia avançou 5% em outubro. Ao todo, foram 877km² de devastação da floresta na Amazônia, um aumento de 5% em relação a outubro de 2020 e o maior índice no mês em toda a série histórica do Deter, sistema de alertas do Inpe, iniciado em 2016.

Bolsonaro cumpre agenda no Emirados Árabes. A viagem do chefe do Executivo é uma tentativa de atrair investidores para o Brasil. Ainda ontem o presidente Bolsonaro se encontrou com o Mohamed bin Zayed, príncipe herdeiro do sheik Zayed ben Sultan Al-Nahyan, considerado o fundador dos Emirados Árabes.

A reunião ocorreu em Abu Dhabi, capital do país emiradense foi alvo de críticas. Jornalista da Globo e comentarista político da emissora, Guga Chacra afirmou que Mohamed bin Zayed é um ditador e comparou o governo emiradense a outros países, como Cuba e Venezuela, na América Latina.

"Vale lembrar que Mohammed bin Zayed é ditador dos Emirados Árabes. Nunca foi eleito para nada. Ditadura está em patamar similar a Cuba e Venezuela no ranking da Economist Democracy Index. Cristãos e mulheres sofrem restrições nos Emirados. Bolsonaro se considera amigo do ditador", afirmou, no Twitter, ao comentar uma publicação de Eduardo Bolsonaro.

O encontro de Bolsonaro com "MBZ", como também é conhecido, faz parte da viagem presidencial ao Oriente Médio. A comitiva brasileira está nos Emirados Árabes desde o último sábado (13). Nesse domingo (14), a delegação esteve na Expo 2020, em Dubai.

A equipe fica no país emiradense até esta terça (16), quando parte para o Bahrein. Depois, na quarta (17), a comitiva brasileira vai ao Catar. A delegação fica no país até quinta-feira (18), quando deixa a Ásia e retorna ao Brasil após esses dias no Oriente Médio.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

'Estamos abrindo escritório de turismo em Dubai', diz Bolsonaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.