Mauro Ribeiro na chegada da 9ª etapa do Tour de France em 1991 (Foto: Divulgação/TDF) |
A vitória do ciclista brasileiro Mauro Ribeiro no Tour de France, maior evento da modalidade, completa 30 anos hoje (14/07). Em 1991, durante a 9ª etapa do evento de 160 quilômetros, Mauro Ribeiro venceu o percurso entre Alençon e Rennes. À época, o brasileiro competia pela RMO, equipe profissional da própria França.
“É gratificante fazer uma carreira sabendo que o Tour de France é o monumento esportivo, ao lado das Olimpíadas e Copa do Mundo. É, realmente, para quem faz ciclismo o máximo, como experiência e como satisfação de conquistar e participar o Tour de France”, escreveu Mauro Ribeiro.
Nas imagens da prova de 1991, é possível notar que Mauro Ribeiro buscou todas as forças para cruzar a linha de chegada em Rennes após ataque final dos adversários. O ciclista, que estava com a prova dominada após a fuga, quase foi pego faltando poucos metros da chegada, mas 14 de julho era o seu dia.
“Foi uma experiência muito bacana, nessa carreira de quase 20 anos em cima de uma bicicleta”, destacou Mauro, que hoje tem 56 anos.
Para a edição 2021, o ex-ciclista explica que todos os detalhes são importantes para fazer um Tour de France de alto nível e vencer etapas.
”Hoje o ciclismo está muito dinâmico, o que na minha época era mais no feeling. A essência ainda é pedalar. São 21 dias, então cada três ou quatro minutos que pode estar se recuperando ou descansando, ficando o máximo possível em descanso. A gente percebe na história do Tour de France que os ciclistas que largam, apenas 10% chegam com chance de vencer. A ideia é estar nessa meta para vencer uma etapa”.
O ex-ciclista profissional, que também já treinou a Seleção Brasileira em Olimpíadas, não deixou a experiência no Tour de France parar em sua conquista.
No Brasil, Mauro Ribeiro já pedalou no L’Étape Brasil que, em 2021, terá duas etapas. A primeira delas será em Campos de Jordão (SP) nos dias 24 e 26 de setembro, já a segunda na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 19 e 21 de novembro.
”O L’Étape traduz justamente essa experiência e sensação de estar envolvido com um dos maiores eventos ciclísticos do mundo. Está sendo um sucesso. Tive a possibilidade de pedalar no evento. É muito bacana, traduz uma confraternização muito legal”, completou.
Com
informações do Portal Paraná
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.