O Cariri vai avança na flexibilização das atividades na próxima semana (Foto: Anchieta Santana) |
O Cariri vai entrar, a partir de segunda-feira (28/06) nas mesmas regras de retomada econômica aplicadas nas demais regiões do Ceará, conforme anúncio feito pelo Governo do Estado ontem (25/06). O avanço foi permitido por causa da queda nos índices de Covid-19, como a taxa de positividade, a taxa de transmissão da Covid-19 e o número de internações em decorrência da doença.
Os dados que comprovam a queda dos índices foram apresentados pelo secretário da Saúde, Dr. Cabeto, que semanalmente faz uma apresentação dos números ligados à pandemia. Na ocasião, o líder da pasta apontou que a positividade dos exames para Covid-19 no Cariri caiu em torno de 20%.
Além disso, a taxa de transmissão (Rt) do vírus, analisada entre o período que vai do dia 25/05 ao 14/06, aparece em 0,87. Esse mesmo número estava em 0,92 no balanço divulgado pelo secretário há duas semanas, com base em dados colhidos entre os dia 12/05 à 01/06.
O índice de transmissão mede a circulação do coronavírus e tem sido utilizado pelo Comitê de Saúde da Unidade Federativa para tomar decisões acerca do avanço do decreto estadual. Quando a taxa fica abaixo de 1, como visto no Cariri, especialistas consideram um sinal de que a pandemia está se estabilizando.
A macrorregião era a única do Ceará que ainda seguia sob modelo mais restritivo de isolamento social, porque apresentava aumento no número de casos de infecções da doença e de mortes em decorrência dela. Os índices crescentes preocupavam Governo, que restringiu as atividades na região.
Dados divulgados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), mostram que o Cariri soma 22.352 óbitos pela doença e registra taxa de letalidade de 2.55%. Os índices foram levantados com base em informações colhidas até às 10h51min desta sexta.
A média geral de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) no Cariri, até às 15h02min desta sexta-feira, 25, era de 88,34%, com a ala destinada para tratamento de adultos registrando ocupação de 88.24%. Esses índices também tiveram uma queda, visto que a porcentagem era quase sempre registrada acima de 90%.
Por exemplo, no dia 8 deste mês a média de ocupação de equipamentos desses porte na região, voltados para atendimentos mais graves da doença, era de 95,95%. No mesmo período, a UTI adulto estava ocupada em 98,55%. Na época, a macrorregião vivia um momento crítico devido à segunda onda da doença.
A região tem ainda 22 pessoas aguardando na fila de espera por leitos específicos de tratamento a Covid-19, sendo quatro para UTI e 18 para enfermarias. No último dia 8, havia 75 pacientes na fila, 40 aguardando por uma vaga em UTI e 35 por uma vaga em enfermaria.
Com
informações portal O Povo Online
Leia também:
Aulas presenciais no ensino superior são liberadas a partir da próxima 2ª feira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.