Páginas

29 de maio de 2021

Decreto do governador não trará avanço em flexibilização no Ceará

Sem entrar em detalhes Camilo anunciou que fará alguns ajustes que foram demandados por alguns setores (Foto: Reprodução/Facebook)

governador Camilo Santana (PT) anunciou ontem (28/05), em suas redes sociais, que a macrorregião de Fortaleza (assim como a de Sobral) não terá avanço no processo de flexibilização das atividades econômicas. O decreto com o detalhamento das medidas será publicado hoje. Na transmissão ao vivo, contudo, o gestor estadual citou ‘ajustes’ que serão feitos a pedido de alguns segmentos econômicos.

Na tarde de ontem, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia realizou reunião para analisar os cenários e discutir as medidas. Houve mudança apenas nas regiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe. Elas avançam na flexibilização e ficam na situação em que já estavam Fortaleza e Sobral. Em situação mais grave, o Cariri não terá mudança e segue com as mesmas restrições.

"As mudanças que ocorrerão nesse decreto são alguns ajustes que foram demandados por alguns setores e todos estarão apresentados no decreto neste sábado, 29", disse o governador, sem entrar em detalhes.

O jornal O POVO apurou com representantes de segmentos econômicos do Ceará quais as principais reivindicações ou negociações que estavam sendo feitas ao poder Executivo estadual.

O setor de alimentação fora do lar, por exemplo, pedia a extensão do horário de funcionamento até às 23h. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), Taiene Righetto, “atualmente temos cerca de 60% do setor em operação, se formos autorizados a funcionar até as 23h, podemos facilmente chegar aos 80%, que é um patamar muito mais significativo”, acrescenta.

Já o setor hoteleiro negociava a possibilidade de usar espaços para reuniões empresariais e micro eventos com até 20 pessoas. Conforme o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros, “é algo que queremos, temos essa demanda, mas sabemos que depende da estabilização e queda da Covid-19, então estamos aguardando a decisão do governo do Estado”.

As academias e empresas de condicionamento físico reivindicavam o reconhecimento como atividade essencial. Para a diretora do Sindicato das Empresas de Condicionamento Físico do Estado do Ceará (Sindifit-CE), Sasha Reeves, “o Comitê deu uma esfriada diante de nossos pedidos, mas além do funcionamento pleno, o principal que nós queremos é sermos reconhecidos como locais seguros”, argumenta.

Por sua vez, representantes das barracas de praias afirmaram não ter expectativa de novos avanços para a próxima semana. De acordo com Fátima Queiroz, presidente da Associação de Empresários da Praia do Futuro (AEPFuturo), “com a lentidão da pandemia em que vivemos, as barracas de praia já não sentem otimismo em datas como o Dia dos Namorados e as férias de julho que vêm se aproximando”.

Já representantes do comércio pediam a reabertura dos cinemas. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Assis Cavalcante, por outro lado, disse que “na reunião de ontem (quinta-feira) com representantes do governo do Estado, a CDL pediu abertura dos cinemas com 50%”.

Na região com atividades mais restritas, o Cariri, a presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte, Zenilda de Sena, disse que "o comércio deveria ter horário estendido para permitir conciliar as preocupações com a pandemia e a economia".

Ela disse, ainda, "que mesmo nos horários em que estamos autorizados a funcionar a movimentação e as vendas estão muito fracas". Com o não avanço de fase, o comércio de rua no Cariri continua permitido apenas de 10h às 16h, em dias úteis e de 10h às 15, nos fins de semana.

O segundo decreto de isolamento rígido desde o início da pandemia foi adotado em Fortaleza no dia 5 de março e estendido a todo o Ceará, oito dias depois. Já o início do processo de reabertura começou no dia 12 de abril, com a melhoria nos indicadores de saúde.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Ceará começa a imunizar população geral em julho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.