O secretário de Saúde, Dr. Cabeto não confirma se os municípios serão contemplados com a próxima remessa de vacinas que deve chegar no Ceará (Foto: Reprodução/Facebook) |
Logo após a decisão, oficializada na última quinta-feira (01/04), alguns municípios se manifestaram sobre o caso. Nas redes sociais, o Governo Municipal de Altaneira, por exemplo, argumentou que não cumpriu a meta em virtude de desconhecer comunidade remanescente de quilombolas no Município, mas que “vacinou mais de 95% da população em todos os grupos prioritários”.
A nota diz ainda que “a Secretaria de Saúde entrou em contato com o Estado via e-mail e solicitou documentos de mapeamento e lista nominal dos membros desta comunidade remanescente que se caracteriza QUILOMBOLA”.
Em nota, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE) avaliou a retenção dos imunizantes como "uma ação arbitrária", visto que a meta informada pela Sesa não foi pactuada com os municípios, nem mesmo a penalização diante do seu descumprimento.
No documento, a instituição defende que problemas nos servidores e falta de revisão da situação do quantitativo de pessoas em cada município são fatores que podem retardar o envio de informações.
Em resposta, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que a meta estipulada não se trata de meta populacional, e sim do desempenho e velocidade em relação à entrega e à aplicação.
O órgão informa que os dados nominais e individualizados devem ser obrigatoriamente registrados no novo SIPNI - módulo Covid-19 (para estabelecimentos com Internet). Em casos de falta de acesso à internet, a pasta alega disponibilizar o eSUS - Coleta de Dados Simplificada (CDS).
Segundo a assessoria de imprensa da Sesa, com muitos dos municípios da lista já ultrapassando a meta de 85% na última sexta, a expectativa é que várias cidades com as doses retidas já cumpram o estipulado hoje, com a divulgação do próximo Vacinômetro.
Contudo, ainda não há confirmação se as localidades serão contempladas com a próxima remessa de vacinas que deve chegar no Ceará.
Com informações Jornal O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.